futuro do trabalho
O futuro do trabalho passa pela democratização total de colaboração digital

A Mind Source, empresa especializada em projetos de Consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, traça o panorama do que poderemos encontrar no futuro do trabalho.

Futuro mais próximo. A pandemia obrigou as empresas e as pessoas a reinventarem formas de trabalho e de vivência.  A pandemia e as suas implicações aceleraram a grande maioria dos processos ligados ao “futuro do trabalho” e impôs às empresas uma estratégia ainda mais focada nos profissionais. Este investimento em recursos humanos e na retenção de talentos é hoje mais importante que nunca. As pessoas são decisivamente o ativo mais valioso das empresas, e esse argumento tornou-se mais claro com o cenário COVID-19.

A afirmação do modelo híbrido. Longos meses de testes e experiências deram a conhecer uma conclusão que é – salvo algumas exceções – unânime. O novo modelo de trabalho é híbrido, proporcionando aos colaboradores a flexibilidade necessária para equilibrarem a sua vida pessoal com as exigências e os deadlines dos projetos profissionais. Esta foi, de resto, uma das conclusões do estudo realizado em 2020 pela Mind Source, durante o primeiro confinamento.

LEIA TAMBÉM: Saber gerir a mudança cultural é fundamental para o sucesso da transformação digital

Novas tecnologias têm um papel a dizer. Na implementação do modelo híbrido, a tecnologia assume, no futuro do trabalho, um papel de primeira linha como enabler de cenários produtivos que beneficiem todos – empresas e colaboradores. Vai verificar-se um aumento do ritmo de transformações tecnológicas, com a disseminação de tecnologias inovadoras como a inteligência artificial, o aumento de automação e a democratização total de colaboração digital.

Futuro do trabalho passa por mais responsabilidade social



Responsabilidade social na linha da frente. A responsabilidade social acolhe, com as implicações óbvias da vida e do trabalho em pandemia, uma relevância renovada. No contexto atual, a forma como as empresas lidam com as suas equipas e como embutem esta responsabilidade no seu modus operandi pode ser amiúde o elemento diferenciador face a outras organizações. No caso da Mind Source, esta responsabilidade social está – não só mas também – materializada na igualdade de oportunidades (valorizando a diversidade e a igualdade de género) e na adoção de planos de apoio aos seus colaboradores numa altura particularmente exigente para todos.

Rui Reis, Executive Director da Mind Source sublinha que “a Mind Source cedo começou a interpretar os indicadores que o primeiro confinamento deu a conhecer. Percebemos rapidamente que o paradigma de trabalho iria alterar-se mais rapidamente que o esperado e estamos já a implementar os processos e tecnologias que permitem às nossas equipas e aos nossos clientes encararem com otimismo as implicações das novas formas” do trabalho do futuro.

LEIA TAMBÉM: Adecco antecipa alterações no local de trabalho num mundo pós-pandemia

A Mind Source foi distinguida em 2020 e pelo 10.º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas Portuguesas para Trabalhar em Portugal, pela entidade Great Place to Work Institute, a autoridade global para a construção, sustentação e reconhecimento de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.

Para mais informações, por favor, contactar:

João Trigo

EDC

T: +351 211 913 070

[email protected]

FONTEMind Source
Artigo anteriorPreparação para o parto: dicas para que tudo corra pelo melhor
Próximo artigoOutSystems: equipa portuguesa cria “app” de sensibilização para o cancro na África do Sul
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome