A pandemia coronavírus resultou em mudanças fundamentais de atitudes e expectativas entre trabalhadores e líderes, uma vez que ambos exigem alterações no local de trabalho, na forma como e onde se trabalha, relações laborais e competências futuras, de acordo com novas pesquisas do Grupo Adecco.

O Grupo Adecco, empresa líder mundial em soluções de RH, revelou os resultados do seu mais recente estudo, Reseting Normal: Definição da Nova Era de Trabalho – no qual foi analisado o impacto esperado a curto – e a longo – prazo, da pandemia na reposição das normas do local de trabalho. O estudo foi realizado em maio de 2020, com 8.000 inquiridos (dos 18 aos 60 anos) dos escritórios de oito países, nomeadamente Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e EUA.

Alterações no local de trabalho e na forma como se trabalha, vieram para ficar

O CEO do The Adecco Group, Alain Dehaze, afirmou: “O mundo do trabalho nunca mais voltará ao “normal” que conhecíamos antes da pandemia. A mudança súbita e dramática no panorama do local de trabalho acelerou tendências emergentes como o trabalho flexível, a liderança de elevada inteligência emocional (EQ), a requalificação, ao ponto de serem agora fundamentais para o sucesso organizacional.

À medida que muitos países emergem da fase de crise aguda da pandemia, os empregadores têm a oportunidade de “reiniciar” as práticas tradicionais no local de trabalho – muitos dos quais permaneceram em grande parte inalterados desde a revolução industrial.

Esta investigação sublinha que as atitudes dos trabalhadores mudaram e que as lacunas entre as expectativas da mão de obra e os processos do mercado de trabalho enraizados foram expostas. À medida que entramos na nova era do trabalho, agora é o momento de estabelecer melhores normas que permitam uma mão de obra holisticamente saudável, produtiva e inclusiva para o futuro.

Principais destaques do estudo:

A pesquisa revelou que o mundo do trabalho está pronto para um novo modelo “híbrido”, com três quartos (74%) dos trabalhadores inquiridos concordando com um modelo misto entre trabalho remoto e em escritórios. O ideal universal de passar metade do tempo no escritório (51%) e metade do seu tempo a trabalhar remotamente (49%) ultrapassar geografias, gerações e estatuto parental.

Trata-se de uma das previsíveis alterações no local de trabalho com que os executivos das empresas concordam, com quase oito em cada dez (77%) dos líderes C-suite a concordar que as empresas beneficiarão de uma maior flexibilidade.

Outra constatação gritante poderia assinalar o fim do contrato baseado em horas e semanas de 40 horas de trabalho. Mais de dois terços (69%) dos trabalhadores são a favor de trabalho orientado para resultados, através do qual os contratos se baseiam na entrega em função das necessidades empresariais em vez de imporem o trabalho por número definido de horas. Uma elevada proporção de executivos C-suite (74%) concorda que a duração da semana de trabalho deve ser revista.

A pandemia também exigiu um novo conjunto de competências de liderança e espera-se que estas expectativas acelerem uma reinvenção do líder dos tempos modernos. A inteligência emocional surgiu claramente como o traço determinante do gestor de sucesso de hoje, mas o fosso de soft skills é evidente. Mais de um quarto (28%) dos inquiridos concorda que o seu bem-estar mental se agravou devido à pandemia, com apenas 1 em cada 10 a classificar os seus gestores altamente capacitados em suportar a sua saúde emocional.

Numa natureza semelhante ao trabalho flexível, os resultados demonstram um apetite universal pelo upskilling em massa. Seis em cada 10 dizem que as suas competências digitais melhoraram durante o bloqueio, enquanto outros dois terços (69%) estão à procura de mais upskilling digital na era pós-pandemia. Um vasto leque de competências foi identificado como importante pela força de trabalho, incluindo a gestão remota do pessoal (65%), soft skills (63%) e pensamento criativo (55%).

Por último, as conclusões relativas às alterações no local de trabalho sublinharam a importância de manter a confiança no novo mundo do trabalho. As empresas aceitaram o desafio de apoiar as suas pessoas durante a crise e, consequentemente, a confiança nas empresas aumentou. De facto, 88% dizem que o seu empregador cumpriu ou excedeu as suas expectativas na adaptação aos desafios da pandemia. E com este aumento de confiança vem o aumento das expectativas. Embora o futuro do trabalho seja uma responsabilidade coletiva, 80% dos trabalhadores acreditam que o seu empregador é responsável por garantir um mundo de trabalho melhor pós-Covid e repor normas, em comparação com 73% que dizem que o governo é responsável, 72% que concordam que é uma responsabilidade individual, e 63% que acreditam que o Covid está nas mãos dos sindicatos.

Mais informações:

  • Descarregue o estudo Reseting Normal: Definição da Nova Era do Trabalho aqui.
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