residuos alimentares
Projeto de recolha de resíduos alimentares é pioneiro na região do Algarve, mas é um primeiro passo

Silves e Armação de Pêra iniciaram esta semana a operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial. Esta iniciativa, que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”.

Em fase experimental, o projeto é pioneiro na região do Algarve e constitui um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país.

Durante os últimos dias foram distribuídos os equipamentos e enviada a informação necessária para o cumprimento das normas de separação e entrega dos resíduos.

A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos, inicialmente em cerca de 100 restaurantes e cafés – canal HORECA -, está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos.

Contentores de recolha de resíduos alimentares têm tecnologia RFID

O setor da restauração será assim beneficiado com um circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (com tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo.

Este investimento da Câmara Municipal de Silves permitirá maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares.

Gradualmente espera-se a adesão de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva. O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região, com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos do Aterro.

LEIA TAMBÉM: Praias de Castro Marim com Bandeira Azul, Qualidade Ouro e acessibilidade especial

A operação insere-se no âmbito de uma candidatura financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Gabinete de Informação e Relações Públicas

Câmara Municipal de Silves

+351 282 440 800 | Ext: 1112

[email protected]

FONTECâmara Municipal de Silves
Artigo anteriorTurismo do Porto e Norte lança nova série de filmes promocionais
Próximo artigoComo lidar com a depressão no trabalho: 4 estratégias de sobrevivência
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".