
A Plansel Wine School nasce da parceria da Quinta da Plansel, produtor de vinho de Montemor-o-Novo, com Wilmy Matton, uma apreciadora da vitivinicultura portuguesa e professora de vinhos na Holanda, com o intuito de trazer para Portugal o modelo de ensino WSET, uma formação com mais de 50 anos presente em cerca de 70 países. Pela notoriedade internacional da certificação e o reconhecimento por parte das entidades empregadoras, o público-alvo dos cursos são profissionais de hotelaria e turismo que pretendem empoderar o seu curriculum vitae.
A diferente origem das mentoras do curso acabou por fazer desta a única escola de vinhos WSET, em Portugal, a lecionar em português, alemão e inglês. Apesar da Plansel Wine School ter como sede a Quinta da Plansel, para que os alunos possam complementar a formação na adega e na vinha, as aulas acontecem também na Escola Superior Agrária de Santarém e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Os programas curriculares pressupõem uma visão holística do vinho e da viticultura, abordando em profundidade o ciclo de vida vinha e da vinificação, a anatomia da uva e da vinha, a fermentação alcoólica e os seus componentes – em contacto com diferentes tipologias de produção, estágio e armazenamento.
Formação WSET contempla plano de aprendizagem sensorial
Os cursos contemplam ainda tempo para a aprendizagem do serviço de vinho, harmonização e análise sensorial de estilos diferentes de vinho. Aliás, a formação WSET pressupõe um plano de aprendizagem sensorial denominado Systematic Approach to Tasting Wine, que regulariza o método ao nível global.
LEIA TAMBÉM: Análise sensorial de vinhos: CVR Dão desenvolve estudo aprofundado sobre estimativa de incerteza em resultados
Além do plano curricular, para fomentar o networking em contexto de sala de aula, a escola de vinhos conta com um corpo docente vindo de diferentes áreas de atividade. Além de Dorina Lindemann, da Quinta da Plansel, e Wilmy Matton, os cursos são lecionados por Maria Vicente, produtora da Casa 1927, e Pedro Ramos, Sommelier do restaurante Alma e criador de conteúdos digitais.
Neste momento já estão agendadas datas para o Nível I e II da formação WSET, bem como professores designados até julho:
Maria Vicente – Português – Escola Superior Agrária de Santarém
Nível 1: 2 abril
Nível 2: 08, 09, 10 abril
Wilmy Matton – Inglês – Quinta da Plansel
Nível 1: 28 abril
Nível 2: 29, 30 abril, 1 maio
Pedro Ramos – Inglês – Escola Turismo Lisboa
Nível 1: 19Maio
Nível 2: 20,21,22 maio
Pedro Ramos – Inglês – Escola Turismo Lisboa
Nível 1: 14 julho
Nivel2: 15, 16,17 julho
O preço dos cursos varia entre os 255€ e 880€, conforme a duração e nível proposto, com almoço e outras despesas incluídas. Todos os programas e informações estão disponíveis em www. planselwineschool.com
Sobre a Quinta da Plansel:
Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e aperfeiçoamento da viticultura. A família viveirista tem uma experiência de mais de 35 anos com castas portuguesas, mais precisamente alentejanas. Desde 1997, Dorina Lindemann está à frente da Quinta da Plansel, reunindo um portefólio de vinhos que prometem surpreender pela verdade das castas e terroir da propriedade que se caracteriza pela influência ótima da Serra de Monfurado e do oceano Atlântico.
Gabinete de Imprensa:
Alice Santos
Tlm.: +351 932 510 139
E-mail: [email protected]
Daniela Cerqueira
Tlm.: +351 939 105 694
E-mail: [email protected]
SILVER LINING – Consultoria de Comunicação