praias de matosinhos
Praias de Matosinhos têm mais uma Bandeira Azul do que em 2020

Matosinhos será o terceiro concelho do país com mais Bandeiras Azuis hasteadas. Apesar da saída da Praia Azul – Conchinha da lista publicada pela Associação Bandeira Azul da Europa, as reentradas de Angeiras Norte e Pedras Brancas aumentou para 13 as praias de Matosinhos com o galardão de qualidade, mais um do que em 2020.

Entre as praias distinguidas estão também Agudela, Angeiras Sul, Aterro, Cabo do Mundo, Funtão, Fuzelhas, Leça da Palmeira, Marreco, Memória, Pedras do Corgo e Quebrada.

Informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços foram alguns dos critérios avaliados para a atribuição da distinção. A eles, junta-se a indispensável qualidade da água, para a qual tem contribuído de forma determinante a gestão de saneamento feita no concelho.

Para garantir que a águas residuais que resultam da utilização doméstica ou industrial são devolvidas ao meio ambiente sem afetá-lo negativamente, designadamente as praias de Matosinhos, a INDAQUA concelhia e a Câmara Municipal local têm concretizado diversos investimentos. Nomeadamente, desde o início da operação da INDAQUA Matosinhos (2008), foram construídos 197 km de redes de saneamento à qual passaram a ter acesso mais 25 mil habitantes e, ainda em 2018, a autarquia dotou a ETAR de Matosinhos de um nível de tratamento secundário.

Foram ainda desativados milhares de fossas particulares que levavam à contaminação de solos e águas subterrâneas.

Vila do Conde e Feira também com bandeiras azuis, além das praias de Matosinhos

“Para assegurar a qualidade da água balnear é fundamental que as águas residuais de todo o concelho sejam corretamente recolhidas, encaminhadas e tratadas. Só assim é possível garantir que, na sua devolução ao meio ambiente, não existem impactos ambientais e sociais negativos, tais como a contaminação de rios e mares”, adianta Eduardo Barbot, Administrador da INDAQUA Matosinhos.

“Temos também sensibilizado a população para o importante papel que as suas ações representam nesta área, por exemplo, com a utilização responsável das redes de saneamento, sem o despejo de resíduos domésticos, como restos alimentares ou plásticos, por exemplo, ou assegurando que a água da chuva recolhida nas suas habitações não é misturada com as águas residuais”, alerta.

Nos concelhos em que a INDAQUA é responsável pela gestão e tratamento de águas residuais foram atribuídas, além das praias de Matosinhos, outras sete Bandeiras Azuis – seis em Vila do Conde e uma na Praia Fluvial da Mâmoa, em Santa Maria da Feira.

LEIA TAMBÉM: Praias do Azibo distinguidas com prémio “Cinco Estrelas Regiões” e Bandeira Azul

Em Portugal, a Bandeira Azul será hasteada em 372 praias, mais 12 do que no ano passado. Albufeira (25 praias e uma marina) e Vila Nova de Gaia (19 praias e uma marinha) lideram como os concelhos com mais galardões atribuídos.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social

Daniela Cerqueira 

SILVER LINING – Consultoria de Comunicação  

Tlm.: +351 939 105 694 

E-mail: [email protected]  

Joana Monteiro

SILVER LINING – Consultoria de Comunicação

Tlm.: +351 930 690 126

E-mail: [email protected] 

FONTEIndáqua
Artigo anteriorTuristas italianos apreciam autenticidade e sentem-se em casa no Porto e Norte
Próximo artigoO que é escuta ativa: 6 técnicas para se tornar um bom ouvinte
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".