os jovens e as redes sociais

Nesta semana em que se celebra o Dia Mundial das Redes Sociais, a WIKO, empresa europeia de smartphones, quis perceber a relação entre os jovens e as redes sociais, especificamente no que diz respeito aos portugueses. Como as utilizam e para que recorrem às mesmas, maioritariamente.

Através de uma sondagem nas suas redes sociais, a marca descobriu que 75% destes jovens criou o seu primeiro perfil nas redes sociais com menos de 16 anos (idade mínima proposta pelo governo português para utilização de redes sociais sem acompanhamento familiar) e que apenas 8% o fez após os 20 anos. Entre essas duas idades, 18% dos jovens criaram o seu primeiro perfil.

A relação entre os jovens e as redes sociais é motivada por diversos fatores, de ordem distinta

Quando questionados sobre qual a utilização que dão às redes sociais, a maioria dos participantes afirma que as utiliza para falar com amigos e família, com 64% das respostas. Segue-se ver notícias, com 16%, publicar conteúdo, com 13%, e apenas 7% confessa recorrer às mesmas para conhecer novas pessoas.

Não é novidade que os desafios virais e esta dinâmica entre os jovens e as redes sociais chegaram para ficar. Alguns dos mais famosos são o #IceBucketChallenge ou, mais recentemente, o #PillowChallenge, que ganhou a sua forma durante a quarentena, em que as pessoas tiravam uma fotografia com uma almofada à frente, com certos acessórios glamourosos, como se fosse essa a vestimenta adotada nestes dias. No entanto, segundo dados recolhidos pela marca, apenas 32% dos jovens participa neste tipo de desafios virais das redes sociais, sendo que 68% afirma que não o faz.

Segundo um estudo da Markest em 2019, realizado com base em 809 entrevistas, os portugueses consideram o Facebook a rede social mais interessante e o Instagram a mais atual. Destes inquiridos, 83% visita sites de redes sociais várias vezes por dia, 44% também ouve música quando acede às redes sociais e 59% aderiu às redes sociais para manter o contacto com pessoas que estão longe.

Sobre a WIKO

A WIKO, marca europeia dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de telemóveis, nasce em Marselha, em 2011. Atualmente, conta já com 30 milhões de utilizadores e está presente em mais de 30 países. A WIKO ocupa o 4º lugar das marcas mais vendidas no mercado de telefonia livre na Europa Ocidental e encontra-se no TOP 5 do mercado móvel em países como França, Itália, Bélgica e Portugal. Impulsionada pelo sucesso alcançado no mercado Europeu, a WIKO está a expandir a sua presença nos mercados da Ásia, África e Médio Oriente. Em 2019, a marca chega ao continente americano e abre dois escritórios nos Estados Unidos da América.

A WIKOmobile Iberia, por sua vez, é a empresa responsável pelo desenvolvimento da marca WIKO em Espanha e Portugal. Desde agosto de 2013 que dedica os seus esforços a oferecer o melhor serviço e a mais recente tecnologia nestes mercados.

Para mais informações à imprensa, por favor, contactar:

Andreia Ramos | [email protected] | 936 101 395

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