
A Phenix, marca de referência no combate ao desperdício alimentar na Europa, comemora o seu 6.º aniversário em Portugal, assinalando mais de 29 milhões de refeições salvas. Em 2016, a empresa chegou a Portugal com o seu programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a IPSS, e, mais tarde, criou também uma app antidesperdício, que permitiu conectar o comércio local ao consumidor final.
Ao longo de seis anos de atuação, e através de soluções criadas para facilitar o combate ao desperdício por parte de todos os portugueses, a Phenix ajudou a salvar quase 17 toneladas de alimentos, impedindo que mais de 33 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Em percentagens, e em relação ao ano de 2016, foram salvas pela empresa mais 68% de refeições, foram evitadas mais 61% de emissões de dióxido de carbono e, só nos últimos dois anos, o serviço de doações teve um crescimento de 63%. Ainda em relação a este programa, os produtos de limpeza (73%), os produtos para animais (73%), os produtos de pequeno-almoço (64%), os produtos de padaria e de pastelaria (59%) e os produtos têxteis (58%), compuseram os 5 tipos de artigos com maior taxa de doação sobre o desperdício, em 2022.
Por meio de uma ação contínua na gestão de recursos das empresas parceiras, através de uma auditoria inicial para aferir o nível de desperdício alimentar, e através da prestação de formação contínua na triagem, separação e acondicionamento dos excedentes, a Phenix já permitiu que mais de 1.072 instituições particulares de solidariedade social fossem beneficiadas. Atualmente, intervém em mais de 350 lojas de retalho, que incluem as insígnias Sonae, Brisa, E’Leclerc, Hotéis Júpiter, entre outros.
App contra o desperdício alimentar da Phenix opera em seis cidades lusas
Alice Campos, Coordenadora de Núcleo na Refood Braga, uma das instituições que recebe o apoio da Phenix, refere que “numa altura tão conturbada como a de pandemia, em que os restaurantes se encontravam encerrados, foi a Phenix que permitiu que a Refood Braga mantivesse as portas abertas. Os pedidos de apoio aumentaram 50% e o nosso trabalho ficou totalmente dependente desta parceria. Neste momento, apoiamos 197 pessoas, das quais 56 crianças e 7 adultos em situação de emergência alimentar. A Phenix possibilita que consigamos colmatar as necessidades destas pessoas e, simultaneamente, combater o desperdício alimentar”.
Fábio Almeida, Coordenador Geral da Associação Cultural Moinho da Juventude, partilha que “as doações Phenix têm tido um impacto bastante significativo na dinâmica quotidiana da nossa associação. De modo particular, tem contribuído no aumento da capacidade de resposta da nossa Cantina Social perante o aumento dos pedidos de solidariedade por parte das famílias, em situação de vulnerabilidade económica, cujos pedidos triplicaram como resultado da conjuntura pandémica. Esta sinergia não seria possível sem a cooperação da Phenix”.
LEIA TAMBÉM: Desperdícios têxteis: start-up cria tecnologia que permite redução
Em paralelo com o programa de doações, a app contra o desperdício alimentar da Phenix já tem presença em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra, conectando o excedente alimentar de pequenos estabelecimentos comerciais ao consumidor final, através de cabazes de alimentos, permitindo que estes sejam salvos do desperdício a um terço do preço habitual de venda ao público. Ao longo de três anos de existência, a aplicação já conta com mais de 210 000 utilizadores e com mais de 1 200 estabelecimentos aderentes.
Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, orgulha-se destes seis anos de atuação e refere que “é com grande satisfação que vemos o culminar do esforço de toda a equipa Phenix em mais um aniversário. Particularmente nos últimos dois anos de trabalho, apesar do desafio que foi enfrentar uma pandemia, otimizámos e desenvolvemos novas tecnologias e plataformas, que resultaram em salvar, só em Portugal, mais de 13 milhões de quilos de alimentos. São muitas instituições e associações apoiadas, muitas famílias com refeições asseguradas, e este percurso enche-nos de orgulho. Um orgulho que queremos fazer chegar ainda a mais stakeholders, parceiros, instituições, e reguladores, de forma a mitigar o desperdício alimentar. Ainda há muito por fazer, e um esforço conjunto ainda maior é o que nos falta para continuarmos a fazer mais e melhor. O apoio e interesse de todas as partes é essencial para cuidarmos do nosso planeta, da nossa casa”.
Para 2023, a Phenix perspetiva aumentar os seus resultados, beneficiando ainda mais instituições e pessoas em situação de carência, e aumentando o seu número de parceiros doadores, que contribuem para a redução do desperdício alimentar e para um país socialmente mais responsável e sustentável.
Sobre a Phenix Portugal
A operar em Portugal desde 2016, como parte do plano expansão internacional, só em 2022 já somos responsáveis por evitar o desperdício de mais de 11 milhões de refeições e de mais de 700 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 13 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, só em Portugal. Colaborando de perto com a Sonae, Brisa, E’leclerc, Hotéis Júpiter, entre outros, ajudamos na redução do desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 1072 instituições parceiras. Com escritórios em Lisboa e no Porto, contamos com uma equipa em expansão fortemente empenhada em reduzir o desperdício em Portugal. Em outubro de 2019, lançámos a nossa aplicação anti-desperdício, a Phenix App, focada no comércio local e no público em geral, que conta já com mais de 210 000 utilizadores e com mais de 1 200 estabelecimentos aderentes, em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Contactos Imprensa:
Cláudia Pinheira
Marketing e Comunicação – Phenix Portugal
Tel.: + 351 914 997 021
Email: [email protected]
Bruna Pedro
ALICE – YoungNetwork Group
Tel.: +351 912 016 901
Email: [email protected]