livro de ecommerce
Para Pedro Santos, da Sonae MC, o conteúdo deste livro de ecommerce «pode ser um eficaz acelerador»

Se, como atestam alguns recentes indicadores, as vendas digitais das empresas portuguesas com loja online já valem quase um quarto das respetivas receitas totais, quantos ganhos adicionais poderão estar a ser colocados em xeque, desperdiçados mesmo, pelo simples facto de várias operações de ecommerce estarem indevidamente planificadas e dimensionadas – circunstância facilmente evidenciada pelo aumento considerável das reclamações de consumidores nestes primeiros cinco meses do ano, que a crise pandémica exponenciou? Num momento em que a União Europeia reforça os apoios financeiros à variante digital dos negócios, a pergunta não é de algibeira. Vale muitos milhões de euros. E pode determinar o futuro – a breve, médio e longo prazos – de inúmeras empreitadas empresariais lusas. Inclusive nos seus planos de internacionalização. É (também) por isso que o livro de ecommerce “110 Erros que Prejudicam a sua Loja Online” surge.

A obra resulta da experiência de campo da plataforma Tudo Sobre eCommerce, especializada em formação e consultoria na área, com obra feita na última década, de norte a sul do País. E igualmente no mercado europeu.

O livro apresenta uma «lista exaustiva com os 110 erros mais comuns que, em mais de 10 anos de trabalho, vimos a ser cometidos em negócios online e que afeta(ra)m negativamente o respetivo crescimento», explica Vera Maia, fundadora e CEO do TSE.

Tratam-se, consequentemente, de erros que «reduzem a possibilidade de transformar qualquer negócio de ecommerce num projeto sustentável e rentável», daí que a obra aprofunde as soluções para os evitar, poupando tempo, dinheiro e esforço.

Livro de ecommerce é um compêndio de boas práticas elaborado ao contrário

No fundo, estamos perante um «compêndio de boas práticas, mas abordado ao contrário», sublinha Sónia Costa, CMO & Digital Marketing Consultant na TSE.

“110 Erros que Prejudicam a sua Loja Online encontra-se dividido em quatro grandes capítulos: erros de gestão de negócio; erros de usabilidade e de plataforma de ecommerce; erros de marketing online e offline; e erros de customer experience.

Este livro sobre ecommerce foi idealizado e estruturado para quem é proprietário de um canal digital de vendas (ou planeia abrir uma loja online), para os responsáveis de marketing digital – ou gestores – de um ecommerce, para os profissionais de apoio ao cliente de um negócio digital e, também, para os estudantes do ensino superior ou de uma especialidade de marketing digital.

Para além de permitir identificar os erros que estão a prejudicar qualquer comércio eletrónico, a obra permite desenvolver um plano de ações corretivo, colocar em prática as soluções apresentadas e, igualmente, antecipar potenciais erros no futuro.

«O contexto de crise pandémica e de confinamento sócio-económico obrigou as pessoas a um consumo mais digital nestes meses. Mas, a tendência veio para ficar, e crescer. Está a ser, também em Portugal, uma oportunidade para o setor, mas urge aproveitar a onda para emendar os erros que muitas empresas e marcas, inclusive conceituadas no mercado, cometeram (e estão a cometer). As lojas online de inúmeros negócios, pura a simplesmente, não estavam planificadas e estruturadas para uma subida abrupta de encomendas. As queixas dispararam e as experiências de muitos consumidores podem gorar compras futuras», enfatiza Vera Maia, acreditando que este livro sobre ecommerce acaba por ser um contributo muito importante para “dar a volta por cima”.

Responsáveis de ecommerce da SEPHORA Portugal e Sonae MC prefaciam o livro

Marta Lousada, Head of  Ecommerce & Digital Marketing da SEPHORA Portugal, e Pedro Santos, responsável máximo do Ecommerce da Sonae MC, prefaciam o título.

«Aprender fazendo é bom, mas traz consigo muitas dores. Estes “110 Erros” aparecem de uma forma tão estruturada que, quer esteja agora a começar ou já tenha cometido também muitos deles, este é um bom livro para consultar e para revisitar a qualquer momento. Se tem ou vai ter uma loja online, este livro não pode faltar na sua biblioteca», garante Marta Lousada.

Para Pedro Santos, o conteúdo deste livro de ecommerce «pode ser um eficaz acelerador». Porquê? «As ideias, referências e ferramentas aqui apresentadas resultam de reflexão, testes e aperfeiçoamento ao longo de vários anos de experiência, de que resulta um significativo conhecimento acumulado, aqui reunido de forma estruturada. Para quê testar-errar-aprender, se podermos saltar algumas destas fases, e não repetir erros que alguém já estudou atentamente, sistematizou, ou mesmo cometeu, e que, com generosidade, vem partilhar?», remata o quadro da Sonae MC, a propósito do livro de ecommerce desenvolvido pelo TSE.

A propósito do Tudo sobre eCommerce:

O Tudo sobre eCommerce é uma plataforma de consultoria desenvolvida por uma equipa de profissionais especializados, que se juntaram com o objetivo de tornar o mercado português numa referência em projetos de comércio electrónico. Dedica-se a ensinar tudo o que existe sobre o mercado das vendas online. E direciona-se a empresas e empreendedores que pretendem criar ou desenvolver uma loja online de raiz. Overcube (venda de calçado e acessórios multimarca), PROF Shoes (calçado), Play Up (moda infantil sustentável e consciente), Lemon Jelly (calçado), Wock (socas, sapatos e calçado profissional), Hoooked (fio para crochê e tricô 100% reciclado), Shaeco, entre outros, são alguns exemplos recentes com o cunho desta aceleradora de projetos de ecommerce.

Desde 2018, o TSE organiza anualmente a Conferência Tudo Sobre eCommerce, que reúne o estado da arte – nacional e internacional – do setor.

Para esclarecer ou aprofundar alguma questão, agradecemos o seu contacto para:

Alberto Moreira

Assessoria de Imprensa ::: [email protected] ::: + 351 93 703 35 88

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