preservação ambiental para crianças

É natural associar a palavra “sustentabilidade” a preservação e conservação do meio ambiente. No entanto, nem só aí reside o significado desse termo. O próprio dicionário afirma que a sustentabilidade está relacionada com aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Mas como explicar e cativar a atenção de uma criança quando o assunto é tão ténue como o meio ambiente? A preservação ambiental para crianças, a forma como a entendem e “abraçam”, dependerá muito da forma como educadores e pais a abordam e introduzem.

A educação é fundamental para a transformação de uma nação e os livros são ferramentas de extrema importância em todo esse processo. Para reafirmar esse poder transformador do livro, a escritora Isa Colli, busca com suas obras, mostrar que é possível apresentar qualquer tipo de assunto para as crianças, e o tema sustentabilidade deve ser ensinado desde cedo aos pequenos.

Pensar e tratar a preservação ambiental para crianças, sem esquecer que o são

Para Colli, cuidar do meio ambiente e repensar formas de sermos mais sustentáveis é de absolutamente crucial. Isa acredita que é preciso encontrar formas didáticas e criativas de ensinar as nossas crianças, de forma lúdica e cheia de suavidade.

Leia também: Amigos da Montanha criam a “Artis Naturae”, uma escola viva da natureza

A literatura para mim tem o poder de transformar o mundo e por isso escrevo. Se construirmos este hábito não só da leitura, como do ensino de como cuidar do planeta, contribuiremos para que eles sejam adultos conscientes, nas suas gerações. Desejo que os meus livros possam ajudar a tornar o mundo um lugar melhor, mais justo e sustentável”, comenta Isa Colli.

Obras de Isa Colli que abordam a preservação ambiental para crianças

No livro “A Nuvem Floquinho”, Isa, conta a história de uma nuvem ambientalista que ao perceber as consequências das ações humanas para o planeta, se junta a outras nuvens para levar mensagens de consciencialização e salvar a natureza.

Outros dois sucessos Isa, que tratam o tema da preservação ambiental para crianças, são “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” e “O Rio Grinalda”. O primeiro mostra como as pessoas se podem unir e fazer a sua parte para salvarem o meio ambiente, com foco na Floresta Amazónica. O bioma que vem sofrendo com os severos danos do desflorestação, queimadas, extração ilegal de madeira, criação de grandes hidroelétricas e a mineração. Já o Rio Grinalda fala sobre reciclagem e da importância de haver equilíbrio entre homens e natureza.

Sustentabilidade é um tema que não poderia ficar de fora das conversas com os mais pequenos. Afinal, eles são, por definição, o futuro do mundo. E investir numa mentalidade sustentável, hoje, é garantir que ela perpetue boas ações numa projeção de um amanhã melhor para todos”, afirma a escritora.

Leia também: Autora resgata o folclore local com a saga de um “Harry Potter brasileiro”

Sobre Isa Colli

Isa, que sempre amou escrever, começou a carreira literária em 2011. Desde então, já lançou 32 livros infantis, um romance infantojuvenil e um livro de poemas. Todas as suas obras trazem lições importantes, além das obras sobre o meio ambiente, Isa traz para a cena literária infantil, assuntos que abordam a importância da alimentação saudável, como “Luke, o Macaco Atleta” e “Luke e suas andanças pelo Brasil”, tendo também, obras que falam de solidariedade, amor aos animais e imigração.

Em 2018 ela deu um novo passo e fundou a editora Colli Books que conta com livros sobre racismo, bullying, amizade e sonhos. Isa é um talento da literatura e nas suas obras, invariavelmente, materializa a sua consciência social e preocupação didática.

Leia também: Estudo avalia os benefícios da dieta mediterrânea no combate à obesidade juvenil

Recentemente conquistou a cadeira 074 da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), além de já ter participado de eventos organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com a Colli Books, participou na Bienal Internacional do Livro de São Paulo que pela primeira vez ocorre em formato online devido à pandemia.

Para mais informações:

Tais Faccioli – [email protected]

FONTEIsa Colli
Artigo anteriorExperiências vínicas e gastronómicas dão as boas-vindas a 2021 na Quinta do Portal
Próximo artigoLowkey: um programa para fazer uma música com um clique
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".