Jornadas Europeias do Património: Silves associa-se a mais uma edição

Sob o mote “Artes, Património, Lazer”, o programa decorre nos dias 27 e 28 de setembro.

71

Sob o mote “Artes, Património, Lazer”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa especial que decorrerá de nos dias 27 e 28 de setembro e que contemplará ateliês, apresentações públicas, música, exposição e uma ação de responsabilidade social.

O primeiro dia de atividades começa com o ateliê “Um dia com o oleiro da Mouraria”. A iniciativa é dirigida aos alunos do 1.º ciclo e terá lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), pelas 10h00. Também à mesma hora abrirá ao público a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de artes da Escola Secundária de Silves, no âmbito da iniciativa “Ilustrar o Centro Histórico” e incluirá a distribuição de postais dos referidos trabalhos, no Largo do Município.

Da parte da tarde os alunos do 2.º ciclo poderão ser antropólogos por um dia. A atividade terá início pelas 14h00, no MMAS. Ainda neste espaço museológico decorrerá a apresentação da Rota das Ermidas, pelas 18h00. Uma hora mais tarde, as Portas da Almedina serão palco da apresentação pública da sinalética informativa alusiva aos monumentos classificados de âmbito nacional do concelho.

Jornadas Europeias do Património limpam Necrópole da Amorosa”

As atividades deste dia culminarão com um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve na Igreja da Misericórdia de Silves, onde atuará um duo, pelas 21h30.

A programação das Jornadas Europeias do Património, em Silves, terminará no dia 28 de setembro, com a ação de responsabilidade social “Limpeza da Necrópole da Amorosa”. A iniciativa, dirigida a famílias, decorrerá entre as 9h00 e as 15h00, e requer inscrição prévia até dia 26 de setembro.

Relembramos que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional este evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria. Nesta edição “Artes, Património, Lazer” é o tema central, e pretende, segundo a DGPC, “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.



O telefone 282 440 854 e o email patrimó[email protected] são os contactos do sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Silves para fornecimento de informações adicionais e inscrição na atividade de inscrição obrigatória. Todas as atividades são de caracter gratuito.

SINOPSE DAS ATIVIDADES

Dia 27 de Setembro, Sexta-feira
Atividade: Um dia com o Oleiro da Mouraria
Sinopse: Na altura da Idade Média, na baixa da cidade de Silves existia a Mouraria, local onde habitavam os Mouros depois da conquista cristã de 1249. Havia ainda uma olaria, onde se fabricavam os recipientes usados nas casas de então. Nesta ação o Oleiro da Mouraria convida os participantes a se juntarem a si, numa jornada de trabalho e a tomarem contacto com as técnicas de produção oleira, com recurso à argila e aos pigmentos que, na fase da pintura lhe darão o colorido.

Atividade: High School Sketchers
Sinopse: Distribuição de postais e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de artes da Escola Secundária de Silves no âmbito da iniciativa “Ilustrar o Centro Histórico”
Sinopse: Na sequência da proposta lançada aos alunos de artes da Escola Secundária de Silves para participarem nas celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos, e que se materializou na elaboração de trabalhos alusivos ao centro histórico de Silves, será elaborado um conjunto de postais com os melhores trabalhos para distribuir gratuitamente durante as jornadas. Em simultâneo será promovida uma mostra com os desenhos dos alunos no largo do município.

Atividade: Antropólogo por um dia
Sinopse: Os participantes tomarão contacto com a atividade do antropólogo físico, aquele que, num contexto de escavação arqueológica, é responsável pela escavação dos ossos humanos e que, em contexto laboratorial, faz o seu estudo, determinado o sexo do indivíduo, a idade que tinha quando morreu, a causa da morte e as doenças de que sofreu durante a vida e, por vezes, o tipo de atividades profissionais a que se dedicou.

Atividade: Apresentação da Rota das Ermidas
Sinopse: De entre o património religioso, que teve e continua a ter um papel preponderante na memória coletiva, destacam-se as ermidas, cuja particularidade reside na circunstância de, na sua génese, se implantarem em áreas um pouco afastadas dos núcleos populacionais, onde por vezes a comunidade só se deslocava em romaria. Estes edifícios distinguem-se das outras construções religiosas pela sua modesta dimensão e essencialmente pela sua localização, em lugares pouco frequentados, que convidam à compenetração mística / religiosa e a uma maior aproximação com o divino. No território administrativo de Silves existem 10 ermidas detentoras de características e funções específicas, cuja presente Rota pretende valorizar.

Dia 28 de Setembro, Sábado
Ação de responsabilidade social: Limpeza da Necrópole da Amorosa
Sinopse: Acompanhar de forma ativa e participativa nos trabalhos de limpeza dos arqueólogos durante esta manhã, é a proposta lançada aos participantes na necrópole da Amorosa. Experiência pouco comum que permite obter conhecimentos técnicos e participar na preservação deste sítio arqueológico.

Informações adicionais:
Gabinete de Informação e Relações Públicas
Município de Silves
Telefone: 282 440 800 | Ext: 1110
Fax: 282 440 850
http://www.cm-silves.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome