A otimização para motores de busca (SEO), de que o Google é o melhor exemplo, consiste na aplicação de um vasto conjunto de técnicas, com um propósito bem definido. Visam melhorar o posicionamento e potenciar a relevância de determinado site, página ou publicação, nos resultados de pesquisas por determinadas keywords (palavras-chave).

O SEO é uma técnica que visa promover um encontro, pode-se-ia dizer um “match” perfeito, entre a intenção de pesquisa do utilizador e o conteúdo disponibilizado. Para que isso aconteça é necessária a intermediação dos motores de busca, que fazem coincidir a pesquisa com o nosso conteúdo, se e quando o consideram adequado ou a resposta certa à pesquisa. Este fator torna fundamental, não apenas a disponibilização de conteúdo relevante, adequado e de qualidade, que sirva o utilizador mas, também, uma adequação do nossos conteúdo aos critérios e à linguagem dos motores de busca. 

Independentemente da área de atuação, do segmento ou do público-alvo, a grande motivação que subjaz à implementação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optmization, otimização para motores de busca) é a geração ou o aumento do tráfego orgânico, para o nosso site ou para o site do nosso cliente.

Um plano bem pensado e aplicado com sucesso poderá significar um retorno facilmente mensurável, como é próprio do mundo digital. Seja para promover o aumento de notoriedade de uma marca, ou aumentar nas vendas numa loja ecommerce, o SEO permite uma aproximação efetiva ao nosso público, criar uma relação com um potencial enorme de gerar receita.

É um dado adquirido que, a cada dia que passa,  a concorrência online e a disputa pelos Seo primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google se tornam cada vez mais desafiantes e exigentes. Esta corrida – pela visibilidade e relevância –  prende-se, antes de mais, com o facto de que aparecer na segunda página de resultados, para uma determinada pesquisa,  pouco ou nada acresce a um dado negócio ou projeto. É como se não existíssemos, são raras as pessoas que chegam à segunda página quando pesquisam e procuram algo. Não é assim consigo? Pelo contrário, a diferença entre ser o primeiro ou o segundo resultado de uma primeira página, para uma keyword relevante, pode significar um impacto considerável na notoriedade de uma marca e nas suas oportunidades de negócio.

Por isso mesmo, e porque o Google se converteu – como nunca – na porta de entrada principal de qualquer empresa ou ideia online, torna-se condição obrigatória pensar os conteúdos para além da sua estética e qualidade redatorial, emprestando-lhes as mais valias próprias da otimização para motores de busca, que ajudem o algoritmo do motor de busca a interpretar o nosso conteúdo e a sua adequação à intenção de pesquisa.

Mas não nos podemos ficar por aqui. A otimização para motores de busca exige que façamos um esforço de actualização constante do nosso conteúdo. Que, para além disso, estejamos atentos às alterações recorrentes que o Google promove no seu algoritmo e nos seus critérios de posicionamento. Todos os anos acontecem centenas de updates. É crucial procurar perceber  que alterações cada update implementa.

Estar atento ao que se discute em páginas e grupos de SEO e analisar os dados do nosso site, quando é implementada uma atualização significativa, permite aferir o impacto que o update teve no nosso volume de tráfego. Ajuda-nos a perceber se temos necessidade, ou não, de implementar medidas corretivas. Por outro lado, verificar uma evolução positiva, decorrente de uma atualização, poderá apontar no sentido do reforço de uma estratégia que é premiada, em termos de volume de tráfego, quando atualização do algoritmo tem lugar.

otimização para motores de busca

O que é SEO, a otimização para motores de busca?

Em traços gerais, este processo, comummente referido como SEO (Search Engine Optimization), significa a adequação do conteúdo (textos e imagens) aos critérios efatores que o algoritmo do Google usa para a determinação da relevância da informação para o utilizador. Este escrutínio, a que o motor de busca submete qualquer peça indexada, assim como ao contexto on-page e off-page que o envolve, definirá, no final de contas, a respetiva classificação nos resultados de pesquisa.

O desempenho de um conteúdo, que passa pelo crivo de mais de duzentos fatores de avaliação, separados em duas grandes áreas, é o resultado de um processo relativamente complexo.  São contemplados aspetos intrínsecos, on-page, e aspetos extrinsecos, off-page.

A otimização para motores de busca on-page

A otimização para motores de busca on-page, fortemente associada à redação e adaptação de conteúdos para o meio digital, é muito mais que isso. Contempla diversos processos e fatores, entre os quais se destacam:

  • A pesquisa e a definição de uma keyword;otimização para motores de busca
  • A disponibilização de informação relevante e original, em quantidade e  qualidade;
  • A disposição do conteúdo com uma arquitetura e hierarquia adequadas;
  • A otimização das meta tags, que englobam o meta title e a meta description, que remetem para o conteúdo da peça e constituem aquilo que é apresentado nos resultados das pesquisas;
  • O Url que deverá ser user friendly e conter a keyword;
  • Keyword density e a frequência com que é referida proporcionalmente ao volume global do conteúdo;
  • A velocidade de carregamento do site ou da página;
  • A navegabilidade, a rede de links internos e a taxa de rejeição;
  • A otimização de imagens e respetivo Alt Text.

Tudo isto deve ter como pedra basilar a criação de conteúdo de qualidade, relevante e único. Para tal, especialmente no que toca à singularidade do nosso conteúdo, devemos recorrer a ferramentas de verificação de plágio, como o plagiarisma, o “plagiarism checker” da Small Seo Tools ou, quando escrevemos em inglês, à mais versátil das ferramentas para redação, o Grammarly. Para além da correção gramatical e ortográfica, otimização de tom e de estilo, esta ferramenta possuí um verificador de plágio. É instalada como extensão do browser e conta com uma versão gratuita e versão premium.

O que é o SEO Off-page?

Por outro lado, o contexto off-page diz respeito ao que acontece fora do site enquanto organismo autónomo e independente. Refere-se à sua envolvência, ao que, no eco-sistema digital, no seu exterior, refere e aponta “caminhos” para si, para as suas páginas, artigos ou produtos. Estas referências externas, que constituem indicadores de relevância e autoridade podem ter várias origens:

  • Links externos, ou Backlinks, são referências com ligações realizadas a partir de outros sites que apontam para os urls do nosso. Dentro deste tipo de ligações, podemos distinguir duas formas. Os backlinks nofollow, que não têm influência direta sobre a performance em SERP (posicionamento nos resultados de pesquisas). E, pelo contrário, os backlinks follow que, dependendo da autoridade do domínio e da página que referência e remete para o nosso site, podem ter um forte impacto na nossa estratégia de SEO.
  • Partilhas e publicações com referências e links em redes sociais. Não existe consenso quanto ao impacto direto que possuem no posicionamento de um site. No entanto, é inegável que geram tráfego, um dos fatores de ponderação considerados pelo algoritmo do Google. Devem ser considerados com uma forma eficaz, ainda que indireta, de SEO off-page.
  • Ligações a partir de fóruns, guest posts, etc..

Os fatores, seja eles off ou on-page, são apenas parte daquilo que é tido em conta pelo motor de busca, na definição do posicionamento de resultados. Na realidade são centenas de critérios que entram na equação, que se mantêm em constante atualização e que não são do domínio público.

PARA POTENCIAR O ALCANCE DO SEU PRESS RELEASE “BASTA” SEGUIR ALGUMAS REGRAS DE OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO

A nossa motivação neste artigo, mais do que postular sobre uma realidade em constante mutação, é sensibilizar para a importância que a otimização de conteúdos para motores busca pode ter. Elencar algumas dicas que, apesar de serem de implementação simples, podem ter impacto nos resultados. Assim, seja ao desenvolver conteúdo para o nosso site, seja ao produzir um press release para submeter no Press Point, devemos ter em consideração as seguintes orientações e passos:

  • Encontrar e definir uma keyword (uma palavra ou conjunto de palavras relevantes para o conteúdo, que correspondam a pesquisas efetivamente realizadas pelos utilizadores no motor de busca);
  • Definir um título apelativo que inclua a palavra-chave;
  • Colocar a keyword no primeiro parágrafo do seu texto;
  • A keyword deverá representar uma densidade de 1% no contexto geral do artigo, sensivelmente;
  • A palavra-chave deverá constar em pelo menos um subtítulo.

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Os updates do algoritmo podem alterar o pressupostos básicos da otimização para motores de busca

Como referimos anteriormente, anualmente têm lugar centenas de updates, com maior ou menor impacto, positivo ou negativo, na performance dos nossos sites. O Google procura, constantemente e de forma impiedosa, melhorar a relação, ou “match”, entre a intenção do utilizador e as respostas ou resultados disponibilizados em SERP (página de resultados).

Esta política de melhoria continua do Google, que se centra na experiência do utilizador, promove uma reavaliação recorrente da otimização para motores de busca de cada site. É verdade que nem todos os updates têm impacto direto no nosso volume de tráfego. Alguns são ligeiros, uns incidem sobre links outros sobre aspetos técnicos. Mas alguns são revolucionários, de fundo, e podem significar grandes ganhos ou grandes perdas. Neste sentido recomendamos:

  • Evitar estratégiasblack hat“, de curto prazo que contornam, através de estratagemas, as directrizes de qualidade e relevância postuladas pelo Google. Esta costumam dar-se mal com updates e podem comprometer um projeto de SEO.
  • Centrar toda a nossa estratégia numa aposta em conteúdo de qualidade, realmente relevante para a nossa audiência. Conteúdo que, por si só e pelo seu valor, tenha capacidade para responder à necessidade do utilizador e potencial para gerar links externos de forma natural.

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Bert, um update revolucionário e o mais importante dos últimos 5 anos

Esta atualização, que tem vindo a ser anunciada e discutida com alguma recorrência, preve-se que venha a afetar 10% das pesquisas. Mas, na verdade, o seu impacto é difícil de antecipar, dado o seu caráter revolucionário.

Visando uma melhor compreensão da intenção do utilizador, o Bert é um processador de linguagem natural que visa, através do contexto, um melhor entendimento de pesquisas mais complexas.

Para já, e estando a sua implementação a decorrer, não é possível antecipar a magnitude do seu impacto com a precisão desejável. Mas, especialistas e publicações especializadas, apontam no sentido de que esta atualização virá, ante de qualquer outra coisa, privilegiar conteúdo de qualidade e bem redigido, em detrimento de conteúdo com uma redação menos cuidada. Isto significará, em termos otimização para motores de busca on-page, que a criação de conteúdo de qualidade voltará a sair premiada, como é apanágio do Google.

Updates de Junho de 2021: da velocidade à experiência do utilizador, passando pelo spam

O Google anúnciou os updates implementados em junho com grande antecedência e, de forma relativamente invulgar, antecipou também algumas das mudanças que estes viriam a implicar do ponto de vista dos fatores de ranqueamento no resultados dos motores de busca. Neste mês e julho, muito agitados, que incluiram ainda pelo menos dois “spam updates”, a consideração das performance dos sites relativamente à velocidade e da experiência do utilizador ou user page experience são as duas grandes notas de destaque. 

No que diz respeito à velocidade, os web core vitals (métricas essenciais da web) passaram, de forma definitiva e inequívoca, a fazer parte da otimização para motores busca. Tratam-se dos indicadores de performance de velocidade que o Google considera na avaliação que faz dos sites, através do Google Chrome (e não do Googlebot). Os web core vitals do nosso site, cujo estado podemos verificar no Google Search Console ou através do Google Page Speed Insights, são:

  • Largest Contentful Paint: Mede a ve
  • First Input Delay
  • Cumulative Layout Shift

O Google definiu limítes temporais máximos, que não devem ser devem ser atingidos se não quisermos ver os nossos sites penalizados em detrimento de outros sites mais rápidos. O Largest Content Paint – LCP, que mede a velocidade que uma página demora a carregar o conteúdo principal, não deve superar os 2,5 segundos. O First Input Delay – FID, que mede o tempo a página demora até estar interativa, deve, idealmente, estar abaixo dos 100 milissegundos. O Cumulative Layout Shift – CLS, que mede quanto tempo a página demora até à última alteração do layout, não deve superar o 0.1. O Google disponibiliza informação extensa e compreensiva que pode e deve ser consultada.

Relativamente ao page experience update, veio introduzir ou reforçar o peso de fatores como, os web core vitals, sendo a velocidade indissociável da page experience, a usabilidade em dispositivos móveis, questões de segurança, utilização de https e a política de ads ou popups, que não devem criar momentos de distração ou sobreposição prejudiciais à experiência do utilizador.

De qualquer forma, apesar das novidades mais recentes, importa notar e reforçar que a otimização para motores de busca não passou, desde junho último, a resumir-se a estes fatores. Este somam-se a muitos outros, uns com maior e outros com menor peso, que determinam o nosso posicionamento em SERP.

Local SEO, o que é e qual a sua importância em pequenos locais?

Quando pesquisamos por um negócio local o Google apresenta, geralmente, um pequeno mapa seguido de três resultados, com a respetiva morada e avaliação. Estes resultados são otimização para motores de buscaaqueles que têm maior probabilidade de conseguir um clique e, para aqueles possuem negócios locais, é uma excelente oportunidade de gerar tráfego orgânico, extremamente valioso.

O que aqui se verifica, como em qualquer resultado orgânico apresentado pelo Google, é uma tentativa de apresentar o resultado mais adequado e mais credível ao utilizador. Mais uma vez, como é seu apanágio, o algoritmo procura o “match” perfeito.

Então como podemos garantir o nosso lugar entre as três opções que o Google apresenta?

  • Devemos ser coerentes quanto à informação sobre o negócio, em todos os canais digitais. Seja em que plataforma for, no nosso site, num directório ou numa rede social, a morada do nosso negócio deve apresentar-se exatamente da mesma forma.
  • Devemos reclamar e verificar o nosso negócio no Google My Business. Para que o consigamos a nossa morada terá de ser verificada pelo Google, que assim garante que se trata de um negócio real. A partir desse momento podemos definir horários, gerir avaliações e carregar fotografias do nosso espaço ou atividade. Todos este detalhes, por si só, contribuem para potenciar a credibilidade do negócio, chamar atenção e atrair cliques.
  • Listar a empresa em diretórios de serviços. Colocar o nosso negócio nestas plataformas garante, não apenas tráfego de referência, mas também credibilidade e fiabilidade. É fundamental que ao inserirmos informação sobre o nosso negócio sejamos coerentes em todas as plataformas. Morada, nome, descrição, entre outros dados, devem ser absolutamente uniformes e inequívocos.
  • É um dado adquirido que os utilizadores confiam nas avaliações online. Convidar os nossos clientes a fazer uma “review” é uma estratégia acertada, no sentido de fazer crescer o número e qualidade das nossas avaliações, em relação aos nossos competidores. Quantos de nós já escolhemos um serviço ou produto em detrimento de outro, apenas com base na quantidade e qualidade das avaliações? Se essa é a escolha da maioria será, certamente, também a do Google.
  • Associação do local ou nome cidade a “keywords” que trabalhamos no nosso site. Por exemplo, se temos uma loja desporto no Porto e trabalhamos conteúdo para posicionar determinadas palavras-chave, deveremos incluir, em alguns artigos ou páginas, o nome do local, neste caso Porto.  Este deverá constar do “meta title”, da “meta descriprition”, assim como do H1. Também deveremos criar conteúdo relevante para keywords locais.
  • Fazer embed do Google Maps na página de contactos do nosso site. Esta é mais um forma de dizer ao Google onde estamos.

Serviço de Otimização de Motores de Busca do Press Point…

O Press Point, que conta com uma equipa multifacetada, com valências ao nível do Jornalismo e do Marketing Digital (SEO, copywriting e especialidades afins) especializada em otimização para motores de busca de notas de imprensa. Caso deseje saber mais sobre as vantagens que o nosso serviço de SEO oferece, ou solicitar uma cotação, visite a  página de serviços Press Point.

Para além desta valência, a oferta do Press Point inclui também a redação de comunicados de imprensa e a consultoria mediática, para os quais poderá também solicitar uma cotação, através da mesmo site.

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Perguntas Frequentes

Quer melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google?

O Press Point fornece um serviço de SEO especializado, capaz de potenciar a visibilidade e o tráfego orgânico para o seu site. Saiba mais na nossa página de serviços, coloque-nos as suas dúvidas ou solicite uma cotação.

Como funciona o SEO?

O SEO consiste na implementação de várias ações, on page e off page. O SEO on page consiste, em traços gerais, na otimização de conteúdo, links internos e performance (responsivo e velocidade). O SEO off page promove a criação de referências externas (links), visando potenciar a autoridade do domínio ou página.
Se necessita de ajuda na implementação de uma estratégia de SEO, consulte os serviços de SEO do Press Point.

O que é SEO?

SEO, ou search engine optimization, corresponde à aplicação de técnicas que adequam um site aos requisitos dos motores de busca. Estas ações visam duas coisas. Por um lado, que os motores busca tenham maior facilidade em interpretar o nosso conteúdo. Por outro, que a autoridade do domínio ou página aumente. Da conjugação destes dois fatores resultará uma melhoria no posicionamento em SERP que, por sua vez, promove um aumento do tráfego orgânico.

O que são backlinks?

Os backlinks são um dos principais fatores de relevância dos websites. Estas simples referências externas desempenham um papel decisivo no sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Transportam relevância, autoridade e credibilidade às costas, para qualquer negócio.

FONTEAndré Vaz
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Andre Guedes Vaz
André Vaz, 36 anos, Porto. Co-fundador e SEO manager do Press Point. Licenciado em Filosofia e com formação em Marketing Digital, trabalha no desenvolvimento de sites, em SEO e gere vários projetos de conteúdo.

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