A 1ª edição da iniciativa ISOC – International Sustainable Ocean Conference, decorre de 25 a 27 de setembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. “Adaptação às Alterações Climáticas: desafios ambientais, sociais e económicos do século XXI” é o tema da conferência sobre o clima que é organizada pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, em parceria com o Município da Figueira da Foz. São esperados mais de 200 especialistas nacionais e internacionais que durante 3 dias vão apresentar novos resultados de I&D, discutir riscos e perspetivas sobre mudanças, e descobrir novas tendências de crescimento económico sustentável.
Maria João Bebianno, perita da ONU para avaliação do estado do ambiente marinho no período 2017-2020 e diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve será a keynote speaker da primeira sessão do dia 26 sob o tema “Adaptation to climate change in marine ecosystems“. Destaca-se também a intervenção de Guido Rianna, investigador na Euro-Mediterranean Centre on Climate Change, especialista internacional nos impactos geológicos e hidrológicos, incluindo deslizamento de terras, provocados pelas mudanças climáticas. Esta iniciativa conta ainda com a participação de Benedicte Jacquemin, especialista em doenças provocadas pela poluição do ar incluindo asmas, rinite, doenças cognitivas, cancro e infertilidade. Entre muitos outros oradores de renome nacional e internacional destacam-se André Beirão, Professor da Escola de Guerra Naval do Brasil e João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente.
A redução das emissões de gases com efeito de estufa é determinante para o futuro da humanidade. Os impactos das mudanças climáticas são inevitáveis e vão implicar um processo de adaptação dos sistemas naturais e humanos a uma escala global, com vista a aumentar a sua resiliência.
Inserida no âmbito do projeto CentroAdapt, nesta conferência sobre o clima a discussão será centrada na análise e discussão dos riscos e perspetivas sobre as mudanças climáticas, com especial foco em três temáticas: Ecossistemas Marinhos, Construção Sustentável, Qualidade Ambiental.
A ISOC é uma conferência sobre o clima com caráter histórico
Luís Simões da Silva, Vice-reitor da Universidade de Coimbra e orador nesta iniciativa, considera que o evento é um “marco histórico” para a afirmação da região e de Portugal para a adaptação às alterações climáticas. “Com a organização desta conferência internacional a Universidade de Coimbra posiciona-se entre os principais interlocutores mundiais na tentativa de esclarecer a população dos riscos iminentes associados às alterações climáticas. Nós entendemos que o momento é fundamental para uma mudança de hábitos, para a estruturação de um futuro sustentável e alinhado com a nova conjuntura global. É nossa responsabilidade dar às próximas gerações uma qualidade de vida superior, baseada no respeito ao ambiente e na inclusão social.” acrescenta.
Durante três dias de sessões plenárias, workshops, atividades de networking, e exposições, participantes de todo o mundo irão analisar o estado-da-arte, apresentar resultados de investigação aplicada e soluções tecnológicas de adaptação às alterações climáticas, discutir os seus riscos e impactos, mas também identificar novas oportunidades de negócio e crescimento económico sustentável.
Em simultâneo à conferência sobre o clima decorre a “FigueiraSea, Sustainable Expo Alliance” (www.figueirasea.com), uma feira do Mar e da Sustentabilidade, patente de 25 a 28 de setembro de 2019 na Praça do Forte, Figueira da Foz.
A participação na iniciativa ISOC 2019 é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória em www.isoc2019.com
Mais informações em www.isoc2019.com ou através do email
in**@is******.com
.
Sobre o Laboratório MAREFOZ
O Laboratório MAREFOZ é uma infraestrutura do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra (UC) que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico, social e cultural, da região e do país, através da transferência de resultados de I&D.
Instalado na Figueira da Foz desde 2016, o MAREFOZ posiciona-se como um parceiro privilegiado do município e das empresas na região na promoção e desenvolvimento da Economia Azul, em virtude do reconhecimento da importância social e valor económico do mar, e da sustentabilidade ambiental.
O MAREFOZ promove investigação e formação avançada interdisciplinares, fomentando o relacionamento com as empresas e com o mercado, com o objetivo claro de criar valor acrescentado e aumentar a sua competitividade, contribuindo para a afirmação nacional e internacional da investigação científica da UC.
As suas áreas de investigação incluem a monitorização, avaliação e gestão da qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos, com ênfase nos estuários, zonas costeiras e bacias hidrográficas.
Mais informação em laboratoriomarefoz.wixsite.com
Sobre o CentroAdapt
O CentroAdapt – Centro de Vanguarda em Adaptações às Alterações Climáticas é um projeto de transferência de conhecimento científico e tecnológico no âmbito das adaptações às alterações climáticas, entre investigadores da Universidade de Coimbra e empresas e instituições da Região Centro.
Tem como missão o estabelecimento de uma plataforma de inovação, aberta e inclusiva, que incorpore as competências necessárias a uma eficiente transferência de conhecimento científico e tecnológico entre os investigadores da Universidade de Coimbra e o tecido empresarial da região centro.
O projeto visa afirmar a Região Centro como líder nacional na adaptação às alterações climáticas através criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D. Neste sentido, procura avaliar as necessidades dos agentes locais e estimular a procura de alternativas para os desafios futuros face às mudanças climáticas.
A par do desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de inovação, aberta e inclusiva, e agregando as competências necessárias a uma eficaz transferência de conhecimento, foi promovido um ciclo de eventos de sensibilização e networking sobre os impactos, riscos e perspetivas sobre as alterações climáticas.
Para incentivar os investigadores a desenvolverem projetos conjuntos com empresas, promovendo a transferência de tecnologia e conhecimento, o CentroAdapt contemplou um programa de financiamento de Bolsas de Ignição que incluiu parcerias com várias empresas da Região Centro.
Mais informação em www.centroadapt.com
Programa da conferência sobre o clima – ISOC 2019
26 DE SETEMBRO
9:00 – 9:30 | Registo
Local: Hall, CAE
9:30 – 11:00 | Sessão Plenária: “Adaptation to climate change in marine ecosystems”
Moderador:
- João Carlos MARQUES, Diretor do MARE – Centro de ciências do Mar e Ambiente, Universidade de Coimbra (Portugal).
Oradores:
- Maria João BEBIANO,Membro do Grupo de Peritos da ONU para Avaliação do Estado ambiental dos Recursos Marinhos e Diretora do CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (Portugal)
- Carlos ANTUNES*, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
- André BEIRÃO, Professor no Colégio da Marinha de Guerra Brasileira (Brasil)
Local: Pequeno auditório, CAE
11:00 – 11:30 | Pausa para Café
Local: Hall, CAE
11:30 – 13:00 | Sessões paralelas: Workshop 1:” Maritime Spatial Planning, Challenges of Cooperation”.
Moderadores:
- Zara TEIXEIRA, Investigadora, Universidade de Coimbra
- Catarina FRAZÃO SANTOS, Investigadora, Universidade de Lisboa
Dinâmica de grupo | Local: SalaA, CAE
11:30 – 13:00 | Sessões paralelas: Workshop 2: “Resilience of Cities and Buildings to Climate Change”
Moderador:
- Vitor LEAL, Professor –da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Convidados:
- Ana CARVALHO, Vice-presidente Camara Municipal da Figueira da Foz
- Rudolfo VALENTIM, Grupo Teixeira Duarte
- Luís MALHEIRO DA SILVA, LMSA – Engenharia de Edifícios
- Aline GUERREIRO, QUERCUS
- Manuel GAMEIRO, ADAI, Professor Universidade de Coimbra
- João Paulo CARDIELOS, Professor Universidade de Coimbra
Debate | Local: Pequeno auditório, CAE
13:00 – 14:30 – Almoço
Local: Hall, CAE
14:30 – 16:00 – Sessão Plenária: “Indoor Environmental Quality in Buildings Resilient to Climate Changes”
Moderador:
- Manuel GAMEIRO, Vice-Presidente da ADAI – Associação para o desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, Universidade de Coimbra (Portugal).
Oradores:
- Frank HOVORKA*, Diretor para o Urbanismo Sustentável, Fundo de Depósito e Consignação (France)
- Vitor LEAL, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal)
- Benedicte JACQUEMIN, Instituto de Pesquisas Ambientais eSaúde Ocupacional (France)
Local: Pequeno Auditório, CAE
16:00 – 16:30 | Pausa para café
Local: Hall, CAE
16:30 – 18:00 | Sessões paralelas: Workshop 3: “Marine Litter, solutions to a problem that begins onland.”
Moderadores:
- Paula SOBRAL, Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e Professora da Universidade Nova de Lisboa.
- Cláudia MOREIRA, Investigadora, Universidade de Coimbra
Dinâmica de Grupo | Local: Sala A, CAE
16:30 – 18:00 | Sessões paralelas: Workshop 4: “Public Discussion on major issues of forest fires.”
Moderador:
- António Jorge LÉ, Jornalista
Convidados:
- Carlos TAVARES, CODIS CBR
- Ilda NOVO, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
- Luís LOPES, AGIF – Agência para a gestão integrada dos Fogos Florestais
- Orlando ORMAZÁBAL, AFOCELCA
- Miguel ALMEIDA, ADAI, Universidade de Coimbra
Debate | Local: Pequeno auditório, CAE
16:30 – 18:00 | Sessões paralelas: Workshop 5: “Building Structures for renewable energy. What Future?”
Moderador:
- Carlos REBELO, Professor, Universidade de Coimbra
Speakers:
- José LOPES DE ALMEIDA, CODIS CBR
- António SARMENTO, WavEC – Offshore Renewables
- José Carlos MATOS, INEGI Porto
- Teresa Simões ESTEVES, LNEG
Debate | Local: Sala B, CAE
20:00 – 23:30 | Jantar da Conferência
Local: Casino Figueira Foz
27 DE SETEMBRO
9:00 – 9:30 | Registo
Local: Hall, CAE
9:30 – 11:00 | Sessão Plenária: “Sustainable Construction Development and Climate Change Mitigation and Adaptation”
Moderador:
- Luis SIMÕES DA SILVA, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (Portugal).
Speakers:
- Guido RIANNA, Investigador do Centro Euro-Mediterrânico para as Alterações Climáticas (Italy)
- Helena GERVÁSIO, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (Portugal)
- Nuno LACASTA*, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (Portugal)
Local: Pequeno Auditório, CAE
11:00 – 11:30 | Pausa para Café
Local: Hall, CAE
11:30 – 13:00 | Sessões paralelas: Workshop 6: “Sustainability of Buildings, Challenges and Opportunities.”
Moderador:
- Helena GERVÁSIO, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
Convidados:
- José MATOS, Professor, Universidade do Minho
- Manuel PINHEIRO, Professor, Instituto Superior Técnico
- Ricardo MATEUS, Professor, Universidade do Minho
Debate | Local: Pequeno auditório, CAE
11:30 – 13:00 | Sessões paralelas: Workshop 7:” Joint Management of Estuarine Areas”
Moderadores:
- Tiago VERDELHOS, Investigador, Universidade de Coimbra
- Zara TEIXEIRA, Investigadora, Universidade de Coimbra
Dinâmica de Grupo | Local: Sala A
13:00 – 13:30 | Cerimónia de Encerramento
- João CARLOS MARQUES, Diretor do MARE – Centro de ciências do Mar e Ambiente e Professor da Universidade de CoimbraCarlos MONTEIRO, Presidente da Camara Municipal da Figeuira da FozFigueira da Foz
- Ana ABRUNHOSA*, Presidente da CCDR – Centro
Local: Pequeno auditório, CAE
Contacto com a Imprensa:
Olga Cruz | Gabinete de Marketing e Comunicação
Tel: 910944476 |
co**********@es**************.pt
“>
co**********@es**************.pt
Leia também:
- Mudanças climáticas na Antártida: elite mundial da ciência polar debate em Coimbra
- Alterações climáticas: especialistas mundiais debatem estado do planeta em Coimbra
- Sustentabilidade dos oceanos leva especialistas internacionais à Figueira da Foz