tedx porto
próxima edição do TEDx Porto é um convite à reflexão sobre a importância de abandonar crenças e valores que nos impedem de aceitar a mudança

O maior palco de partilha de ideias e inspiração do mundo está de volta ao Porto e promete superar todas as expectativas. A 12.ª edição do TEDx Porto, que reúne, ano após ano, centenas de pessoas na Alfândega do Porto, está agendada para 4 de março de 2023 e já tem os primeiros nomes confirmados. Piers Taylor, premiado arquiteto britânico e autor do documentário da Netflix “The World’s Most Extraordinary Homes”, Mariana Van Zeller, jornalista de investigação e apresentadora e produtora da série Trafficked With Mariana Van Zeller (National Geographic), e Henrique Cymerman, jornalista correspondente da SIC, do Expresso e outros meios em Espanha e no Médio Oriente, são os primeiros oradores anunciados.

Sob o mote Pontes, a próxima edição do TEDx Porto é um convite à reflexão sobre a importância de abandonar crenças e valores que nos impedem de aceitar a mudança, sobretudo num momento em que dispomos de um volume de informação sem precedentes. Através das já conhecidas talks de convidados de diversos quadrantes da sociedade, o objetivo é abrir um espaço alargado de discussão, inspiração e partilha de ideias e soluções – e promover a continuidade fora de portas.

E esta é precisamente uma das ambições do TEDx Porto para 2023 – alargar o seu âmbito de atuação e impactar positivamente a comunidade além do evento. Para isso, estão a ser criadas e reforçadas várias iniciativas ao longo do ano, com a próxima edição a ter já uma importante novidade. “Procuramos, a cada edição, envolver cada vez mais a comunidade em que nos inserimos. Um dos casos de sucesso é o formato TEDx Porto Salon, que este ano deu palco a seis mulheres inspiradoras, mas queremos ir mais além. Ainda este ano, vamos anunciar um projeto dedicado às escolas, com foco nos estudantes do ensino secundário”, anuncia Pedro Geraldes, porta-voz e coorganizador do TEDx Porto.

Os primeiros bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do site do TEDx Porto, a partir de 59€, preço especial early bird. A partir de 30 de novembro, os preços aumentam para 69€ e a partir de 31 de janeiro para 79€. Na última semana antes do evento, os bilhetes continuarão a poder ser adquiridos pelo valor de 99€. Os estudantes até 23 anos têm desconto de um terço sobre o preço do bilhete, até uma semana antes do evento.

Recorda-se que o TEDx Porto acontece desde 2010, tendo já completado 11 edições nas quais reuniu mais de 12 mil participantes e mais de 200 oradores, tais como Dirk Niepoort (o primeiro produtor de vinho do Porto de mesa), Zak Ebrahim (um ativista pela paz, contra a violência e o terrorismo), Pedro Mourinho (numa talk em direto de Kyiv sobre a guerra na Ucrânia) e Pedro Abrunhosa (um músico que falou sobre o silêncio). Por ser um evento sem fins lucrativos, a organização envolve uma equipa de mais de 50 voluntários.

TEDx Porto com primeiros oradores anunciados

Os primeiros oradores estão já anunciados e os nomes são bem conhecidos no panorama nacional e internacional.

Piers Taylor, premiado arquiteto britânico, apresentador de séries na BBC Two, do documentário da Netflix “The World’s Most Extraordinary Homes” e fundador do Invisible Studio, é um dos primeiros nomes anunciados. O arquiteto desafia-nos a refletir sobre os limites do processo de design e a perceber de que modo é que este se pode tornar muito mais rico, sendo menos planeado e executado de forma colaborativa, por uma equipa constituída por “amadores”, utilizando os materiais e técnicas disponíveis no local. A economia circular é assim levada ao limite, num processo de design e construção que permite a descoberta e a aprendizagem contínua. As ideias pré-concebidas são, portanto, rejeitadas, de forma que sejam permitidas alterações constantes, originadas pelas experiências a cada momento.

Mariana Van Zeller é outro dos três nomes anunciados pela organização do TEDx Porto. A premiada jornalista de investigação, fundadora da Muck Media e apresentadora e produtora executiva da série da National Geographic, nomeada para um Emmy, “Trafficked with Mariana Van Zeller” (“Na Rota do Tráfico”), promete contribuir para uma melhor capacidade de empatia humana. Na sua intervenção, em linha com a premissa da sua série, falará sobre os mercados negros e o mundo do crime, com vista a aumentar a compreensão sobre este submundo e a gerar mais empatia em relação aos que nele trabalham. Na certeza de que “ninguém nasce com vontade de ser criminoso”, Van Zeller reflete sobre a desigualdade social e económica, a falta de oportunidades e as condições que, de alguma forma, interferem com a imersão de pessoas no mundo do crime.

LEIA TAMBÉM: Eventos online: Calendall reúne todos com transmissão em direto

A completar a tríade de especialistas agora anunciados para o TEDx Porto, o programa conta com uma talk de Henrique Cymerman. O premiado jornalista internacional portuense, correspondente da SIC, Expresso e outros meios de comunicação em Espanha e no Médio Oriente e fundador e primeiro Presidente da Câmara do Comércio e Inovação Israel-Jordânia e Países do Golfo, servir-se-á do seu vasto conhecimento das culturas do mundo para disseminar inspiração. Atualmente a residir em Telavive, Cymerman prepara-se para regressar a Portugal com várias histórias no bolso sobre muros físicos e psicológicos que fazem do Médio Oriente uma região das mais violentas do mundo, preparando-se para partilhar as pontes humanas que encontrou no seu caminho: gente que arrisca as suas vidas para criar vínculos com o inimigo e que faz o impossível para transformar um inimigo num amigo.

Gabinete de Imprensa:

Pedro Pinto

Silver Lining . AgêncIa de Comunicação

e. [email protected]

tlf. +351 22 096 48 05

tlm. +351 935 442 400

FONTETEDx Porto
Artigo anteriorCursos sobre criptomoeda e blockchain que pode fazer
Próximo artigoINAIN completa 30 anos com centro desportivo do Braga no estirador
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".