Prémio Aurora-Pons Porrata 2023: professora da UC galardoada

O Prémio Aurora-Pons Porrata é um reconhecimento de uma contribuição científica de destaque nas áreas de reconhecimento de padrões, data mining e áreas afins.

Bernardete Ribeiro, professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio Aurora-Pons Porrata 2023 com a chancela da Associação Internacional de Reconhecimento de Padrões (IPRP). O prémio foi atribuído na cerimónia de encerramento da 26.ª Conferência IberoAmericana de Reconhecimento de Padrões (CIARP), 2023.

«Esta distinção não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma contribuição do esforço de colaboração de alunos e colegas. O prémio motiva-me e inspira-me para continuar a contribuir de forma inovadora na área de Reconhecimento de Padrões e nas suas aplicações», declara a galardoada.

O Prémio Aurora-Pons Porrata é atribuído anualmente a uma investigadora, em reconhecimento de uma contribuição científica de destaque nas áreas de reconhecimento de padrões, data mining e áreas afins.

Bernardete Ribeiro é docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC, ex-diretora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e ex-presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A docente é ainda membro do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, fundadora e diretora do Laboratório de Redes Neuronais Artificiais (LARN), há mais de 25 anos.

As áreas de Machine Learning, Reconhecimento de Padrões, Engenharia Financeira, Classificação de Textos, Processamento de Sinais e as suas aplicações são algumas das áreas de investigação do interesse da docente do DEI.

Atualmente, Bernardete Ribeiro é coordenadora local do Centro de Inteligência Artificial Responsável (CR-AI), editora associada da revista IEEE Transactions on Cybernetics e é um dos 47 cientistas da UC que integra a lista da Universidade de Stanford sobre os cientistas mais citados ao longo da carreira.

Para mais informações

Sara Machado

[email protected]

FONTEUniversidade de Coimbra
Artigo anteriorMuseu do Carro Eléctrico com atividades para as férias de Natal
Próximo artigoNo soMos Restaurant & Lounge os sabores tradicionais portugueses brilham na época festiva
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome