desperdicio alimentar
App contra o desperdício alimentar conta com 270.000 utilizadores e cerca de 2.000 comerciantes parceiros

Presente em Portugal desde 2016, a empresa líder no combate ao desperdício alimentar e não alimentar na Europa, com mais de 60 milhões de refeições salvas desde a sua criação (2014), acaba de lançar o seu novo serviço, sob a forma de aplicação informática.

O problema: todos os anos desperdiçamos um terço da produção alimentar mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Isto é o mesmo que dizer que um terço do que produzimos é produzido para nada. Se este desperdício alimentar fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois biliões de pessoas.

Em Portugal, de acordo com o relatório do projeto PERDA, de 2012, são desperdiçados cerca de um milhão de toneladas de alimentos, o equivalente a 17% da nossa produção anual. Deste desperdício alimentar, cerca de 28% tem origem na distribuição e comércio dos alimentos, e perto de 32% tem origem no consumo doméstico e restauração. Aproximadamente, 50.000 refeições são deitadas fora, todos os dias, nos nossos restaurantes.

Estes números são chocantes e motivaram a vinda da Phenix para Portugal. O cenário torna-se ainda mais grave quando pensamos que não existem dados acerca do desperdício não alimentar, aquele que provém de bens não alimentares (eletrodomésticos, produtos de limpeza, higiene pessoal, calçado e vestuário, etc.).

Combate ao desperdício alimentar em três frentes

As soluções: a pensar em várias frentes, a Phenix tem como objetivo reduzir o desperdício alimentar e não alimentar nas cadeias de distribuição (retalhistas e grossistas), bem como no comércio local, destacando três serviços fundamentais:

• A conversão dos excedentes de supermercados em doações para diversas instituições de solidariedade social. Trabalhamos nesta solução com o Continente e o E.Leclerc. Prestamos consultoria anti-desperdício, damos formação aos colaboradores, bem como encaminhamos os excedentes para doações a diversas instituições com quem colaboramos de perto (mais de 100, entre elas a Cáritas, Refood, AMI, Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo, entre outras);

• A conversão dos excedentes para consumo animal (Kausa Animal, NAAAS – Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra, Animalife, Gaticão, entre outros);

• O combate ao desperdício de comida e outros produtos do comércio local, através da nossa aplicação móvel, a Phenix App, lançada em Portugal no dia 1 de Outubro.

Para além do trabalho que efetuado junto das cadeias de grande distribuição e comércio alimentar em Portugal, a Phenix percebeu que era necessário desenvolver uma solução complementar, facilmente disponível para qualquer cidadão dar o seu contributo contra o desperdício alimentar: foi assim que surgiu a aplicação móvel, a Phenix App.

Phenix App permite poupanças até 50% nos preços dos produtos

Para já disponível em Lisboa e Cascais, com mais de 25 lojas aderentes, a Phenix pretende que a aplicação, que é gratuita para sistema Android e IOS, funcione como um local onde as pessoas possam dar o seu contributo para combater o desperdício, ajudando diversos restaurantes, pastelarias, mercearias, cafés e até lojas como floristas, a venderem os seus excedentes. Esses produtos, que de outra forma iriam para o lixo, são vendidos na aplicação com preços que podem apresentar reduções até 50%.

Os produtos são colocados à venda na aplicação sob a forma de cabazes. O comerciante insere o cabaz na aplicação com um breve descritivo do que contém, permitindo ao utilizador saber o que está a adquirir. Desta forma, reduz-se o risco dos consumidores acabarem por desperdiçar o que estão a comprar. Os comerciantes definem também o horário em que o utilizador pode passar na loja para levantar o seu cabaz, geralmente no período de final de tarde. Os cabazes poderão ser tão diversificados como refeições prontas a comer, frutas e legumes, pastelaria, padaria, produtos de mercearia como queijos e compotas, entre muitos outros.

Também é possível selecionar facilmente os produtos que se adequam a diferentes regimes alimentares com um sistema de filtros que contempla diversas opções (vegan, vegetariano, sem glúten, kosher, hallal, sem lactose, etc.).

Os utilizadores podem também escolher as suas lojas favoritas: sempre que uma dessas lojas colocar um cabaz à venda, uma notificação automática é enviada para o seu smartphone, a informar que novos produtos estão disponíveis.

App anti – desperdício alimentar com preocupações de custo justo

Ao contrário de outras soluções que existem no mercado, que aplicam descontos enormes nos produtos, com a Phenix App pretende-se que os preços se fixem nos 50% de desconto, pois esta é a forma mais justa para o comerciante e para o utilizador.

Dessa forma, o comerciante consegue recuperar um pouco mais que o preço de custo do produto e os utilizadores conseguem um bom negócio, com um desconto justo, por aquilo que será, à partida, um produto desperdiçado.

Outro fator que distingue a Phenix App enquanto aplicação é que vai muito para além do sector da restauração. O foco passa por todo o desperdício alimentar e não só o proveniente de restaurantes.

É ainda possível saber ao pormenor quanto dinheiro já se poupou nas suas compras anti-desperdício e quantos quilogramas de Co2 já se evitou que fossem libertados em vão para a atmosfera. Para isso basta aceder à área pessoal e ver o contador de Co2!

A Phenix estima que uma família de dois adultos e uma criança, que passe a fazer as suas compras mensais através da aplicação, consiga uma poupança até 150€, para além de todo o benefício ambiental.

Sistema de pontos e recompensas

A Phenix App possui também um sistema de pontos, em que 5% do valor de cada cabaz é devolvido ao utilizador para continuar a fazer compras anti-desperdício alimentar. Criou-se assim um sistema que recompensa aos utilizadores. A Phenix propõe-se, desta forma, financiar as ações anti-desperdício alimentar de quem usa a aplicação.

Os planos de expansão da Phenix App incluem a região do Grande Porto, onde pretende ter uma presença forte até ao final deste ano.

De acordo com Frederico Macedo Santos, CEO da Phenix em Portugal, foi importante desenvolver estas soluções, pois “chegámos à conclusão que o problema não provém só de uma parte ou outra da cadeia de produção, distribuição e consumo, mas é sim um cenário crítico em que todos os intervenientes têm responsabilidades. Sempre que desperdiçamos um bem, seja ele alimentar ou não, estamos a contribuir para desperdiçar tudo o que esteve por trás da produção do mesmo: energia, recursos hídricos, capital humano, custos económicos, bem como os custos ambientais que estão associados à sua produção. O nosso objetivo passa por criar uma rede de cidadãos, empresas e instituições empenhadas no combate ao desperdício alimentar, fazendo com que todos se tornem parte da solução. O novo passo nesse sentido é dado com a nossa aplicação móvel, a Phenix App. O combate ao desperdício não é um negócio, mas sim uma obrigação de todos e cada um. Para nós, o nome da nossa empresa reflete o nosso espírito: tal como a Phenix renasceu das cinzas, também nós pretendemos que os produtos desperdiçados renasçam com um novo propósito”.

App contra desperdício alimentar com 270 mil utilizadores em cinco países

Atualmente a aplicação conta com 270 000 utilizadores e cerca de 2000 comerciantes parceiros, nos 5 países onde está presente (França, Bélgica, Suíça, Portugal e Espanha). O seu lançamento em Portugal tem tido uma boa recetividade por parte dos comerciantes e dos cidadãos bem como captado o interesse dos movimentos e atores do desperdício zero em Portugal. Contamos já com mais de 4000 utilizadores só em Portugal.

Sobre a Phenix Portugal

Criada em 2016. como parte da expansão internacional da Phenix, somos responsáveis por evitar o desperdício de cerca de 900 mil refeições e de cerca de 100 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 2 mil toneladas de Co2 para a atmosfera, só em Portugal. Colaborando de perto com o Continente e o E.Leclerc, ajudamos estes parceiros a reduzir o seu desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 100 instituições parceiras. Temos escritórios em Lisboa e no Porto (Vila Nova de Gaia) atuando para já nestes 2 distritos, contando com uma equipa de 10 colaboradores empenhados em reduzir o desperdício em Portugal. Recentemente lançámos o nosso novo serviço anti-desperdício, focado no comércio local e no público em geral, a Phenix App, que conta já com mais de 4000 utilizadores só em Portugal.

SOBRE A PHENIX:
A Phenix é a empresa europeia líder no combate ao desperdício, alimentar e não alimentar, com mais de 60 milhões de refeições salvas do lixo, 135 mil toneladas de emissões de Co2 evitadas para a atmosfera e mais de 150 toneladas de produtos não alimentares salvos do desperdício desde que iniciou atividade. Criada e em 2014 em França, a Phenix está determinada a construir um mundo sem desperdício, tendo uma equipa de mais de 150 profissionais espalhados por 3 países da Europa que, diariamente desenvolvem soluções inovadoras, para assegurar que produtos não vendidos, alimentares e não alimentares, nunca se transformem em lixo.




Informações adicionais:
Eurico Estêvão
Communication Manager – Phenix Portugal
Tel.: + 351 917 687 827
Email: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome