Ticket-alimentação: 83% acreditam que vales e outros benefícios promovem refeições mais saudáveis

Pesquisa coletou 14.806 respostas de trabalhadores durante o mês de julho de 2019 e mostrou que, para os entrevistados, as opções que mais os ajudam/ ajudariam a ter uma alimentação saudável são usar o vale-alimentação para comprar alimentos saudáveis para casa (84%) e utilizar o vale-refeição para fazer refeições fora de casa (60%).

ticket-alimentacao
Ticket-alimentação: trabalhador brasileiro sabe qual a importância do benefício refeição e/ ou alimentação em sua vida

Um levantamento realizado em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo aponta que 83% dos trabalhadores brasileiros acreditam que o benefício refeição, que muitos conhecem pela designação de ticket-alimentação e similares, lhes ajuda a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Entre os que não têm esses benefícios, 82% dos profissionais consideram que teriam uma alimentação melhor se tivessem acesso aos vales de refeição e suas variantes.

A pesquisa, que coletou 14.806 respostas de trabalhadores durante o mês de julho de 2019, mostrou ainda que para os entrevistados as opções que mais os ajudam/ ajudariam a ter uma alimentação saudável são: usar o ticket-alimentação para comprar alimentos saudáveis para casa (84%), usar o vale-refeição para fazer refeições fora de casa (60%), reservar parte do orçamento para garantir a alimentação (38%) e cultivar vegetais e legumes em casa para consumo próprio (14%). Somente 4% dos trabalhadores afirmam que não têm este tipo de preocupação no momento.

Ainda de acordo com o levantamento, quando questionados sobre os impactos de não ter uma alimentação saudável, os brasileiros apontaram como principais prejuízos: problemas de saúde – pressão alta, diabetes e outros – (83%); ganho de peso (59%); perda de produtividade no trabalho e na vida pessoal (38%) e sedentarismo (17%). Para 3% dos entrevistados, a falta de alimentação equilibrada não traz nenhum impacto negativo.

Ticket-alimentação: pesquisa reforça importância do PAT

“Além de promover enormes benefícios para todos, a adoção de uma alimentação saudável amplia o número de profissionais mais motivados e produtivos. A partir dos resultados acima, podemos verificar que o trabalhador brasileiro sabe qual a importância do benefício refeição e/ ou alimentação em sua vida, principalmente no que se refere a sua saúde. Neste sentido, esta pesquisa reforça ainda mais a importância do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), iniciativa que garante a quase 20 milhões de profissionais brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, melhorando sua qualidade de vida e, consequentemente, aumentando sua produtividade. Ao promover acesso à alimentação de qualidade, o PAT ajuda a potencializar os resultados financeiros das empresas e uma maior competitividade da economia brasileira”, explica Willian Tadeu Gil, Head de Relações Institucionais e Governamentais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) comemora 43 anos como um dos programas sociais mais importantes do País. Instituído pela Lei nº 6.321 e gerido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de aumentar a produtividade de milhões de trabalhadores ao garantir acesso à alimentação, além de incentivos fiscais às empresas que dele fazem parte.

Núcleo de Estudos Sodexo quer ampliar debate sobre qualidade de vida

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do País e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar dados de mercado e aqueles gerados pela próprio Sodexo em informação de utilidade pública e que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, foram publicados estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. Todos os conteúdos e novidades estão disponíveis por meio do portal da companhia e também nas redes sociais da marca Sodexo.

Informações adicionais:
Assessoria de imprensa Sodexo Brasil
Tamer Comunicação
Claudia Reis – 11 3031-2388 – ramal 219 – 11 97514-0815
(

cl*****@ta***.br











)
Leonardo Nascimento – 11 3031-2388 – ramal 221
(

le******@ta***.br











)”

FONTESodexo Benefícios e Incentivos
Artigo anteriorJD Sports é a maior retalhista de moda urbana da Península Ibérica
Próximo artigoLagoa de Óbidos com “Sunset Paddle” na rota
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".