“Noite dos Medos” volta a apavorar Melgaço

Município minhoto dedica uma noite para descobrir os segredos do oculto, a 31 de outubro.

46
noite dos medos
Da Casa da Cultura ao Castelo, Melgaço veste-se a rigor para a Noite dos Medos

Na noite do dia 31 de outubro, Melgaço será “tomado” por bruxas e por seres do além que irão aterrorizar a vila. Mas será em ambiente de festa que os medos serão encarados: o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal convida para a “Noite dos Medos”, um momento para se descobrirem segredos do oculto, mas também um momento de diversão: um misto de terror e alegria.

Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando por entre as ruas, a vila veste-se a rigor. Bruxas, abóboras e varandas iluminadas, ruídos sonoros assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros, serão muitos dos elementos figurativos para a terrível noite. Também a população e turistas se deverão vestir a preceito, não destoando de todo o ambiente criado para a noite.

O “perigo” começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00: oferta de bebidas alegóricas. O espaço estará devidamente decorado, criando um cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos.

Noite dos Medos visa dinamizar município em épocas baixas

O Cortejo dos Medos, pelas 22h30, convida a uma visita ao cemitério dos medos: os participantes desfilam os seus trajes pelas ruas da vila, num percurso da Casa da Cultura até ao Castelo, onde decorrerá o Enterro dos Medos, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega. O momento finda com um espetáculo de fogo, mas a festa continua noite dentro, na Praça da República, a partir das 00h30.

A Noite dos Medos, organizada pelo Município de Melgaço, com colaboração da Associação Empresarial Minho Fronteiriço, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Concurso dos Medos: inscrições decorrem até 22 de outubro

O Concurso dos Medos pretende premiar os trabalhos mais criativos desenvolvidos para o evento. Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade (público em geral e população) e as entidades do concelho, é o principal objetivo.

Este ano, a organização desafia à caracterização, subordinada ao tema “Medos”. Os trabalhos deverão distinguir-se pela reutilização de materiais, sendo valorizados os que se associem a costumes e tradições de Melgaço, como crenças, lendas, mitos e tradições populares relacionadas com o oculto.

Todos, podem participar: em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço).

São admitidas candidaturas para três categorias diferentes:
I – Categoria Escola: exclusivamente para a comunidade escolar;
II – Categoria Individual: apresentação de candidaturas para restante comunidade em formato individual, exclusivamente para maiores de 18 anos, e apenas um elemento;
III – Categoria Grupo: restante comunidade em formato de Grupo, com um mínimo de dois elementos.

Participação e prémios no Concurso da Noite dos Medos

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição até ao dia 22 de outubro, na Casa da Cultura ou via e-mail [email protected].
PRÉMIOS PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS

I – Categoria Escola:
1º Prémio: Troféu de 1º classificado
2º Prémio: Troféu de 2º classificado
3º Prémio: Troféu de 3º classificado

II – Categoria Individual:
1º Prémio: pernoita para duas pessoas na Casa da Cevidade
2º Prémio: uma caixa de Espumante Alvarinho
3º Prémio: circuito de banhos com massagem, no Centro de Estágios de Melgaço (SPA)

III – Categoria Grupo:
1º Prémio: cabaz de produtos locais
2º Prémio: pernoita para cinco pessoas, na Branda da Aveleira
3º Prémio: atividade Radical para cinco pessoas

Regulamento e Ficha de inscrição disponível em www.cm-melgaco.pt.



Assessoria de Imprensa:
Sara Pereira | E. [email protected] | T. 969 290 280

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome