Gestão do turismo

A Nova SBE, através do Westmont Institute of Tourism and Hospitality (WiTH), organizou uma sessão de debate interativo entre a universidade, vários dos principais empresários do setor do turismo e hotelaria e entidades oficiais do turismo, sobre os atuais desafios da gestão do turismo num contexto de recuperação do setor e as áreas na formação em gestão que precisam de ser desenvolvidas e reforçadas para fazer face a esses desafios.

Pestana, Altis, Ritz, Onyria, VIP Hotels, Nau Hotels, Intercontinental, Ana Aeroportos, ECS Capital, Norfin, Hoti Hotéis, FeelsLikeHome, ALEP, AHP, Turismo de Cascais, Turismo de Portugal e o Gabinete da Secretária de Estado do Turismo, fizeram parte desta primeira iniciativa de reflexão conjunta promovida pelo WiTH. O instituto pretende promover de forma contínua estes fóruns de aproximação às necessidades do setor e constituir-se como um parceiro ativo na construção de soluções que apoiem o seu desenvolvimento futuro e a continuação de uma boa gestão do turismo em solo nacional.  

A gestão do turismo em tempos de incertesa

O atual contexto de incerteza provocado pela pandemia, e a consequente e desgastante volatilidade das medidas sanitárias que ditam as restrições das viagens, exige aos líderes uma capacidade de transformar as suas organizações, preparando-as para os desafios imediatos e futuros, e adaptando as formas de relacionamento com os seus clientes, cujo padrão se alterou com a pandemia.

Neste âmbito foram abordados os importantes temas da sustentabilidade, digitalização, inovação, marketing, experiência do cliente, liderança e cultura.

Os resultados obtidos identificaram um conjunto de orientações sobre temas e conteúdos que serão incorporados num portefólio de formação da Nova SBE para o setor, capaz de responder da melhor forma possível às necessidades das empresas, apoiando-as no seu processo de transformação.

Daniel Traça:

Juntámos aqui os líderes dos principais grupos hoteleiros em Portugal e outras entidades ligadas ao setor do Turismo com o objetivo de ouvir deles os desafios que têm e perceber em que medida é que poderíamos ajudar. Deste ponto de vista, foi muito útil. Queremos que o setor nos veja, Nova SBE e este campus de Carcavelos, como um espaço onde a indústria se junta, discute os grandes desafios do futuro, e lança desafios para que depois nós, como escola e centro de reflexão e ação, possamos desenvolver soluções que ajudem o setor a enfrentar os seus desafios. No fundo, o grande objetivo é criar condições para que o Turismo em Portugal esteja na liderança daquilo que se faz internacionalmente na sustentabilidade e no digital, com recursos humanos com as competências indispensáveis à sua competitividade no futuro”.
 
Luis Araújo:

É sempre importante esta partilha de ideias e de desafios, entre o setor, instituições públicas, as associações e a academia, principalmente numa altura em que temos que ganhar dimensão e ser ainda mais competitivos! Aqui discutimos os desafios em Portugal para o futuro do setor: a sustentabilidade, o digital, a fidelização do cliente e o papel da formação e da academia nesta área tão específica, que precisa tanto de coordenação para poder contribuir ainda mais para a economia. A proximidade entre a Universidade e as empresas é essencial e este encontro serviu precisamente para partilhar e propor soluções com enfoque claro no território – o tabuleiro onde tudo se joga – e no cliente – um recurso tão escasso nos dias que correm pelas limitações de mobilidade existentes.

Sobre o Westmont Institute of Tourism & Hospitality

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e o Westmont Hospitality Group (WHG), um grupo internacional de gestão e operação de hotéis, criaram uma parceria para desenvolver e promover a educação na hotelaria, turismo e gestão de serviços: o Westmont Institute of Tourism & Hospitality (WITH). 

Através da procura pela excelência, pela inovação e pelo impacto no cerne da sua missão, o WITH traz uma oferta única, combinando conhecimentos práticos de hospitalidade num contexto académico e empresarial. 

O foco do WITH está na criação e na preparação dos líderes e empreendedores do futuro, utilizando o conceito de hospitalidade como uma função para a excelência do serviço.  O WITH concentrar-se-á igualmente no desenvolvimento do turismo sustentável nos países africanos, como componente vital do crescimento económico dos países em desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM: Turismo do Porto e Norte lança nova série de filmes promocionais

Sobre o Westmont Hospitality Group

Fundado em 1975, o Westmont Hospitality Group, começou com um único hotel na América do Norte, cresceu e tornou-se num dos maiores grupos hoteleiros do mundo.

Ao longo dos anos, o Westmont teve participação acionista e operou mais de 1.100 hotéis. Atualmente, gere mais de 400 hotéis em três continentes. Westmont formou alianças estratégicas com muitas das maiores marcas de hotéis do mundo, incluindo Fairmont, InterContinental Hotels Group, Hilton, Accor, Starwood, Wyndham, Choice Hotels, Renaissance, Radisson e Best Western. A empresa é uma das maiores franqueadas e co-proprietárias de hotéis IHG e hotéis Hilton em todo o mundo. Westmont detem um portfólio muito diversificado que abrange deste hotéis económicos e aparthotéis a hotéis de média e grande dimensão destinados ao segmento MICE, passando ainda por hotéis de charme e resorts de luxo.

Para mais informações

Liliana Ferreira – 939.743.141 – [email protected]

FONTENova SBE
Artigo anteriorSilves Medieval veste cidade com cores e adereços de outrora
Próximo artigoE os emojis mais usados em Portugal são…
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".