Para celebrar o Dia Mundial dos Rios, na próxima sexta-feira, 27 de setembro, vai ser lançado o livro Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações, com capítulos da autoria de 64 cientistas de todo o país.

dia mundial dos rios rio douro
Rio Douro

Editada por Maria João Feio e Verónica Ferreira, investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a obra reúne toda a informação disponível sobre os rios portugueses e pretende promover uma consciência ecológica que reconheça a diversidade de ambientes e organismos dos sistemas ribeirinhos de Portugal e os impactos que as populações humanas têm sobre estes.

“Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações” lança um olhar para os aspetos que constituem e envolvem os rios

Rios de Portugal
Pescador no rio Tejo, na zona de Santarém

O Livro está dividido em 17 capítulos e aborda várias temáticas, desde a hidrologia e os sedimentos, aos organismos aquáticos como as algas, fungos e bactérias, até à vegetação aquática e ribeirinha, invertebrados, peixes, anfíbios e répteis, mamíferos e aves, mas também os processos que decorrem nos rios, as atividades antrópicas que causam fortes alterações na qualidade dos ecossistemas, a monitorização ecológica e a restauração dos rios degradados.

Dia Mundial dos Rios fica ainda marcado pela “Noite Europeia dos Investigadores”

Na sessão de lançamento, incluída também na iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores”, estarão ainda presentes o Diretor do MARE, João Carlos Marques; o Diretor da Imprensa da UC e Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão; o Diretor do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões Silva; e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), António Júlio Veiga Simão.



Contacto com a Imprensa:
Cristina Pinto
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra • Faculdade de Ciências e Tecnologia
91 7575022 | 96 9728546

Leia também:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome