A YData, startup portuguesa incubada na Startup Lisboa, é a vencedora da distinção Born from Knowledge (BfK), atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do Prémio Jovem Empreendedor, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com que a ANI fechou recentemente uma parceria. O projeto, que receberá hoje, 13 de dezembro, a distinção, disponibiliza dados não decifráveis e que não colocam em causa a privacidade na internet, de pessoas a diversos setores de atividade: Banca, Saúde, Retalho, Smart Cities, Energia, Turismo, Mobilidade, Seguros e Portos e Transporte Marítimo. A ANI considerou a YData como a melhor candidata de base científica e tecnológica a concurso, que lhe valerá o troféu “Árvore do Conhecimento” e um prémio monetário de 5 mil euros.

Solução da Ydata assegura a privacidade na internet com recurso a inteligência artificial

Numa altura em que as empresas necessitam como nunca de dados para poderem concorrer globalmente e em que, ao mesmo tempo, os utilizadores temem cada vez mais pela sua privacidade, a YData, fundada em meados deste ano por Gonçalo Martins Ribeiro e Fabiana Clemente, criou uma solução que, recorrendo à Inteligência Artificial, cria novos dados sintéticos semelhantes aos originais, que além de garantir a privacidade dos usuários, não são propriedade das organizações.

Com um investimento inicial entre os 10 a 15 mil euros, a Ydata será anunciada amanhã como a empresa vencedora da distinção BfK. O prémio será entregue hoje, 13 de dezembro, às 9h30, no decurso da 22ª Feira do Empreendedor, organizada pela ANJE e que se prolonga até sábado, 14. O evento terá lugar na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e terá como mote a sustentabilidade. O Prémio Jovem Empreendedor é a mais recente distinção nacional a que a ANI, através do BfK, se associa. Distingue promotores de ideias de negócio e fundadores de empresas em fases iniciais de desenvolvimento, com um prémio de 10 mil euros para aplicar no capital social da empresa e também serviços de formação, coaching, incubação, aceleração, mentoria e networking no valor de 15 mil euros.

“O BfK distingue projetos inovadores de base científica e tecnológica que respondam a desafios da sociedade e o YData não podia estar mais enquadrado neste propósito. Isto porque responde a duas necessidades muito prementes no mundo atual: a privacidade dos nossos dados em ambiente digital e a disponibilização dos mesmos às organizações. Democratiza os dados, ao mesmo tempo que nos protege, permitindo o progresso, mas sem nos expor. Para isso, usa ferramentas de Inteligência Artificial, apresentando por isso uma solução original, que responde a problemas concretos e tecnologicamente avançada”, adianta António Bob Santos, administrador da Agência Nacional de Inovação.

Refira-se que o Born from Knowledge é promovido pela ANI no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações
MARLENE SILVA | Pure
T. 910 520 325 | E. [email protected] | Skype: marlenesilva.pure

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome