Uma dieta alimentar variada será sempre a receita correta para uma vida saudável e, consequentemente, uma melhor saúde ocular. De acordo com uma investigação realizada por investigadores da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), realizada junto de 12.764 alunos no ano letivo 2017/2018, 74,9% das crianças entre os 2 e os 10 anos não cumpre a recomendação internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma ingestão mínima diária de cinco porções de fruta e legumes, o que é preocupante.
Segundo as Ópticas Conselheiros da Visão, existem alimentos que, graças às suas propriedades, são mais indicados para serem ingeridos se for diagnosticado um determinado problema – e, neste caso, o acompanhamento de um profissional de nutrição é essencial. No entanto, existem alimentos que, graças aos seus nutrientes contribuem, sempre para uma boa visão.
Frutas e legumes: uma combinação para uma boa saúde ocular
A ingestão de vitamina C ajuda a prevenir o aparecimento de cataratas. Frutos como os citrinos, mas também kiwi, morango, groselhas, papaia, manga ou mamão são ricos nesta vitamina.
Os vegetais de folha verde-escura e os pimentos são igualmente bons para a saúde ocular, ajudando a diminuir a degeneração macular provocada pela idade, assim como a vitamina A, que faz parte de outros alimentos como cenoura, abóbora, tomate ou espinafres.
Se não aprecia comer estes vegetais crus ou cozinhados a solo, pode sempre preparar deliciosos sumos que contenham um ou dois dos frutos mencionados acima e uma ou duas folhas verdes.
Não precisa de beber um sumo destes todos os dias, provavelmente dois a três dias por semana será suficiente, a pensar na sua saúde ocular. Se preferir ingeri-los ao pequeno-almoço, pode intercalar nos outros dias com cereais integrais (pão integral ou aveia), ricos em fibra, e que são ótimos para a prevenção do glaucoma, por exemplo.
A família dos ómegas nunca desilude
A família dos ómegas – peixe, amêndoas, azeite ou óleo de linhaça para vegetarianos – é um excelente lubrificante ocular. O manjericão e os orégãos possuem luteína, que ajuda a manter os vasos sanguíneos do olho saudáveis. Os ovos, de galinha ou codorniz, de preferência cozidos, são também uma boa fonte de vitamina A.
A verdade é que a lista de benefícios dos alimentos adequados a manter a visão saudável é interminável e basicamente todos os que a Natureza nos dá têm propriedades positivas.
Quanto às crianças, é muito importante começar a introduzir todos os alimentos na sua dieta à medida que o pediatra for autorizando, mesmo que seja necessário “mascarar” alguns deles, como no caso dos sumos, por exemplo.
Sobre as Ópticas Conselheiros da Visão:
As Ópticas Conselheiros da Visão são constituídas por um conjunto de ópticas, caracterizadas por uma forte especialização nos vários sectores da sua atividade – óptica ocular, optometria, contactologia e ortóptica. As Ópticas Conselheiros da Visão (GCV) possuem uma rede com cerca de 200 lojas em Portugal, algumas já centenárias, caracterizadas por uma localização de proximidade com os seus utentes e um atendimento personalizado, sendo estes os principais fatores de diferenciação. Desde a sua fundação em 1989, foram crescendo de forma sustentável e consolidada, alargando a rede que detêm hoje, distribuída por mais de 130 associados, em 2014.
Para mais informações à imprensa, por favor, contactar:
Andreia Ramos | andreia.ramos@edc.pt | 936 101 395