Início Outras Categorias Responsabilidade Social Luta pela igualdade de género: HeForShe revela os desafios

Luta pela igualdade de género: HeForShe revela os desafios

A igualdade de género tem sido “relegada pela guerra, pelas alterações climáticas e pela COVID”.

A TEAM LEWIS Foundation divulgou os resultados de um estudo realizado à escala global com a HeForShe, a organização das Nações Unidas que visa incentivar homens e jovens rapazes a apoiar a luta pela igualdade de género e a capacitação das mulheres. A investigação global revelou os novos desafios que atualmente se colocam à igualdade de género.

O estudo mostra que a luta pela igualdade de género perdeu terreno para outras questões sociais – os inquiridos classificam-na apenas como a 10ª questão mais urgente, relegada por outros temas como as alterações climáticas e os cuidados de saúde.

As alterações climáticas prejudicam a luta pela igualdade de género:

  • Perceção errada: 53% das mulheres e 45% dos homens acham que as alterações climáticas afetam todos de igual modo;
  • Motivo de preocupação: Quando os inquiridos souberam que 80% das pessoas desalojadas pelas alterações climáticas são mulheres, expressaram surpresa, tristeza e descrença. Mais de metade (57%) afirmou que tomar conhecimento destas informações os deixou extremamente, ou muito, preocupados1.

Embora três quartos dos inquiridos (77%) acreditem que as alterações climáticas são um problema sério, apenas 59% olha para a igualdade de género dessa forma – estatísticas que demonstram um desequilíbrio entre a importância que as pessoas dão a cada tema. Contudo, estas duas questões têm uma ligação profunda e os efeitos das alterações climáticas têm um impacto negativo no progresso da igualdade de género.

A luta pela igualdade de género foi relegada pela guerra, pelas alterações climáticas e pela COVID,” comentou Samuel Dean, CEO da TEAM LEWIS Foundation. “Esta investigação mostra que as pessoas estão a ignorar a igualdade de género. A sustentabilidade e a igualdade de género são importantes, mas não podem continuar a ser vistas de forma isolada – uma maneira de enfrentar a crise climática é elevar mais vozes. Os homens têm um papel a desempenhar, podendo aumentar a sensibilização sobre a ligação entre sustentabilidade e igualdade de género. A batalha pela igualdade de género não pode perder força.”

O relatório revela que, embora a igualdade de género tenha perdido terreno para outras questões sociais, as pessoas querem que os governos atuem nesta questão. Uma esmagadora maioria (75%) acredita que as mulheres devem ser incluídas nas soluções governamentais para combater as alterações climáticas.

A igualdade de género precisa de ser uma prioridade para todos nós. Esta investigação mostra que quando se dá destaque à desigualdade de género, a grande maioria das pessoas quer tomar medidas,” indicou Edward Wageni, global head da HeForShe. “Juntos podemos trabalhar por um mundo mais igualitário em termos de género, e também mais sustentável. Os homens podem desempenhar o seu papel de aliados, amplificando as vozes das mulheres e elevando as histórias dos outros.”

Para ler o relatório completo, visite: teamlewis.com/heforshe

1 Inquridos extremamente + muito preocupados numa escala de 5 pontos.

Metodologia de pesquisa

A investigação foi conduzida pela TEAM LEWIS Foundation para compreender as perceções sobre o impacto desproporcional das alterações climáticas nas mulheres. A TEAM LEWIS Foundation inquiriu a população em geral com 18 ou mais anos de idade, num grupo equilibrado e diversificado de idades, etnias e géneros. Um total de 8.002 pessoas foram entrevistadas em vários países, incluindo Alemanha, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Índia, Israel, México, Reino Unido e Singapura. A pesquisa foi realizada entre 11 de fevereiro e 2 de março de 2022. Os entrevistados foram selecionados de forma independente a partir de dois fornecedores, OpinionRoute e Dynata.

Sobre a HeForShe

Criada pela UN Women, a entidade das Nações Unidas para a igualdade de género e a capacitação das mulheres, o HeForShe é um movimento de solidariedade pela igualdade de género, que convida homens e jovens rapazes a aliar-se para conseguir um mundo mais igualitário. O HeForShe oferece uma abordagem sistemática e uma plataforma direcionada onde uma audiência global pode envolver-se e tornar-se agente de mudança para alcançar a igualdade de género no contexto contemporâneo. O movimento convida pessoas em todo o mundo a unir-se como parceiros para criar uma visão partilhada de um mundo equitativo em termos de género e implementar soluções específicas, e relevantes a nível local, para o bem de toda a humanidade. Para mais informações, visite: HeForShe.org.

Para mais informações

Inês Barbosa

ines.barbosa@teamlewis.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome

Exit mobile version