mobilidade elétrica
Mobilidade elétrica: 2022 ficou também marcado pelo alargamento da rede de acesso público aos 308 municípios

Um novo ano terminou e, mais uma vez, a rede Mobi.E supera todos os registos anteriores.  O ano de 2022 foi o melhor de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal, tendo a rede deste operador mantido uma tendência crescente durante todo ano, que culminou em dezembro, quando, pela primeira vez, foram superados os 250.000 carregamentos mensais.

Em termos acumulados, registaram-se mais de dois milhões e 490 mil carregamentos na rede Mobi.E, o que representou um aumento de 80% em comparação com o ano anterior. Os consumos de energia face ao período homólogo aumentaram 110%, fixando-se em cerca de 36.650 MWh. O número de utilizadores também subiu significativamente, 77% em relação a 2021, com mais de 105 mil condutores a usarem pelo menos uma vez um dos postos da rede.

Estes números de mobilidade elétrica demonstram a capacidade da rede Mobi.E em responder a aumentos significativos da procura, fator que permite conferir uma maior confiança ao número crescente de portugueses que têm vindo a aderir à mobilidade elétrica.

Recorde-se que o ano de 2022 ficou também marcado pelo alargamento da rede de acesso público aos 308 municípios. O ritmo de crescimento da infraestrutura de carregamento superou em 45% o recorde do ano anterior, crescendo de uma média de 20 para 29 postos de carregamento instalados por semana. A 31 de dezembro, existiam mais de 3.100 postos de acesso público, o que significa um aumento de cerca de 50% face a 2021, correspondendo a mais de 5.600 pontos de carregamento.

Em termos de potência, houve também uma subida superior a 70%, quando comparamos com o ano de 2021, rondando atualmente os 166 mil kW. Neste início de ano, um terço da rede Mobi.E é constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.

LEIA TAMBÉM: Renting automóvel: Arval e BPI renovam parceria e pensam também na mobilidade elétrica

Durante o ano de 2022, registou-se ainda uma forte adesão à rede Mobi.E de postos de carregamento em espaços de acesso privado, que aumentaram mais de 3,5 vezes ao longo do ano, bem demonstrativo das virtualidades da figura Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) prevista no modelo Mobi.E e que só agora começa a despertar o interesse quer de consumidores quer de Operadores de Pontos de Carregamento. Boas notícias, portanto, para a realidade da mobilidade elétrica portuguesa.

Todos estes dados encontram-se disponíveis no website da MOBI.E.

Factos e números de mobilidade elétrica num relance

A rede Mobi.E integra atualmente 26 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 73 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

LEIA TAMBÉM: Carregamento de carros elétricos: Miio introduz pagamentos ocasionais sem contrato na rede pública

A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.

Sobre a MOBI.E:

A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de liderança e de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Gabinete de Imprensa:

Ana Oliveira

Senior Communication Consultant

TAYLOR

t. +351 217 506 039

[email protected]

FONTEMobi.E
Artigo anteriorColiving em Portugal: há 71 novos quartos para nómadas digitais na cidade do Porto
Próximo artigoGinja de Óbidos: Vila das Rainhas eleita favorita pelo 5.º ano consecutivo
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome