Saúde ocular: descubra como uma alimentação saudável a influencia

Já ouviu falar que a cenoura faz bem aos olhos, correto? De uma maneira geral, os nutrientes de todos os alimentos contribuem, se ingeridos regularmente, para uma boa visão ao longo da vida, podendo mesmo prevenir certos problemas de saúde ocular, como a degeneração macular da idade, cataratas ou até glaucomas. Mas, 7 em cada 10 crianças não ingerem frutas e legumes na quantidade recomendada pela OMS...

saúde ocular
Se seguir uma dieta rumo a uma boa saúde ocular, o acompanhamento de um profissional de nutrição é essencial

Uma dieta alimentar variada será sempre a receita correta para uma vida saudável e, consequentemente, uma melhor saúde ocular. De acordo com uma investigação realizada por investigadores da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), realizada junto de 12.764 alunos no ano letivo 2017/2018, 74,9% das crianças entre os 2 e os 10 anos não cumpre a recomendação internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma ingestão mínima diária de cinco porções de fruta e legumes, o que é preocupante.

Segundo as Ópticas Conselheiros da Visão, existem alimentos que, graças às suas propriedades, são mais indicados para serem ingeridos se for diagnosticado um determinado problema – e, neste caso, o acompanhamento de um profissional de nutrição é essencial. No entanto, existem alimentos que, graças aos seus nutrientes contribuem, sempre para uma boa visão.

Frutas e legumes: uma combinação para uma boa saúde ocular

A ingestão de vitamina C ajuda a prevenir o aparecimento de cataratas. Frutos como os citrinos, mas também kiwi, morango, groselhas, papaia, manga ou mamão são ricos nesta vitamina.

Os vegetais de folha verde-escura e os pimentos são igualmente bons para a saúde ocular, ajudando a diminuir a degeneração macular provocada pela idade, assim como a vitamina A, que faz parte de outros alimentos como cenoura, abóbora, tomate ou espinafres.

Se não aprecia comer estes vegetais crus ou cozinhados a solo, pode sempre preparar deliciosos sumos que contenham um ou dois dos frutos mencionados acima e uma ou duas folhas verdes.

Não precisa de beber um sumo destes todos os dias, provavelmente dois a três dias por semana será suficiente, a pensar na sua saúde ocular. Se preferir ingeri-los ao pequeno-almoço, pode intercalar nos outros dias com cereais integrais (pão integral ou aveia), ricos em fibra, e que são ótimos para a prevenção do glaucoma, por exemplo.

A família dos ómegas nunca desilude

A família dos ómegaspeixe, amêndoas, azeite ou óleo de linhaça para vegetarianos – é um excelente lubrificante ocular. O manjericão e os orégãos possuem luteína, que ajuda a manter os vasos sanguíneos do olho saudáveis. Os ovos, de galinha ou codorniz, de preferência cozidos, são também uma boa fonte de vitamina A.

A verdade é que a lista de benefícios dos alimentos adequados a manter a visão saudável é interminável e basicamente todos os que a Natureza nos dá têm propriedades positivas.

Quanto às crianças, é muito importante começar a introduzir todos os alimentos na sua dieta à medida que o pediatra for autorizando, mesmo que seja necessário “mascarar” alguns deles, como no caso dos sumos, por exemplo.

Sobre as Ópticas Conselheiros da Visão:

As Ópticas Conselheiros da Visão são constituídas por um conjunto de ópticas, caracterizadas por uma forte especialização nos vários sectores da sua atividade – óptica ocular, optometria, contactologia e ortóptica. As Ópticas Conselheiros da Visão (GCV) possuem uma rede com cerca de 200 lojas em Portugal, algumas já centenárias, caracterizadas por uma localização de proximidade com os seus utentes e um atendimento personalizado, sendo estes os principais fatores de diferenciação. Desde a sua fundação em 1989, foram crescendo de forma sustentável e consolidada, alargando a rede que detêm hoje, distribuída por mais de 130 associados, em 2014.

Para mais informações à imprensa, por favor, contactar:

Andreia Ramos | [email protected] | 936 101 395

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome