Otimização para motores de busca: o SEO é o limite!

Pensar os conteúdos, do ponto de vista da sua otimização para motores de busca, não é apenas uma boa ideia: com a crescente consciencialização, quer de empresas quer de marcas, para o potencial de uma estratégia adequada SEO, tornou-se um imperativo para aqueles que almejam visibilidade, posicionamento e notoriedade. Daí ser imprescindível encarar esta componente de comunicação como parte fundamental de qualquer estratégia.

0
348
otimizacao para motores de busca
A otimização de conteúdos para motores de busca é hoje em dia um fator-chave na estratégia de qualquer projeto

A otimização para motores de busca, de que o Google é o melhor exemplo, consiste num conjunto de técnicas de redação e adaptação de conteúdos digitais, com o intuito de melhorar o seu desempenho no processo de indexação online.

É um dado adquirido que, a cada dia que passa,  a concorrência online e a disputa pelos primeiros lugares na pesquisa do Google se tornam cada vez mais desafiantes e exigentes. Esta corrida – pela visibilidade e relevância -prende-se, acima de tudo, com o facto de que ter um resultado numa segunda página de resultados de pesquisa pouco ou nada acresce a um dado negócio ou projeto. Pelo contrário, a diferença entre ser o primeiro ou o segundo resultado de uma primeira página, com uma keyword (palavra-chave) relevante, pode significar um impacto considerável na notoriedade de uma marca e nas suas oportunidades de negócio.

Por isso mesmo, e porque o Google se converteu – como nunca – na porta de entrada principal de qualquer empresa ou ideia online, torna-se condição obrigatória pensar os conteúdos para além da sua estética e qualidade redatorial, emprestando-lhes as mais valias próprias da otimização para motores de busca.

E em que consiste a otimização para motores de busca?

Em traços gerais, este processo, comummente referido como SEO (Search Engine Optimization), significa a adequação do conteúdo (textos e imagens) aos critérios e fatores que o algoritmo do Google usa para a determinação da relevância da informação para o utilizador. Este escrutínio, a que o motor de busca submete qualquer peça indexada, definirá, no final de contas, a respetiva classificação nos resultados de pesquisa.

Seo O desempenho de um conteúdo, que passa pelo crivo de mais de duzentos fatores de avaliação, é o resultado de um processo relativamente complexo, sendo contemplados aspetos intrínsecos, como a estrutura e a qualidade da informação, e aspetos extrínsecos, como a autoridade de um domínio e as hiperligações (backlinks) que permite, entre muitos outros fatores.

De uma forma breve, e porque a motivação deste artigo é apenas sensibilizar para a importância da otimização de conteúdos para motores busca, indicamos seguidamente alguns pontos fundamentais a levar em consideração no desenvolvimento do seu press release, por exemplo:

  • Encontrar e definir uma keyword (uma palavra ou conjunto de palavras relevantes para o conteúdo, que correspondam a pesquisas efetivamente realizadas pelos utilizadores no motor de busca);
  • Definir um título apelativo que inclua a palavra-chave;
  • Colocar a keyword no primeiro parágrafo do seu texto;
  • A expressão em causa deverá representar uma densidade de 1% no contexto geral do artigo, sensivelmente;
  • A palavra-chave deverá constar em pelo menos um subtítulo.

PARA POTENCIAR O ALCANCE DO SEU PRESS RELEASE “BASTA” SEGUIR ALGUMAS REGRAS DE OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO

Estas dicas contemplam apenas alguns pontos-chave, na perspetiva de submissão de conteúdo em plataformas de terceiros, como é o caso da submissão de um comunicado de imprensa no Press Point.

Serviço de SEO do Press Point…

O Press Point, que conta com uma equipa multifacetada, com valências ao nível do Jornalismo e do Marketing Digital (SEO, copywriting e especialidades afins) disponibiliza um serviço de otimização de notas de imprensa para motores de busca. Para tal, caso pretenda uma cotação, poderá recorrer ao nosso formulário de contacto ou, se preferir, indicar essa intenção no próprio formulário de submissão de press release.

Se desejar contratar serviços de SEO, num âmbito externo ao Press Point, no sentido de otimizar o seu website e respetiva estratégia de conteúdo, visite a página do nosso parceiro, o Siterank.pt.

Para além desta valência, o Press Point disponibiliza ainda a de redação de comunicados de imprensa e o de consultoria mediática, para os quais poderá também solicitar uma cotação, através dos nossos contactos.

Se gostou deste artigo, leia também:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome