Feira Medieval de Silves regressa para a XVIII edição

Animação, cenários com História e gastronomia são alguns dos atrativos

feira medieval de silves
XVI Feira Medieval de Silves recriará uma imagem vívida e dramática dos personagens principais

A Feira Medieval de Silves regressa à cidade, de 10 de 20 de agosto, com 11 dias de recriação das vivências da antiga capital da província que hoje corresponde ao Algarve, a esplendorosa Xilb (Silves). Tendo como tema base “A Mesquita, Símbolo e Poder”, dará a conhecer a história da edificação e consagração da mesquita, enquanto espaço de culto e manifestação simbólica da nova religião, nos primórdios da islamização de um território que se tornará num dos maiores centros políticos e culturais do Gharb al-Andalus.

Feira Medieval de Silves conquista a cidade com um programa irresistível

Na cidade voltará a ouvir-se o sermão pela voz do Íman; o Vizir dará as boas vindas a todos quantos nos visitam e o chamamento para a oração ecoará desde o alto minarete pelo Al-Muezzin. Serão dias de festa contagiante, alegrada pelos pregões dos vendedores, pelo som da música e das vibrantes danças inspiradas em memórias do Oriente.

Veja também: Aldeias do Xisto são o único finalista português nos prestigiados Regiostars Awards 2023

A atmosfera mística da Feira Medieval tem início, diariamente, às 18h00, com o Cortejo Medieval, onde os participantes trajados a rigor irão desfilar pelas ruas da Medina e dos Arrabaldes. Os amantes das disputas podem assistir aos Jogos de Guerra onde se defrontarão um rebelde que tomou posse do território, Yahyâ Ibn Bakr Ibn Zadlaf, e o exército Omíadas, às 20h00 e às 22h30, na Praça Al-Mut’amid; e as Noites do Oriente, uma exibição deslumbrante de música, dança e fogo, que terá lugar, às 22h30, no Castelo de Silves.

Deixe-se envolver pela gastronomia, espetáculos e animação histórica, onde marcam presença mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores.

Revelar a imensa riqueza da história desta cidade e do seu território continua a ser preocupação do Município de Silves, organizador do evento. “Sabemos que estamos perante um evento de recriação histórica e essa recriação é que lhe dá alma, lhe dá a cor que é tão particular de Silves e das suas gentes. Por aqui passaram povos, religiões, culturas e maneiras de ser muito diversas, que nos deixaram saberes e modos de estar que nos são muito peculiares. A cultura é uma marca desta cidade e está profundamente ligada a essa herança de que muito nos orgulhamos, porque Silves é um lugar especial no que toca à cultura e à história”, explica a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

Com uma forte produção visual, a imagem da XVIII Feira Medieval volta a ser da autoria do fotógrafo André Boto.

Informações adicionais para a Comunicação Social:
Gabinete de Informação e Relações Públicas
Município de Silves
Telefone: 282 440 800 | Ext: 1110
Fax: 282 440 851
www.cm-silves.pt/

FONTECâmara Municipal de Silves
Artigo anteriorAldeias do Xisto são o único finalista português nos prestigiados Regiostars Awards 2023
Próximo artigoCiclo de visitas ao Cemitério da Lapa estende-se até setembro
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome