apps for good
Apps for Good Portugal recebeu recentemente o Prémio UNESCO para as Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores

A OutSystems, empresa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, acaba de anunciar uma parceria tecnológica com o CDI Portugal, responsável pelo Apps for Good Portugal, que vai permitir acelerar a digitalização deste programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolverem problemas sociais.

Com a concretização desta parceria, a tecnologia OutSystems foi o pilar para o desenvolvimento da nova plataforma tecnológica, através da qual, professores, alunos e experts colocam em prática o programa reconhecido internacionalmente e líder na inclusão digital de alunos e professores e na contribuição para a evolução do modelo educativo atual.

“Um dos nossos pilares está em concentrarmo-nos em tecnologias relevantes e inovadoras. Ao combinar o poder do desenvolvimento de alta produtividade com recursos móveis avançados da OutSystems, com o know-how de implementação da AB Consulting,  responsável pelo desenvolvimento e implementação do projeto, garantimos a possibilidade de criarmos uma plataforma inovadora, flexível e evolutiva que permita o desenvolvimento  nacional e internacional do Apps for Good. A localização da plataforma em Portugal permitir-nos-á estar em permanente atualização de conteúdos e processos e, assim, dar uma melhor resposta às especificidades do programa nacional”, diz João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

LEIA TAMBÉM: Softwares brasileiros: 10 programas para estar atento em 2021

“Para a AB Consulting, participar num programa e organização desta natureza, foi um desafio que agarramos com muito orgulho. Desenvolver em tempo recorde a plataforma da Apps for Good, que permite aos professores criarem o seu ambiente de trabalho e colaboração com as suas equipas, só foi possível através da utilização da tecnologia OutSystems”, refere Nuno Dias, Delivery Manager da AB Consulting.

Apps for Good recebeu prémio da UNESCO

Através desta plataforma, que poderá ser aplicada a outros países onde o Apps for Good está presente, os professores (de todas as áreas disciplinares) e os alunos terão acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de cinco passos. Além dos vários cursos disponíveis, será ainda possível convidar alunos e professores a criar equipas, partilhar ficheiros e mensagens, entre outras funcionalidades. Para apoiar no desenvolvimento deste programa, os participantes terão ainda acesso a uma rede de especialistas (Experts) que se ligam online, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas.

A OutSystems junta-se, assim, à rede de parceiros do CDI Portugal e, dessa forma, irá divulgar a sua missão não só perante a comunidade estudantil, mas também junto das empresas e entidades institucionais nacionais e internacionais que acompanham os programas e projetos desta organização não governamental.

O CDI Portugal é responsável pelo Apps for Good, um programa que pretende cativar jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático, mas também responsável pelo Switch to Innovation, e por outros projetos que têm como objetivo a inclusão e inovação social e digital.

LEIA TAMBÉM: Tutoria eletrónica: “app” lusa Tutory’all quer aproximar estudantes de todo o País

Recorde-se que o Apps for Good Portugal recebeu recentemente o Prémio UNESCO – Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores. A UNESCO reconheceu internacionalmente a abordagem inovadora do Apps for Good para melhorar o desempenho e a eficácia dos professores para uma educação de qualidade para todos e é a primeira vez que Portugal recebe este prémio.

Sobre a OutSystems:

A OutSystems foi fundada em Portugal em 2001 com a missão de dar a cada empresa o poder de inovar através do software. As ferramentas de alta produtividade, conectadas, e assistidas por IA da plataforma de aplicações da OutSystems ajudam os programadores a construir e a implementar rapidamente várias aplicações em qualquer lugar que as empresas precisem. Com mais de 350.000 membros na comunidade, 1.200 funcionários, 350 parceiros e milhares de clientes ativos em mais de 61 países e em 22 setores, a OutSystems alcançou uma escala global tremenda, ajudando as organizações a mudar a maneira como desenvolvem aplicações.

Sobre o CDI:

O CDI nasceu no Brasil há 25 anos. Esta Organização-Não Governamental foi fundada por Rodrigo Baggio e é uma das mais reconhecidas ONG’s a nível mundial. Em Portugal, o CDI é responsável pelo Apps for Good e pelo Switch to Innovation (Centro de Cidadania Digital de Valongo).

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Cátia Gil

CorpCom

t: +351 213 026 150 

m: +351 96 550 02 07

Mail: [email protected]