A Fundação AEP promove, no próximo dia 3 de dezembro, quinta-feira, pelas 17h00, a sessão de apresentação do projeto Desafio 2030 – Transferência de Conhecimento e Tecnologia, que vai contar com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente do Conselho de Administração do Banco Empresas Montepio, Carlos Tavares e do CEO da Bial, António Portela.
Esta Sessão terá transmissão online através do Facebook: facebook.com/desafio2030.pt
O Projeto Desafio 2030 – Transferência de Conhecimento e Tecnologia visa a colaboração e a transferência de conhecimento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas nacionais, fomentando a sua aproximação e a ativação de ações estratégicas, para fazer face aos desafios da inovação.
Transferência de conhecimento proposta no desafio 2030 visa potenciar competitividade das PME nacionais
Os objetivos estratégicos do projeto Desafio 2030 passam por aumentar a produtividade e competitividade das PME nacionais no que respeita aos principais estrangulamentos competitivos, e fomentar o apoio à transferência e à partilha de conhecimento e tecnologia entre PME e entidades do SCTN – Sistema Científico e Tecnológico Nacional, nomeadamente IES, através de processos colaborativos e de inovação aberta.
Leia também: Podcast Capaz: TECMAIA debate inovação com carimbo português
As PME constituem a grande maioria do tecido empresarial português e, “se por um lado, podem apresentar mais flexibilidade em termos de estrutura e de organização, por outro lado, apresentam alguns constrangimentos que limitam a sua competitividade”, clarifica Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP, destacando o contributo do projeto para a competitividade nacional através da “promoção da importância da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as instituições de ensino superior e as empresas e da difusão de boas práticas e de casos de sucesso na partilha de conhecimento científico e tecnológico”, conclui.
O projeto, liderado pela Fundação AEP, terá a duração de 24 meses e irá decorrer até 31 de agosto de 2022, tendo como zonas de intervenção as regiões do Norte, Centro e Alentejo.
A parceria com o Banco Empresas Montepio será uma mais valia para o projeto, já que permitirá alargar o âmbito desta iniciativa, promover sinergias e complementaridade com as áreas/eixos tradicionais da Fundação.
Leia também: Inovação Aberta dá “ganhos” assinaláveis às empresas, mas estas ainda partilham pouco o conhecimento
A prática tem mostrado que são necessárias intervenções multidisciplinares, que mobilizem organizações e competências complementares, para garantir a eficácia dos grandes projetos.
Esta parceria pretende, assim, constituir uma boa parte da resposta aos problemas e desafios que enfrentam as empresas nacionais no domínio da transferência de conhecimento e inovação.
Programa da sessão de apresentação do Desafio 2030
17h00 Boas-vindas
Presidente da Fundação AEP | Luís Miguel Ribeiro
17h10 Transferência de Conhecimento, Tecnologia e Inovação
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior | Manuel Heitor
17h30 Apresentação do Projeto Desafio 2030
Diretor Executivo da Fundação AEP | Paulo Dinis
17h40 Por que estamos com o Desafio 2030
Presidente do Conselho de Administração do Banco Empresas Montepio | Carlos Tavares
17h50 Testemunho de empresa
CEO da BIAL | António Portela
18h00 Encerramento
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital | Pedro Siza Vieira (*)
Moderação: Luís Branco Barros, Docente do Ensino Superior, consultor de empresas, Community Manager
Mais informações e inscrições em:
*a confirmar
Para mais informações
Carlos Furtado – 932485493 – carlos.furtado@portodeideias.pt
Dina Coelho – 918788654 – dina.coelho@portodeideias.pt