A TEAM LEWIS Foundation divulgou os resultados de um estudo realizado à escala global com a HeForShe, a organização das Nações Unidas que visa incentivar homens e jovens rapazes a apoiar a luta pela igualdade de género e a capacitação das mulheres. A investigação global revelou os novos desafios que atualmente se colocam à igualdade de género.
O estudo mostra que a luta pela igualdade de género perdeu terreno para outras questões sociais – os inquiridos classificam-na apenas como a 10ª questão mais urgente, relegada por outros temas como as alterações climáticas e os cuidados de saúde.
As alterações climáticas prejudicam a luta pela igualdade de género:
- Perceção errada: 53% das mulheres e 45% dos homens acham que as alterações climáticas afetam todos de igual modo;
- Motivo de preocupação: Quando os inquiridos souberam que 80% das pessoas desalojadas pelas alterações climáticas são mulheres, expressaram surpresa, tristeza e descrença. Mais de metade (57%) afirmou que tomar conhecimento destas informações os deixou extremamente, ou muito, preocupados1.
Embora três quartos dos inquiridos (77%) acreditem que as alterações climáticas são um problema sério, apenas 59% olha para a igualdade de género dessa forma – estatísticas que demonstram um desequilíbrio entre a importância que as pessoas dão a cada tema. Contudo, estas duas questões têm uma ligação profunda e os efeitos das alterações climáticas têm um impacto negativo no progresso da igualdade de género.
“A luta pela igualdade de género foi relegada pela guerra, pelas alterações climáticas e pela COVID,” comentou Samuel Dean, CEO da TEAM LEWIS Foundation. “Esta investigação mostra que as pessoas estão a ignorar a igualdade de género. A sustentabilidade e a igualdade de género são importantes, mas não podem continuar a ser vistas de forma isolada – uma maneira de enfrentar a crise climática é elevar mais vozes. Os homens têm um papel a desempenhar, podendo aumentar a sensibilização sobre a ligação entre sustentabilidade e igualdade de género. A batalha pela igualdade de género não pode perder força.”
O relatório revela que, embora a igualdade de género tenha perdido terreno para outras questões sociais, as pessoas querem que os governos atuem nesta questão. Uma esmagadora maioria (75%) acredita que as mulheres devem ser incluídas nas soluções governamentais para combater as alterações climáticas.
“A igualdade de género precisa de ser uma prioridade para todos nós. Esta investigação mostra que quando se dá destaque à desigualdade de género, a grande maioria das pessoas quer tomar medidas,” indicou Edward Wageni, global head da HeForShe. “Juntos podemos trabalhar por um mundo mais igualitário em termos de género, e também mais sustentável. Os homens podem desempenhar o seu papel de aliados, amplificando as vozes das mulheres e elevando as histórias dos outros.”
Para ler o relatório completo, visite: teamlewis.com/heforshe
1 Inquridos extremamente + muito preocupados numa escala de 5 pontos.
Metodologia de pesquisa
A investigação foi conduzida pela TEAM LEWIS Foundation para compreender as perceções sobre o impacto desproporcional das alterações climáticas nas mulheres. A TEAM LEWIS Foundation inquiriu a população em geral com 18 ou mais anos de idade, num grupo equilibrado e diversificado de idades, etnias e géneros. Um total de 8.002 pessoas foram entrevistadas em vários países, incluindo Alemanha, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Índia, Israel, México, Reino Unido e Singapura. A pesquisa foi realizada entre 11 de fevereiro e 2 de março de 2022. Os entrevistados foram selecionados de forma independente a partir de dois fornecedores, OpinionRoute e Dynata.
Sobre a HeForShe
Criada pela UN Women, a entidade das Nações Unidas para a igualdade de género e a capacitação das mulheres, o HeForShe é um movimento de solidariedade pela igualdade de género, que convida homens e jovens rapazes a aliar-se para conseguir um mundo mais igualitário. O HeForShe oferece uma abordagem sistemática e uma plataforma direcionada onde uma audiência global pode envolver-se e tornar-se agente de mudança para alcançar a igualdade de género no contexto contemporâneo. O movimento convida pessoas em todo o mundo a unir-se como parceiros para criar uma visão partilhada de um mundo equitativo em termos de género e implementar soluções específicas, e relevantes a nível local, para o bem de toda a humanidade. Para mais informações, visite: HeForShe.org.
Para mais informações
Inês Barbosa
in**********@te*******.com