mercado de impressão profissional e industrial

Em 2021, o mercado da impressão industrial, sobretudo de etiquetas e embalagens, permanecerá resiliente e continuará a desempenhar um papel importante. O contexto promovido pela pandemia promoveu uma aceleração no crescimento da automatização, do e-commerce e da transição do analógico para o digital. A aceleração da automatização permite uma linha de produção completa do início ao fim, bem como a procura por equipamentos de impressão que necessitem de operações menos complexas.

O relatório «Western Europe Digital Label and Packaging Printer Forecast, 2020-2024» realizado pela IDC deixa claro que as marcas desempenharão um papel fundamental na mudança que estamos a assistir, através da transição da impressão analógica para o digital, nomeadamente no setor das etiquetas. A impressão digital permite uma resposta mais rápida perante as exigências dos clientes, que se pode verificar ao longo de toda a cadeia de valor, desde o processo de produção até à rapidez com que os produtos chegam ao mercado.

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As principais tendências do mercado de impressão

  • Maior procura pela tecnologia digital

Estudos indicam que há um aumento de pedidos e de aconselhamento sobre a transição de equipamentos tradicionais de impressão de etiquetas para equipamentos de impressão digital.

As gráficas tradicionais estão a ser forçadas a expandir a sua oferta de serviços de impressão à medida que os volumes de offset tradicional diminuem com o tempo.

Olhando para o futuro do mercado de impressão, o setor de rótulos e etiquetas, por exemplo, continuará a suprir uma necessidade básica enquanto ferramenta vital para o fornecimento de informações importantes referentes a um produto. Os setores alimentar e bebidas são apenas alguns dos que continuarão a ser áreas de crescimento para a impressão digital. Em março de 2020, em plena pandemia, a Konica Minolta confirmou esta tendência através de um estudo, já que os volumes de página impressos nos seus equipamentos AccurioLabel, por toda a Europa, cresceram 150% em comparação com o mês anterior.

Com o aumento do teletrabalho e de escritórios locais, ofertas personalizadas e individualizadas terão cada vez mais procura. Um exemplo é o desenvolvimento da produção local, como o aumento de pequenas marcas de produção artesanal.

A produção digital de etiquetas tem desempenhado um papel importante na cadeia de fornecimento deste tipo de tendências que se mostram inabaláveis.

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  • Rápida adaptação e recuperação do mercado

Um estudo realizado pela IDC, designado “Rescaldo da Covid-19 na impressão profissional e industrial” aposta que a crise pandémica atual criou oportunidades, nomeadamente nos setores das embalagens, rótulos, decoração, sinalética e têxtil.

Enquanto os volumes de impressão a jacto de tinta e toner caíram drasticamente durante o primeiro confinamento obrigatório, em toda a Europa, a industria viu-se forçada a expandir a sua oferta de serviços de impressão digital de forma a manter-se relevante.

  • O embelezamento digital é um factor chave de crescimento

Continuará a ser um impulsionador de crescimento chave no mercado da impressão e, ao mesmo tempo, uma forma lucrativa dos fornecedores de serviços de impressão profissional e industrial destacarem-se da concorrência, à medida que o comportamento do consumidor se desenvolve nesse sentido.

Perante estas tendências, a Konica Minolta continuará a apoiar as empresas ao disponibilizar um portfólio adequado às necessidades dos clientes. A empresa continuará a construir a sua presença digital, nomeadamente através do desenvolvimento de um Showroom Virtual, que permite conhecer as soluções na área da impressão profissional e industrial, funcionalidades e benefícios, através de uma experiência interativa e adaptada à nova realidade.

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Para mais informações:

Raquel Pelica – LPM

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