turismo de experiências

Quem começou o ano ansioso para carimbar o passaporte, pode começar a escolher os seus destinos. Com o início da vacinação na Europa, as agências de viagens começaram a divulgar os seus pacotes e recomeça a concorrência para atrair novos turistas e resgatar a confiança dos clientes tradicionais. A novidade, neste contexto profundamente alterado pela pandemia, é o turismo de experiências que parece estar a ganhar destaque entre as estratégias de retoma.

Turismo de experiências representa uma “viagem” do convencional para o autentico

Passado o ano do temor causado pela pandemia da Covid-19, 2021 apresenta-se como o ano da esperança. Por isso, apostar em estratégias focadas no lado emocional dos viajantes pode ser a chave do sucesso.

O turismo de experiências é uma modalidade que se centra na singularidade dos pontos turísticos, transformando o óbvio em único. A ideia passa por negligenciar um pouco os cartões de visita e colocar o foco na riqueza de emoções, proporcionadas que pelo lado mais genuíno das coisas, lugares e povos. Não se trata apenas de seguir o mapa, mas encontrar tesouros em todas as paradas.

E para que se entenda melhor este conceito de turismo, o melhor será mesmo apresentar algumas sugestões.

Leia também: Outstanding Portugal: para escapadinhas surpreendentes…

Experiência de Reis e Rainhas

Entre as opções para quem quer conhecer melhor Portugal, a agência de viagens Integral Woman sugere momentos repletos de surpresas que farão os turistas sentir na pele as vivências medievais. A experiência passa por visitar o Castelo de Santa Maria da Feira, umlocal está ligado a batalhas épicas e considerado o berço da independência de Portugal. A experiência prevê um banquete, servido à maneira medieval, onde todos, trajados com roupas típicas da época, provam as delícias da região. “Um momento assim remete-nos à época instantaneamente e forma imersiva. É uma experiência emocionante, que as pessoas não esperam, mas a partir dela materializam o imaginário associado ao tempo dos reis e das rainhas”, diz a empresária Tânia Trevisan. Além disso, “o Castelo é palco de um dos espaços mais emblemáticos e simbólicos da história portuguesa, onde ainda habitam muitas memórias”, ressalta.

Nadar num oásis pode ser a realização de um sonho, simplificado pelo turismo de experiências

Ainda com data a confirmar, a viagem pelo deserto de Omã é a grande novidade deste ano. A experiência mais inusitada entre todos os destinos propõe aos turistas um leque de experiências grandiosas, num local seco e muito quente. Ainda assim, Tânia garante que a experiência foi pensada “para refrescar a mente. As paisagens são de tirar o fôlego e o contato com a cultura local é muito forte”.

Leia também: Um roteiro sobre o que visitar na Tailândia, para quem viaja de mochila às costas

Este país da Península Arábica hospeda porções generosas de belezas naturais. As suas formações rochosas formam paisagens exóticas e, num contraste perfeito com as montanhas, surgem os ambientes urbanos não é diferente. Ao contrário de outros países árabes, em Omã é a ausência de arranha-céus que traz harmonização às cidades, dando destaque às cúpulas das mesquitas.
As viagens ao país também oferecem algo inusitado – passar uma noite no deserto, em acampamentos preparados para se vivenciar integralmente a cultura local. “Uma curiosidade sobre o acampamento é a casa de banho sem teto, pois não chove no deserto”, conta Tânia, que aponta esta viagem com uma opção de excelência para quem procura turismo de experiências com uma vertente cultural predominante.

Degustação espiritual

Para aqueles que procuram experiências mais silenciosas, a degustação de Santiago de Compostela é um prato cheio para a espiritualidade. Como parte desta viagem, a Integral Woman guia os turistas por uma parte do Caminho de Santiago Português, desconhecido de muitos, que termina em Santiago de Compostela.

Tânia lembra que não existe um caminho oficial para Santiago de Compostela. “O Caminho Francês é o mais famoso e também o mais procurado principalmente pelos brasileiros devido ao famoso livro de Paulo Coelho. Mas, gostamos também de mostrar este outro olhar do caminho Português, tão bonito quanto o famoso Caminho Francês”, explica.

A saída é de Portugal, com transporte via van, até o último trecho do caminho Português para Santiago de Compostela – o Monte do Gozo, que fica a pouco mais de 5 quilómetros do destino final, na Espanha.

O Monte do Gozo é reconhecido pelos peregrinos como um lugar de imenso valor emocional e espiritual. É nesta colina de 380 metros que se pode contemplar as torres da Catedral de Santiago de Compostela pela primeira vez. É muito emocionante chegar a este ponto do passeio e vivenciar o caminho de São Tiago que deu origem a toda peregrinação local”, conclui Tânia.

Leia também: Troca de casa para férias: BeLocal Exchange introduz um conceito para reforçar o turismo

Outras opções de turismo de experiências

Para quem procura outras soluções, existem dezenas de opções que exploram países como Israel, a Eslovénia e a Croácia. Todas com roteiros e programações especiais, que unem história, cultura e transcendência pessoal/espiritual. É possível conhecer todos os programas em integralwoman.com.br. A agência Integral Woman é parte de um projeto focado no público feminino, com eventos centrados em valores como prosperidade, atitude, inspiração e expansão.

Para mais informações:

Lígia Gabrielli – [email protected]