dedalo.tech andaime
Linha U-Fast da Dedalo.Tech pode permitir uma economia imediata de pelo menos 50% na montagem de andaimes

O criador que a mitologia grega imortalizou como arquiteto do labirinto que aprisionou o Minotauro tem, na atualidade, uma personificação mais terrena e que está a subir ao Olimpo da construção em altura. Chama-se Dedalo.Tech, e, contrariamente ao que reza a história antiga, a sua missão é facilitar a entrada e a saída dos céus. Com andaimes e estruturas metálicas que permitem (des)montagens que, em alguns casos, chegam a ser oito vezes mais rápidas e… rentáveis.

Como? Com grande incorporação de tecnologia, engenharia e design em sistemas inovadores que usam segmentos mais pequenos, leves, versáteis e fáceis de transportar, logo, com ganhos de tempo e produtividade.

Não, os andaimes não são todos iguais. Há uns que são mais iguais do que outros. E esse é o caso das soluções da Dedalo.Tech, marca nascida no seio de uma empresa de referência do setor da construção italiana, onde bebeu inspiração oxigenada com décadas de experiência – a EuroEdile, que atua ao nível europeu e é especializada no fornecimento de fórmulas engenhosas para empreitadas com enormes exigências.

Para (cor)responder aos desafios mais atuais da construção em altura, dos mais complexos aos mais simples, ao encontro das necessidades e dos requisitos específicos de muitos projetos, a Dedalo.Tech destaca-se pela diferença dos produtos criados de série, mas igualmente nos mais personalizados, que dão respostas à medida para desafios muito específicos.

Mas, vamos por partes…

U-Fast da Dedalo.Tech pode economizar mais de metade do tempo

Uma das principais soluções da Dedalo.Tech, e de grande impacto, é a viga U-Fast (seis comprimentos possíveis, de um até seis metros). Fabricada em alumínio (EN AW 6082 T6), é leve, versátil e reversível, o que a torna adequada para a construção de andaimes suspensos (onde o fator peso é crítico).

É um produto ímpar no segmento devido à sua compatibilidade (em cinco configurações de série possíveis) com todo o tipo de tabuleiros, quer os que assentam nos perfis em U quer os tubulares, devido à junta deslocada.

LEIA TAMBÉM: Portugal já tem um espaço digital dedicado exclusivamente ao andaime

Completa, a linha U-Fast dispõe de acabamentos distintivos e com uma grande multiplicidade de variações, englobando acessórios para integrações e geometrias especiais. Do conjunto faz parte uma trave de 25 cm que é vista no setor como uma verdadeira revolução, porque mais leve e muito mais fácil de transportar e instalar. Daí ser um recurso de eleição para andaimes suspensos em pontes e viadutos, permitindo uma economia imediata de pelo menos 50% nesta tipologia de instalações.

Há parafusos que sustentam passos de gigantes

No mundo dos andaimes há pormenores que fazem toda a diferença. E no catálogo de recursos técnicos da Dedalo.Tech os pequenos detalhes conseguem ser gigantes. Porque a funcionalidade tem como melhores aliados a fiabilidade, a segurança e a eficiência.

LEIA TAMBÉM: Empresas de aluguer e montagem de andaimes já têm uma bolsa de trabalhos da especialidade

O parafuso U-SPIN é exemplo disso mesmo, além de ser o elemento de ligação dos módulos do catálogo da marca, cujo travão automático possibilita ganhar cerca de 80 por cento de tempo de instalação na execução da tarefa.

U-Launch, a guia da Dedalo.Tech que não faz parar o trânsito…

No sentido de multiplicar a eficácia e o alcance do sistema U-Fast, e, igualmente, da U-Fast X, a Dedalo.Tech desenvolveu a guia de instalação U-Launch. Trata-se de uma solução que facilita o acoplamento de vigas em andaimes suspensos, importante principalmente em construção de pontes e tabuleiros – até porque evita à obra em questão ter de utilizar meios de apoio na montagem e de interromper o trânsito.

A U-Launch ajuda a garantir não apenas a eficiência no processo de montagem, mas, adicionalmente, a segurança dos instaladores de andaimes, pois a tarefa fica menos cansativa. O sistema permite que as vigas – sobre as quais assenta o piso de trabalho – avancem módulo após módulo antes do montador, poupado assim ao peso deles graças a guinchos elétricos.

A guia em causa mitiga, assim, alguns dos riscos associados ao avanço deste tipo de estrutura e soma rapidez (reduz os tempos de trabalho em pelo menos 20 por cento) a mais uma etapa construtiva.

Chimera, o andaime em forma de reboque

Possível configuração do sistema Chimera da Dedalo.Tech

Mas a tecnologia de ponta da Dedalo.Tec não se fica por aqui. Os argumentos técnicos da marca elevam-se a outro patamar através do sistema (revolucionário) Chimera: um reboque de alta capacidade (de acordo com os ditames da Diretiva 2006/42/CE), que pode ser deslocado por qualquer meio de veículo de construção.

Traduz, na sua essência, uma espécie de vagão, que, uma vez mais, maximiza a produtividade e evita a clássica desmontagem e posterior remontagem de andaimes. Sobretudo em contextos muito especiais, como a edificação e/ou manutenção de pontes, viadutos, túneis, muros de contenção e, igualmente, na manutenção de aeronaves.

Esta inovação permite economizar até 10 dias de trabalhos para um quilómetro de empreitada num túnel, por exemplo, quando comparada com uma instalação fixa. E, segundo cálculos feitos, pode reduzir a extensão dos projetos em até 30 por cento.

O Chimera garante igualmente a máxima segurança aos trabalhadores devido a um sistema especial de controle anti-queda. Para além de tudo isto, o Chimera é capaz de acomodar qualquer tipo de andaime e integra um sistema de autonivelamento sofisticado, que permite manter a superfície de trabalho perfeitamente horizontal, mesmo em caso de estradas, desníveis longitudinais e transversais com até 10% de inclinação.

LEIA TAMBÉM: Alpinistas industriais: os “homens-aranha” que mantêm os ecossistemas urbanos

Tal como a cultura grega antiga nos deu a Quimera (uma entidade híbrida combinada com as partes – e forças – identitárias de várias existências), a engenharia da Dedalo.Tech transfere para o domínio da construção em altura a união entre a necessidade prática de resolução de problemas e a constante experimentação de protótipos, afinados com as competências adquiridas e ajustados às especificidades de cada projeto.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

João Fernando Saddock

Marketing Manager – Dedalo.Tech

T: +39 0422 484908

[email protected]dile.it

ou

Alberto Moreira

PRESS POINT – Assessoria de Imprensa

[email protected]

93 703 35 88

FONTEDedalo.Tech
Artigo anteriorKaya na Gandaia lança primeiro disco de estúdio e abre caminho para o próximo carnaval
Próximo artigoIgualdade de género na investigação com projeto em marcha na Universidade de Coimbra
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".