De 13 a 31 de outubro, a Casa d’Artes do Bonfim, no Porto, terá patente a exposição “20 anos, 20 imagens”, uma mostra da autoria da ad quadratum arquitectos e que assinala os 20 anos de atividade do gabinete de arquitectura. A exposição será inaugurada no dia 15 de outubro, data do 20º aniversário do gabinete, e acontece pelas 17h00, num momento aberto ao público em geral.
As 20 imagens seleccionadas para a mostra contam histórias da experiência dos 20 anos do gabinete. «Vamos descobrir novos olhares sobre obras e projectos de vária natureza», atenta o fundador e arquitecto, José António Lopes, que no dia da inauguração fará uma apresentação da exposição e de toda a atividade do gabinete.
A exposição poderá receber visitas entre as 15h00 e as 18h00, de segunda-feira a sexta-feira, horário de funcionamento da Casa d’Artes do Bonfim, um edifício Art Deco da década de 30, sito na Rua Dr. Carlos Passos, 59-27 (Av. Fernão de Magalhães, Porto).
ad quadratum arquitectos: um gabinete com história e provas dadas
A ad quadratum arquitectos conjuga a sólida formação de todos os colaboradores, com uma vasta e diversa prática profissional regulada em todos os projectos e obras por uma postura distinta e orientada para a qualidade.
Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, há mais de vinte anos, e pós-graduado em Estudos Avançados em Património Arquitectónico, José António Lopes, assumindo a autoria de todas as intervenções, lidera uma equipa de profissionais que encara o exercício da arquitectura enquanto disciplina condicionada por valores, onde a arte e a técnica do projectar/edificar estão ao serviço do Homem e do ambiente.
Com a sua referência à “Escola do Porto”, José António Lopes assina uma prática de rigor na qualificação e organização do espaço e na articulação de diversas escalas de trabalho, desde o ordenamento do território ao planeamento de pormenor, do edifício ao design de mobiliário urbano e de objectos.
Sobre o gabinete de arquitetura:
O gabinete tem sede em Famalicão, escritório em Felgueiras e trabalho em todo o território nacional. Na ad quadratum arquitectos é marcante e diferenciadora a experiência na arquitectura industrial, com relevância nas especificidades do ramo alimentar.
Suportada na experiência, mas também na formação e investigação, a intervenção da ad quadratum arquitectos em edifícios e conjuntos de Interesse Patrimonial e Património Classificado tem sido uma prática conjugada com a reabilitação urbana, o urbanismo e o planeamento territorial. Prática consolidada em vertentes muitos específicas da arquitectura, que requerem conhecimentos teórico-científicos aliados à experiência de 20 anos de projecto.
«A intervenção e a investigação em edifícios e conjuntos de interesse patrimonial, não só o classificado, são uma arte que exige um saber muito específico e obrigam a um grande respeito pelos edifícios a intervencionar», refere o Arquitecto José António Lopes.
Com experiência na gestão e acompanhamento intensivo de todos os processos administrativos e técnicos complementares à prática da arquitetura, o gabinete presta um serviço completo de assessoria e apoio ao cliente, que enriquece e valoriza o trabalho do âmbito disciplinar.
Assessoria de Imprensa:
Sara Pereira | E.
sa*********@es**************.pt
| T. 969 290 280
Considere também:
- Residências para estudantes no Porto: Garcia Garcia aposta no mercado “hospitality”;
- “Houses of Portugal – Value & Style”: 22 projetos com valor e estilo em livro”.