startups portuguesas
A "open call" para startups portuguesas, scales ups e centros de I&D decorre até 14 abril, e há prémios no valor global de 120 mil euros

A plataforma Zoomguide, vencedora do Aveiro Urban Challenges 2021, e a Cycle AI, uma das três vencedoras do Aveiro 5G Challenges 2021, acabam de ser distinguidas no WorldSummit Award (WSA) 2021, na categoria “Cultura e Turismo” e “Jovens Inovadores”, respetivamente. Ambas as startups portuguesas, que participaram nos concursos lançados pela iniciativa Aveiro STEAM City em 2021, sob a chancela da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), recebem agora o reconhecimento da WSA Global Winner, que distinguem as soluções digitais mundiais que estão a contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A CMA tem em curso mais uma iniciativa para atrair projetos mais inovadores e disruptivos, que permitam ter uma visão do que serão as cidades do futuro. Trata-se da 1.ª edição do “Aveiro Tech City Challenges”, que procura projetos inovadores na área das Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Mobilidade, Ambiente, Sustentabilidade, Energia, Resíduos, Turismo, Indústria 4.0, Saúde e Defesa.

A open call para startups portuguesas, scales ups e centros de I&D decorre até 14 abril, estando prevista a atribuição de prémios no valor global de 120 mil euros.

Zoomguide e Cycle Al, as startups portuguesas com reconhecimento mundial

Desenvolvida para tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, a Zoomguide é uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, que permite tirar fotografias  a pontos de interesse com o telemóvel, no qual recebem conteúdos multimédia variados que complementam a visita a espaços turísticos e culturais.

As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse – é uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou beacons (dispositivos que enviam sinais via Bluetooth, e, quando instalados num local, conseguem identificar qualquer dispositivo móvel, tal como os smartphones).

Já a Cycle Al é um projeto tecnológico que utiliza a inteligência artificial para estimar a pontuação de segurança viária percebida para ciclistas. Trata-se de uma aplicação que pretende contribuir para diminuir a taxa de atropelamento de ciclistas, recorrendo a algoritmos que ajudam a mapear pontos de riscos, colocando assim nas mãos dos utilizadores da bicicleta a melhoria da sua própria segurança.

LEIA TAMBÉM: Startups tecnológicas: Sonae MC desafia empresas emergentes a inovarem no retalho

Entre as startups portuguesas, destaque, ainda, para a Ubiwhere, mais uma empresa de Aveiro distinguida no WorldSummit Award 2021,  com a Plataforma Urbana, na categoria de Governação e Envolvimento Comunitário.

Para mais informações, contacte por favor:

Natália Teixeira

935 871 005

[email protected]

ICE – Communication & PR Consultancy

FONTEAveiro Tech City Challenges / Câmara Municipal de Aveiro
Artigo anteriorAlojamento pet friendly convida a celebrar o Dia do Animal de Estimação
Próximo artigoModa portuguesa: ANJE leva a Londres várias marcas e criadores nacionais
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome