A UPFIELD, a maior empresa de alimentação vegetal do mundo, responsável por marcas como a Vaqueiro, Planta, Becel e Violife, tem vindo a apoiar o canal Horeca através do portfólio de produtos à base de plantas do seu departamento profissional. Desenvolvidos e testados com a ajuda de chefs de reconhecida notoriedade, a empresa cria cremes vegetais, óleos vegetais para fritura e alternativas vegetais às natas e ao queijo, que podem ser utilizados em todos os tipos de receitas e servidos a todos os consumidores, simplificando o processo culinário.
Segundo um estudo recente da consultora Green Lantern, 12% dos portugueses seguem já uma dieta veggie (vegan, vegetariana ou flexitariana) e 41% tem vindo a reduzir o consumo de alguns produtos animais, como carnes vermelhas e enchidos, estando muitos consumidores com dietas omnívoras abertos a provarem alternativas vegetais aos produtos animais.
Esta alteração de hábitos de consumo vem trazer novos desafios a chefs e pasteleiros, e a UPFIELD tem-se colocado na linha da frente para ir ao encontro destas novas tendências de alimentação vegetal .
De acordo com Luís Fonseca, líder Ibérico da UPFIELD PROFESSIONAL, “os nossos produtos, pretendem ser soluções práticas, que ajudem a facilitar o trabalho dos chefs nas cozinhas profissionais, mantendo a qualidade e o sabor dos pratos confecionados e ajudando a que os mesmos se adaptem às novas tendências de mercado. No nosso portfólio, temos marcas muito conhecidas e antigas como a Vaqueiro, Planta ou Becel, mas investimos também na inovação com o desenvolvimento de produtos vegetais diferenciadores e que dão resposta às novas necessidades de consumo. A nossa mais recente aposta é a marca VIOLIFE, uma gama de Queijo de origem vegetal, um produto que pode ser utilizado por chefs e pasteleiros e que já conta com clientes de entre algumas das mais importantes marcas de restauração em Portugal, como a Telepizza e a Pizza Hut”.
Vários chefs dão a cara pela alimentação vegetal
O facto destes produtos vocacionadas para a alimentação vegetal poderem ser utilizados em diferentes dietas alimentares e de terem a mesma performance e aplicações que os equivalentes de origem animal, confere-lhes um valor acrescido, que é cada vez mais reconhecido e valorizado pelos profissionais da hotelaria e da restauração.
Quem o diz é o chef Matías Gonzalez, que já trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin e é atualmente chef executivo da UPFIELD Ibérica: “Temos cremes vegetais de marcas como Planta, Becel ou Vaqueiro, desenvolvidos especificamente para fritar sem salpicos, para pastelaria profissional ou para terem a textura e sabor ideais para barrar no pão. As alternativas vegetais às natas Vaqueiro, Flora Plant e Rama foram testadas e apresentam maior estabilidade e rendimento tanto batidas como aquecidas e as alternativas ao queijo Violife estão disponíveis em vários formatos e sabores, para poderem substituir o queijo tradicional de origem animal em todas as aplicações”.
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Em 2022, além do contributo do chef Matías Gonzalez, a Upfield Professional contará também com a experiência da chef Ana Viçoso, CEO da Lisbon Cooking Academy. Ambos os chefs vão realizar showcookings e desenvolver receitas posteriormente partilhadas no website e redes sociais da UPFIELD Professional Portugal, para que todos os profissionais HORECA possam aprender mais sobre alimentação à base de plantas e inspirar-se para criar menus cada vez mais inovadores.
Sobre a UPFIELD:
Em 2018, o fundo de investimento KKR (Kohlberg Kravis Roberts) comprou a divisão de cremes vegetais da Unilever e criou a UPFIELD, tornando-se esta a maior empresa do mundo de alimentação vegetal.
Atualmente presente em 95 países, entre os quais Portugal, reúne um portfólio de marcas bem conhecidas e acarinhadas pelos consumidores portugueses, como a Planta, Becel, Vaqueiro, ProActiv, Flora e Tulicreme. Nos últimos anos a UPFIELD PROFESSIONAL tem feito uma aposta forte na inovação e lançado no mercado produtos que se adaptam às novas tendências de consumo. É o caso da Phase Líquida (Creme Vegetal Vegan), das alternativas vegetais às natas da marca Rama pensadas para pastelaria profissional e da recente aquisição da marca Violife, que já é líder em alternativas vegans ao queijo em vários países e tem vindo a crescer em Portugal, com várias novidades planeadas para 2022.
O principal propósito da UPFIELD é contribuir para a saúde e bem-estar dos seus clientes. Por isso, está permanentemente a investir em inovação de forma a colocar no mercado alimentos vegetais, nutritivos e saudáveis, que garantem a sustentabilidade do planeta. A empresa assumiu os ambiciosos compromissos ecológicos de, até 2030, ter um negócio neutro em emissões de carbono, eliminar 95% do plástico do seu packaging e não causar desflorestação, nem a exploração nociva do ambiente, para que em 2025 todos os seus produtos provenham de fontes 100% sustentáveis. A eliminação do óleo de palma e a aposta em mais produtos e marcas vegans, como a Violife, estão também já em curso.
Gabinete de Comunicação da UPFIELD:
Cláudia Chaves Lopes
cl***********@je***********.pt
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