prevencao da obesidade
Aplicativo surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou, por ocasião do Dia Mundial da Obesidade, a app Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos. O aplicativo, desenvolvido em parceria com os estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk Portugal e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios. Tudo a bem da prevenção da obesidade.

Participar na prevenção da obesidade dá direito a prémios, ainda por cima…

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível aqui.

LEIA TAMBÉM: Obesidade infantil: estudo revela que ambiente social contribui para as diferenças de género na atividade física

Sobre esta app, que ajuda na prevenção da obesidade, Mário Silva, Presidente da APCOI, destaca: Depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças”.

Uma visão holística…

Neste contexto, Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere que brincar e colecionar é inerente a todos nós. Faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família ao mesmo tempo que descobrimos deliciosas curiosidades sobre uma alimentação saudável, ainda melhor! Foi essa a missão da ONTOP, ao juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada. Uma receita cheia de diversão a prometer grandes caminhadas na caça aos tesouros espalhados pelo país.”

Para Helena Novais, Diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil. A par da contribuição para a inovação científica nesta área, queremos, em conjunto com a APCOI e outros parceiros, estar na dianteira da prevenção desta doença, apoiando iniciativas vencedoras que atuem ativamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no nosso sistema de saúde”.

LEIA TAMBÉM: Estudo revela associação positiva entre o gene FTO e obesidade abdominal em meninas

app Hérois da Fruta encontra-se já disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android. E ao descarregá-la vai dar um contributo importante para a prevenção da obesidade e a bem da saúde de todos.

Sobre a APCOI:

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por famílias preocupadas em prevenir o Obesidade Infantil, uma doença que afeta uma em cada três crianças e que aumenta o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro.

Sobre a ONTOP:

Liderada por uma equipa portuguesa com mais de 6 anos de experiência em jogos de realidade aumentada, ONTOP foi fundada em 2018 e desde então tem sido reconhecida com inúmeros prémios internacionais. Potencializada pelas tecnologias de realidade aumentada e 5G a ONTOP está posicionada para ser a plataforma de eleição de entretenimento do futuro.

Para mais informações, por favor contacte:

APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

Tel: +351 960 47 47 00

E-mail: [email protected]

Carla Rodrigues

[email protected]

+351 915 193 379

Fábio Duarte

[email protected]

+351 911 774 428

FONTEAPCOI
Artigo anteriorSargaço: projeto da Universidade de Coimbra aposta na valorização
Próximo artigoRHmais promove Conversa InPar sobre o Humor no Trabalho
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome