baterias de fluxo de ferro
Primeiras unidades de baterias de fluxo de ferro resulta da parceria estabelecida entre a Goldbreak e a ESS Tech

Chegam ao Porto de Leixões esta quinta-feira as primeiras baterias de fluxo de ferro (de longa duração) para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica, trazidas pela Goldbreak, empresa portuguesa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia.

A tecnologia inovadora e única na Península Ibérica destina-se a grandes consumidores de energia e pretende ser uma solução alternativa às baterias de lítio, afigurando-se mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%.

A chegada das duas primeiras unidades resulta da parceria estabelecida entre a empresa portuguesa Goldbreak e a empresa norte-americana ESS Tech, Inc, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração. Terão como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, também pela Goldbreak, uma central de produção fotovoltaica. A instalação decorrerá durante o mês de maio.

Baterias de fluxo de ferro são uma solução segura e sem impacto ambiental

As baterias de fluxo de ferro de longa duração possibilitam o armazenamento de energia elétrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia até 12 horas, permitindo a otimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia elétrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção.

“Entre as várias soluções inovadoras para responder à necessária transição energética, substituindo fontes primárias fósseis por renováveis, o armazenamento é fundamental para reduzir ao mínimo a perda de excedentes de produção de energia não consumida no momento em que as fontes estão disponíveis, como o sol, o vento, a água e outras fontes intermitentes” destaca António Queirós, Sócio-Gerente da Goldbreak.

Reforçando que “as baterias de longa duração de fluxo de ferro são uma solução segura e sem impacto ambiental, já que recorrem a elementos (água, ferro e sal) abundantes na natureza. A sua recolha é completamente inócua em termos ambientais e, embora a sua vida útil seja superior a 20 anos, a sua eliminação é igualmente inofensiva ambientalmente”.

Por tudo isto, acreditamos que “a solução de armazenamento de longa duração assegurada pela tecnologia da ESS Tech, Inc. é uma resposta capaz às questões que a transição energética coloca às empresas e aos governos e trazê-la para Portugal é para nós motivo de grande orgulho”.

Para Eric Dresselhuys, CEO da ESS Tech, Inc, “esta parceria demonstra de uma forma consistente o papel central que o armazenamento de energia de longa duração desempenhará num sistema de energia resiliente e sem carbono, demonstrando o papel crítico da tecnologia de fluxo de ferro num sistema de energia descarbonizado”.

Sobre a GOLDBREAK:

A GOLDBREAK é uma empresa dedicada à conceção e entrega de soluções de produção e armazenamento de energia elétrica, cujas soluções apresentadas têm por base tecnologias que garantam o máximo comprometimento com o desígnio da neutralidade carbónica possível. Acreditam que através do esforço coletivo é possível uma transformação da economia e da sociedade no sentido da descarbonização e da redução drástica da emissão de gases com efeito de estufa.

Assessoria de Imprensa:

Teresa Juncal Pires

910 945 790

[email protected]

FONTEGoldbreak
Artigo anteriorPolinizadores em Portugal: Universidade de Coimbra lidera projeto europeu que visa rever e melhorar coleções de referência
Próximo artigoTransporte de equipamento médico: DB Schenker obtém a certificação GDP em mais de 150 delegações
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome