projeto beija-flor 4.0. educação infantil

O projeto Beija-Flor 4.0, levado a cabo pela ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres – de prevenção e combate a situações de violência nas escolas do Porto, acaba de apresentar resultados muito favoráveis, seis anos após a sua implementação em diversas escolas da área Metropolitana do Porto.

No final do projeto, 93% dos alunos/as intervencionados é favorável a crenças de igualdade de género, ao invés dos 90% iniciais. 96% é intolerante a crenças legitimadoras de violência doméstica ou namoro, contra os 92% iniciais e, muito importante, 92% são intolerantes a práticas de bullying, quando inicialmente 85% as tolerava”, conta Carla Mansilha Branco, presidente da instituição, acrescentando que “a avaliação global de todos os intervenientes no projeto Beija-Flor 4.0 – docentes, alunos, progenitores e técnicas -, levam-nos a reforçar a vontade de investir no ensino e de possibilitar que todos tenham acesso a aprendizagens que nos tornem melhores cidadãos e cidadãs”.

Projeto Beija-Flor 4.0 chegou a mais de 1 milhar de alunos

Durante este ano, o projeto esteve inserido em 68 turmas que participaram presencial e digitalmente, abrangendo mais de 1100 alunos e estendendo-se para além da área Metropolitana do Porto. Para Carla Branco, “é da maior importância a implementação de projetos que combatam as discriminações e promovam a igualdade de oportunidades e direitos entre todos os cidadãos e cidadãs”, frisando ainda que é “fundamental a desconstrução da cultura de violência, dotando os jovens de estratégias alternativas, não violentas, para se relacionarem de forma saudável e exercerem uma cidadania ativa e responsável”.

Leia também: Desigualdades na educação podem aumentar com o ensino básico e secundário não presencial, alertam cientistas da UC

Com este projeto possibilitou-se que estes jovens aguçassem a sua consciência no que respeita à problemática da vitimização, da desconstrução de crenças de género bem como a sinalizar comportamentos abusivos em vários contextos. Deste modo, foi com sucesso que estes alunos imergiram num novo mundo de conceitos, alargando a sua palete de sensibilidades, tendo esta interação exponenciado cidadãos mais conscientes numa sociedade que se quer mais atenta e ativa.

Para mais informações

Carla Mendonça – MSimpacto

Telef. 222033028 | Fax 222087421 | Móveis 962679553 ou 963021181 | Email: [email protected]

FONTEADDIM
Artigo anteriorVinhos Borges premiados em dois concursos internacionais
Próximo artigoDia Internacional da Terceira Idade assinalado com live solidário
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome