O que são backlinks e porque reluzem como… ouro

Os backlinks são um dos principais fatores de relevância dos websites. Estas simples referências externas desempenham um papel decisivo no sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Transportam relevância, autoridade e credibilidade às costas, para qualquer negócio. Importa, pois, saber - em primeiro lugar - o que são e quais as suas vantagens...

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o que sao backlinks
Os backlinks são um dos fatores mais significativos na escala de importância que o Google atribui a cada página que indexa

É uma das perguntas recorrentes quando se fala em otimização para motores de busca: o que são backlinks? A resposta, de um ponto de vista prático, até poderá parecer simples. Mas consegue facilmente ganhar outro nível de complexidade se procurarmos entender o impacto de uma boa estratégia de link building (aquisição de hiperligações de outros websites, grosso modo) no sentido do melhor posicionamento e visibilidade online de qualquer presença digital…

Este artigo visa, no entanto, descomplicar a questão de fundo e aclarar as dúvidas. E, de uma forma abreviada, procurar sensibilizar para aquele que é um dos principais fatores de classificação de resultados em motores de busca, designadamente o do Google.

O que são backlinks, então?

Os backlinks são hiperligações externas de outros sítios eletrónicos para o nosso, por exemplo. Ou seja, estamos perante um backlink sempre que há uma remissão de um website para outro. Visto – e escrito – assim, até aparenta ser um pormenor banal e de relevância questionável. Todavia, o facto é que os links externos são um dos fatores mais significativos na escala de importância que o Google atribui a cada página que indexa. Para além de não serem fáceis de conseguir, nos dias que correm…

Backlinks
“Backlinks Checker”

Dito de uma outra forma, a credibilidade e a autoridade de um endereço de Internet estão intrinsecamente relacionados com a quantidade e a qualidade das referências externas online que lhe são feitas.

Se, chegado aqui, está já a pensar em “meter as mãos à obra” e começar a melhorar o posicionamento da sua “casa digital”, respire fundo e tire – para já – o “cavalinho da chuva”. As coisas já foram assim tão simples, de facto. Há uns anos bastava ter o maior número possível de hiperligações a apontar para o nosso site e estávamos, digamos, lançados. Atualmente é bem diferente: a quantidade, não que não valha nada, importa é bem menos. O que granjeia “pontos” na consideração do Google são a qualidade e a relevância (para o utilizador) dos websites que nos referem. E é isso que marca a diferença.

Depois, convém sublinhar que, na realidade, há dois tipos de backlinks: os “follow”, relevantes para o nosso SEO (otimização para o motor de busca), e os “nofollow”, que, apesar de nos garantirem tráfego, não nos valorizam na escala da autoridade, pois transportam a instrução de que a ligação em causa não deve ser seguida pelos mecanismos de busca… E como abundam por aí os backlinks “nofollow”!

Quais são, então, as vantagens dos backlinks?

Posicionamento orgânico:

Os backlinks contribuem de uma forma essencial para o desempenho do nosso website nos resultados dos motores de busca, ajudando-nos a escalar lugares na classificação que fazem. Isto significa que, se um artigo – ou uma página – do nosso site é referida por outro terá, à partida, melhores resultados.

Rapidez na indexação de páginas e artigos:

O facto de existirem links externos a apontar para os nossos conteúdos poderá significar que o Google os indexará de forma mais rápida. Isto sucede quando o caminho é rastreado antes do artigo (ou página) em si. Este fator é particularmente relevante para websites recentes.

Tráfego:

Para além das vantagens supra referidas, os backlinks garantem à nossa casa digital visitas, visualizações e, claro, notoriedade através de referências de outrem. Isto é, quando uma ligação externa para o nosso sítio eletrónico é clicada, o utilizador é redirecionado para o interior da nossa empresa, marca ou projeto.

Os backlinks são hoje em dia uma componente muito importante de qualquer estratégia de marketing de conteúdo

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Ao submeter um comunicado de imprensa para publicação no Press Point, para além da visibilidade mediática inerente, poderá obter um backlink para o seu site. Tal depende, no entanto, da qualidade e relevância do conteúdo proposto para edição na plataforma.

Se não está à vontade com a produção de conteúdos deste teor, o Press Point disponibiliza um serviço de redação de notas de imprensa, de assessoria mediática e, também, de criação de outro tipo de conteúdos (copywriting). O Press Point conta com um equipa especializada em comunicação, cuja missão é refletir a identidade de marcas e projetos no mundo digital.

Caso pretenda, num âmbito externo ao Press Point, contratar serviços de Search Engine Optimization e/ou redação de press releases, com o intuito de robustecer a sua visibilidade e notoriedade online, a pensar no seu website ou na correspondente estratégia de conteúdo, visite a página do nosso parceiro Siterank.pt.

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