desafio 2030 transferência de conhecimento

A Fundação AEP promove, no próximo dia 3 de dezembro, quinta-feira, pelas 17h00, a sessão de apresentação do projeto Desafio 2030Transferência de Conhecimento e Tecnologia, que vai contar com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente do Conselho de Administração do Banco Empresas Montepio, Carlos Tavares e do CEO da Bial, António Portela.

Esta Sessão terá transmissão online através do Facebook: facebook.com/desafio2030.pt

O Projeto Desafio 2030 – Transferência de Conhecimento e Tecnologia visa a colaboração e a transferência de conhecimento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas nacionais, fomentando a sua aproximação e a ativação de ações estratégicas, para fazer face aos desafios da inovação.

Transferência de conhecimento proposta no desafio 2030 visa potenciar competitividade das PME nacionais

Os objetivos estratégicos do projeto Desafio 2030 passam por aumentar a produtividade e competitividade das PME nacionais no que respeita aos principais estrangulamentos competitivos, e fomentar o apoio à transferência e à partilha de conhecimento e tecnologia entre PME e entidades do SCTN – Sistema Científico e Tecnológico Nacional, nomeadamente IES, através de processos colaborativos e de inovação aberta.

Leia também: Podcast Capaz: TECMAIA debate inovação com carimbo português

As PME constituem a grande maioria do tecido empresarial português e, “se por um lado, podem apresentar mais flexibilidade em termos de estrutura e de organização, por outro lado, apresentam alguns constrangimentos que limitam a sua competitividade”, clarifica Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP, destacando o contributo do projeto para a competitividade nacional através da “promoção da importância da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as instituições de ensino superior e as empresas e da difusão de boas práticas e de casos de sucesso na partilha de conhecimento científico e tecnológico”, conclui.

O projeto, liderado pela Fundação AEP, terá a duração de 24 meses e irá decorrer até 31 de agosto de 2022, tendo como zonas de intervenção as regiões do Norte, Centro e Alentejo.

A parceria com o Banco Empresas Montepio será uma mais valia para o projeto, já que permitirá alargar o âmbito desta iniciativa, promover sinergias e complementaridade com as áreas/eixos tradicionais da Fundação.

Leia também: Inovação Aberta dá “ganhos” assinaláveis às empresas, mas estas ainda partilham pouco o conhecimento

A prática tem mostrado que são necessárias intervenções multidisciplinares, que mobilizem organizações e competências complementares, para garantir a eficácia dos grandes projetos.

Esta parceria pretende, assim, constituir uma boa parte da resposta aos problemas e desafios que enfrentam as empresas nacionais no domínio da transferência de conhecimento e inovação.

Programa da sessão de apresentação do Desafio 2030

17h00 Boas-vindas
           
Presidente da Fundação AEP | Luís Miguel Ribeiro

17h10
Transferência de Conhecimento, Tecnologia e Inovação
           
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior | Manuel Heitor

17h30
Apresentação do Projeto Desafio 2030
           
Diretor Executivo da Fundação AEP | Paulo Dinis

17h40
Por que estamos com o Desafio 2030
           
Presidente do Conselho de Administração do Banco Empresas Montepio | Carlos Tavares

17h50
Testemunho de empresa
           
CEO da BIAL | António Portela

18h00
Encerramento
           
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital | Pedro Siza Vieira (*)

Moderação: Luís Branco Barros, Docente do Ensino Superior, consultor de empresas, Community Manager

Mais informações e inscrições em:

*a confirmar

Para mais informações

Carlos Furtado – 932485493 – [email protected]

Dina Coelho – 918788654 – [email protected]