
O Porto e Norte vão ter quatro das maiores atrações turísticas da região – a Torre dos Clérigos, ex-Libris da cidade do Porto, o o Santuário do Bom Jesus, em Braga, o Castelo de Bragança e a Ponte Pedonal Metálica sobre o Douro, no Peso da Régua – iluminadas de verde, já no próximo dia 17 de março, data em que os irlandeses celebram o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day). Desta forma, um local emblemático de todos os subdestinos da região (Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes) fica associado à data.
A iniciativa, da responsabilidade do Turismo do Porto e Norte, do Turismo de Portugal e do Turismo da Irlanda, realiza-se de há onze anos a esta parte e leva as celebrações do Dia de São Patrício, padroeiro do país, a todos os cantos do mundo, sugerindo que símbolos de importância turística e histórica se iluminem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda.
O Turismo do Porto e Norte vai este ano associar-se à iniciativa, “tanto mais que os irlandeses são um povo amigo da região. A Irlanda está no nosso top 10 dos mercados internacionais e em 2019 registou um crescimento de dormidas de 35, 6 por cento. Este ano, mais do que nunca, estas manifestações de amizade ajudam-nos a manter bem vivos os laços que nos unem”, acentua Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.
Dia de São Patrício: piscadela de olho a um mercado de cinco milhões
Das 19h00 às 00h00 do próximo dia 17, quatro dos espaços mais visitados da região vão participar no Dia de São Patrício da ‘amiga’ Irlanda, a que vão aderir também outras cidades do país, como Lisboa, Faro, Torres Vedras, Cascais ou Marvão, localidades próximas dos aeroportos que têm ligações diretas com Dublin e que muitos turistas irlandeses têm trazido até ao nosso país. “É um mercado com ligações históricas a Portugal, muito particularmente ao Norte, e que vem até ao nosso destino sobretudo para viagens de city break, cruzeiros ao longo do Douro, turismo religioso, ou para percorrerem os Caminhos de Santiago”.
A Irlanda representa um mercado de perto de cinco milhões de habitantes e já ocupava, em 2019, o oitavo lugar no ranking dos mercados que procuram Portugal para fins turísticos.
LEIA TAMBÉM: Turismo de saúde e bem-estar: EMVIAGEM e Travel to Smile unem forças
Nesse ano, foi responsável por 413,7 mil hóspedes e 1,8 milhões de dormidas, registando um crescimento do número de hóspedes perto dos 16 por cento. É, também, um importante mercado no que respeita a proveitos, com um valor total em 2019 de 702,9 milhões de euros, tendo aumentado mais de treze por cento comparativamente com 2018.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Paulo Maia
MS Impacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa
Telef. 222033028 | Fax 222087421
Endereço electrónico: [email protected]