robobeck
Nova unidade industrial da Robobeck destaca-se pela sua modernidade estética

A Robobeck, empresa especializada em robots de remoção de alta velocidade e soluções de automatização para moldes por injeção, entregou à Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios industriais e logísticos, a conceção e execução do seu novo edifício industrial, localizado no Parque Industrial da Pousa, Barcelos.

A construtora é responsável pelo processo integral da nova unidade, cujo investimento permitirá à Robobeck incrementar a capacidade produtiva e potenciar o acesso a novos mercados, com criação de 60 postos de trabalho.

A Robobeck tem como empresa-mãe a suíça Beck Automation AG, que instalou, em 2016, a sua primeira filial em Portugal, uma aposta que se revelou de sucesso para a especialista no setor de automação de IML – Etiquetagem em Molde. A empresa investe agora numa nova unidade, à qual se associa a Garcia Garcia, construtora que acumula uma vasta experiência no design and build deste género de edifícios.

Com conclusão prevista para este mês e após seis meses de trabalhos, a Robobeck aposta, assim, num novo edifício industrial, que irá facilitar o seu acesso aos mercados da Europa e América do Sul, abrindo portas aos mercados internacionais e potenciando a atração de novos clientes.

Robobeck: funcionalidade e flexibilidade são vetores do novo projeto

A nova unidade industrial destaca-se pela sua modernidade estética e prima por traços simples e linhas claras. O projeto previu uma formalização uniforme da volumetria do edifício, rasgada por apontamentos que remetem para o reflexo identitário da marca Beck Automation que, aquando da instalação da sua primeira filial em Portugal, adotou a designação de Robobeck Unipessoal, Lda.

Em termos funcionais, o edifício será constituído por um único bloco, dividido funcionalmente em duas áreas: produção e áreas administrativas/sociais. Concebida integralmente sem obstáculos físicos, a área de produção permitirá à empresa uma maior flexibilidade e agilidade nos processos produtivos. Este formato permite também uma maior versatilidade do espaço, facilitando a alteração da disposição de máquinas e postos de trabalho.

A nova unidade da Robobeck dispõe ainda de uma área social que se estende até ao exterior, que tem como fim a realização de eventos organizacionais.

Relativamente aos desafios inerentes à obra, o reduzido prazo de execução (seis meses) representou um dos principais desafios a atingir. Para tal, foi necessário desenvolver um rigoroso processo de planeamento e de coordenação de atividades, assim como o recurso quase integral a soluções pré-fabricadas.

LEIA TAMBÉM: Manufatura aditiva de metais: revista científica internacional distingue investigação da Universidade de Coimbra

Outro aspeto muito relevante do projeto é o facto de o edifício estar equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental e diminuir a fatura energética

A Robobeck pertence à Beck Automation, que existe desde 1934, estando sediada na Suíça. Atua a nível global, sendo especialista em tecnologia de automação assume um papel pioneiro na robótica de alta tecnologia, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de parceiros qualificados e tecnológicos para a indústria de plásticos. É detentora de uma rede de representantes em quase todos os continentes.

Ficha Técnica do Projeto:

Projeto e construção: Garcia Garcia

Local: Pousa, Barcelos

Área de Construção: 1.700 m2

Prazo de Execução – 6 meses

Data de Conclusão – janeiro de 2021

LEIA TAMBÉM: Indasa elege Garcia Garcia para ampliação da sua unidade industrial em Aveiro

Para mais informações contactar por favor:

Natália Sousa |  TM. 913 663 907 | [email protected]

FONTEGarcia Garcia
Artigo anteriorTendências tecnológicas: Wiko aponta 6 para seguir 2021
Próximo artigo“Ordem Moral” representa Portugal nos Prémios Ariel, para Melhor Filme Ibero-americano
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".