mobilidade elétrica
Mobilidade elétrica em Portugal tem vindo a crescer de forma exponencial

A rede Mobi.E volta a superar os recordes anuais em 2023, com o novo melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal.  Em termos acumulados, registaram-se mais de 3.727.000 carregamentos de veículos elétricos na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 68% face ao ano anterior.

Os consumos de energia, face ao período homólogo aumentaram 95%, fixando-se em cerca de 71.500 MWh. O número de utilizadores também cresce 69%, com um total de 174.500 utilizadores a carregarem o seu veículo pelo menos uma vez num dos pontos da rede, durante o ano passado.

Em 2023, a infraestrutura de carregamento de acesso público continuou a crescer a ritmo acelerado numa média de 25 postos instalados por semana, aumentando cerca de 1.300 postos no total do ano. No final do ano, a rede Mobi.E dispunha de cerca de 4.450 postos de carregamento e mais de 7.800 pontos de carregamento de acesso público.

Em termos de potência disponível, ronda atualmente os 248 mil kW, cerca de 13% acima do imposto pelo Regulamento Europeu “Alternative Fuel Infrastructure Regulation”. Neste momento, 37% da rede Mobi.E de acesso público é constituída por postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potências superiores a 22 kW.

Mobilidade elétrica em Portugal tem vindo a crescer de forma exponencial

Nota de registo também para o significativo aumento dos postos de acesso privado ligados esta rede de mobilidade elétrica, denominados Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), que, ao longo do ano, mais do que duplicaram (+110%) ultrapassando, no final de 2023, os 1.700, demonstrando que esta é cada vez mais uma boa solução para os carregamentos residenciais e empresariais.

Comparando a rede de acesso público existente em Portugal no final do ano com o estudo “Infraestruturas de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal” preparado pela consultora TIS e divulgado pela MOBI.E em outubro último, que traça um cenário de desenvolvimento até 2050, as metas para 2023 foram largamente ultrapassadas, já que se estimava que a 31 de dezembro existissem 6.104 pontos de carregamento, prevendo-se que 30% desses pontos fossem de carga rápida ou ultrarrápida.

«A mobilidade elétrica em Portugal tem vindo a crescer de forma exponencial, algo que estes resultados demonstram. Os números ilustram a nossa capacidade em darmos resposta a um aumento cada vez mais significativo da procura e da adesão a esta forma de mobilidade sustentável. O investimento que será feito na rede Mobi.E ao longo dos próximos anos irá permitir um alcance cada vez mais reforçado da rede de carregamentos», refere Luís Barroso, presidente da MOBI.E.

Todos estes dados encontram-se disponíveis aqui.

Factos e números num relance…

Rede Mobi.E: A rede Mobi.E integra atualmente 23 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 93 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC). A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.

Sobre a MOBI.E:

A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de liderança e de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Para saber mais sobre a MOBI.E, consulte o site https://www.mobie.pt/

Gabinete de Imprensa:

Ana Oliveira

Taylor

[email protected]

t. +351 217 506 039

FONTEMobi.E
Artigo anteriorFestival Lisboa Mistura já tem nova data e local
Próximo artigoDoutor Finanças lança Simulador de Salário Líquido para 2024
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome