turismo brasileiro
Turismo brasileiro desempenha um papel fundamental para esbater a sazonalidade e aumentar a estada média na região norte

O webinar realizado pelo Turismo do Porto e Norte, «A Hora do Brasil», procurou identificar tendências, fazer o diagnóstico do mercado e estabelecer estratégias para cativar o turismo brasileiro, um mercado com um universo de 212 milhões de habitantes, que se reveste de uma importância fulcral para a região.

Terceiro mercado emissor do destino no período pré-pandemia, o Brasil desempenha um papel fundamental para esbater a sazonalidade e aumentar a estada média, estando por isso os responsáveis do Turismo do Porto e Norte a criar produtos e a reforçar a comunicação junto daquele mercado.

“Já a pensar na retoma, criámos dois produtos em que depositamos grandes esperanças e que acreditamos que serão capazes de ir ao encontro das preferências dos brasileiros, como são os casos da grande rota de vinhos e enoturismo da região, e a marca ‘Termas do Porto e Norte”, sustentou Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal. O responsável pelo turismo da região sublinhou ainda a necessidade “de apresentar estes produtos de uma forma integrada com outro tipo de conteúdos, porque o brasileiro não se prende muito tempo a um só tema, a uma só ocupação ou a um só lugar”.

Para que o turismo brasileiro volte a visitar a região é essencial a retoma da operacionalidade da aviação e, neste particular, existe um ambiente de grande incerteza. “De uma forma geral, temos tido boas notícias com a retoma e até o reforço de algumas ligações, como são os casos da Turkish e da Ryanair. Temos esperança que, mal a situação pandémica estabilize, o mesmo suceda com a TAP e com as companhias brasileiras que voavam para o Porto”, reforça Luís Pedro Martins.

Portugal ocupa o segundo lugar nos rankings dos motores de busca do turismo brasileiro

Esta foi a segunda sessão de um ciclo de webinars que o Turismo do Porto e Norte está a realizar tendente a preparar a retoma da atividade. O primeiro realizou-se com os responsáveis do Turismo de Portugal em Espanha, o principal mercado emissor do destino.

Na sessão, o orador convidado foi Bernardo Cardoso, responsável da Delegação do Turismo de Portugal no Brasil, que revelou a grande vontade do turismo brasileiro em voltar a viajar, muito particularmente para Portugal, destino que ocupa o segundo lugar nos rankings dos motores de busca daquele país.

LEIA TAMBÉM: Turismo industrial na rota de destinos do Porto e Norte

O orador apontou ainda a perceção de segurança sanitária de que o nosso país goza no Brasil como uma vantagem competitiva e incentivou os associados da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação de Turismo do Porto a reforçarem as suas campanhas de comunicação, deixando algumas dicas: “O brasileiro adora uma boa história. Neste momento há muitos influencers brasileiros a viver em Portugal e eles são essenciais junto do grande público brasileiro, que tem grande apetência pelas redes sociais e pelas novas tecnologias”.

Além disso, Bernardo Cardoso reforçou a necessidade de adaptarem os produtos turísticos ao perfil do turismo brasileiro, um visitante que valoriza muito a animação turística, compras, idas a bares e restaurantes e animação noturna.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Paulo Maia

MS Impacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa

Telef. 222033028 | Fax 222087421

Endereço electrónico: [email protected]

FONTETurismo do Porto e Norte
Artigo anteriorPesca lúdica: autarcas do litoral alentejano apelam à reabertura
Próximo artigoPotenciómetros para ciclismo: Garmin Rally, uma aposta para superar os limites
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".