emojis mais usados
Além dos emojis mais usados, Facebook tem identificado um aumento de uso de emojis com proteção facial, de micróbio e vacina

Em antecipação do Dia Mundial do Emoji (World Emoji Day), celebrado a 17 de julho, o Facebook revela hoje quais são os emojis mais usados em Portugal. A nível global, o Facebook revela ainda que, nos últimos três meses, as mulheres criaram mais publicações com emojis do que os homens.

Todos os dias, a qualquer momento, em qualquer local do mundo, as pessoas usam o Facebook e o Messenger para estarem próximas dos seus amigos, familiares e comunidades, e por diversas vezes essa comunicação acontece através de emojis. Os emojis são uma forma de acrescentar humor e vivacidade às nossas conversas, servindo até, ocasionalmente, para expressar um sentimento que não conseguimos traduzir em palavras.

E os emojis também acompanham em tempo real a nossa história. Por exemplo, o Facebook tem identificado um aumento de uso de emojis com proteção facial 😷, de micróbio 🦠, e vacina 💉 , uma consequência natural da pandemia da COVID-19. 

E, afinal de contas, quais são os emojis mais usados em Portugal?

Em Portugal, o emoji mais usado no Facebook e Messenger é o emoji a enviar um beijo 😘, que normalmente pretende demonstrar amor e afeto, sendo também utilizado para nos despedirmos de alguém e desejarmos um bom dia. Os emojis mais usados em Portugal são:

1 – A enviar um beijo 😘

2 – Coração Vermelho ❤️

3 – Agradecimento ou reza 🙏

4 – Bolo de aniversário 🎂

Para os foodies, os emojis são uma forma divertida de expressar o que estamos a comer e a beber num determinado momento, ou até mesmo para sugerir uma ação ou desejo. Em Portugal, os emojis mais usados de comida e bebida são:

1- Bolo de aniversário 🎂

2- Bebida quente

3 – Fatia de bolo 🍰

4 – Chupa-chupa 🍭

5 – Donuts 🍩

LEIA TAMBÉM: CRSex: chegou a primeira rede social portuguesa sobre sexualidade

Recentemente foram lançados novos emojis de comida, com os Mirtilos a liderarem este grupo de novos emojis de comida mais usados em Portugal. 

P’ra menina e p’ró menino…

Quando analisamos o emoji mais utilizado por género em Portugal, existe uma diferença assinalável entre homens e mulheres:

O emoji mais usado pelo género masculino

1 – Emoji a rir até às lágrimas 😂

O emoji mais usados pelo género feminino

1 – Emoji com olhos em forma de coração 😍

As várias gerações também se expressam de diferentes formas e a utilização de emojis não é exceção. O Facebook analisou o top três de emojis mais usados pela Geração Z (entre os 18 e os 24 anos), Millenials/Xennial, (entre os 25 e os 44 anos) e a Geração X e os Baby boomers (mais de 45 anos)

 Geração Z: 

1 – Coração Vermelho ❤️

2 – Emoji a enviar um beijo 😘

3 – Emoji a rir até às lágrimas 😂

Millenials/Xennial:

1 – Emoji a enviar um beijo 😘

2 – Coração Vermelho ❤️

3 – Emoji a rir até às lágrimas 😂

Geração X e Baby boomers: 

1 – Emoji a enviar um beijo 😘

2 – Coração Vermelho ❤️

3 – Agradecimento ou reza 🙏

Dos emojis mais usados para os novos soundmojis

Além de revelar os emojis mais usados em Portugal, o Messenger anuncia hoje o lançamento dos Soundmojis. Os Soundmojis são uma nova forma de enviar clips de som no Messenger. Agora, vai ser possível escolher dentro de uma biblioteca uma série de efeitos sonoros (como grilos 🦗, palmas 👏, bateria 🥁,  e riso maléfico 👻) e excertos de canções populares.

LEIA TAMBÉM: Os jovens e as redes sociais: 75% cria o primeiro perfil com menos de 16 anos

O som é enviado como um emoji, sem palavras, que surpreende ao revelar um som anexado à imagem

O Facebook está a lançar uma nova biblioteca totalmente dedicada aos Soundmojis, que vai ser atualizada com regularidade.

Metodologia: A empresa mediu a utilização de emojis em publicações do Facebook entre 4 de abril e 3 de julho de 2021. Todos os dados são agregados e anónimos. Os dados de sexo e idade são auto-relatados.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Luis Freitas Branco

CorpCom

M: +351 914886676

[email protected]

FONTEFacebook
Artigo anteriorGestão do turismo: Nova SBE debate recuperação e requalificação
Próximo artigoRomeu e Julieta à luz das velas no Ateneu Comercial do Porto
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".