rota do alvarinho
Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço: uma viagem memorável para todos os amantes do enoturismo

A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, criada para divulgar a tradição vitivinícola dos dois concelhos e dinamizar o enoturismo, constitui um pretexto para saborear os vinhos deste território e visitar os aderentes. Cumprindo com este propósito, este projeto singular tem agora uma imagem renovada e forte presença online em www.rotadoalvarinho.pt e nas redes sociais!

Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus e empresas de animação turística unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de excelência.

. Visitas às adegas: descubra os segredos da produção do alvarinho e desfrute de experiências exclusivas. 

. Gastronomia típica: delicie-se com a gastronomia local, harmonizada com os melhores vinhos da região. 

. Atividades de enoturismo: participe em workshops, provas de vinhos, passeios pelas vinhas e muitas outras ações. 

. Unidades de alojamento: relaxe e desfrute da hospitalidade das gentes deste território, em redor da natureza. 

. Comércios: explore os produtos locais e leve consigo lembranças da região. 

. Espaços culturais: explore a história, cultura e tradições da sub-região de Monção & Melgaço. 

. Empresas de animação turística: desfrute de experiências ímpares e personalizadas.

Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço: uma viagem memorável para todos os amantes do enoturismo

A sub-região de Monção & Melgaço distingue-se, claramente, como o local de origem e de excelência do vinho alvarinho. Nascido num terroir único no mundo. Proveniente de uma casta singular. Fruto de uma produção muito limitada e, por isso, exclusiva. Criado por homens que amam o culto da vinha e a excelência do vinho. Assim é o alvarinho de Monção & Melgaço. Equilibrado, ímpar e original!  

Ao percorrer as sinuosas estradas que emergem na paisagem, podemos apreciar as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha.  

Solar do Alvarinho, a Casa Mãe da Rota

O Solar do Alvarinho, conhecido como a Casa Mãe da Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, é o ponto de informação enoturístico em Melgaço, assumindo-se como o local privilegiado para canalizar as visitas para os aderentes e outros pontos de interesse, como centros de artesanato, produtos locais, património edificado ou atividades e experiências no território.

O edifício seiscentista que alberga o Solar do Alvarinho, também conhecido como “edifício dos três arcos”, está inserido mesmo no coração do centro histórico da Vila de Melgaço. Foi inaugurado em 1997, com o propósito de colmatar a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho alvarinho. Para além de servir como montra de promoção e exposição do vinho alvarinho, o Solar dispõe de informação diversa sobre o vinho e a região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores, promove provas de vinhos, artesanato e vende vinho alvarinho e outros produtos típicos locais. Organiza ainda “Alvarinhos de Honra” para grupos. 

Saiba-se que, recentemente, foi alvo de profundas obras de reabilitação, com o objetivo de dotar os vários espaços do edifício de maior flexibilidade de uso, criando uma sinergia entre os mesmos, para que a experiência dos visitantes fosse o mais qualificada possível, tornando também o espaço acessível a todos. O investimento foi na ordem dos 298.920,00 EUR (financiamento do Turismo de Portugal, programa VALORIZAR, de aproximadamente 152 mil euros) e o processo de reabilitação enquadrou-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade. 

Dia de Monção & Melgaço é a 7 de junho

No dia 7 de junho assinala-se o Dia de Monção & Melgaço, a “Origem do Alvarinho”. A data foi simbolicamente fixada aquando da publicação da Portaria n.º 152/2015, que consagra o Acordo no Regulamento do Vinho Verde.

Nesta altura, ficou definido que a menção à casta alvarinho poderia ser usada na rotulagem em toda a região dos vinhos verdes e não apenas em Monção e Melgaço. Em 2021, o acordo adquiriu plenos efeitos e a região passou a utilizar a designação “Vinho Verde Alvarinho”, enquanto os da sub-região de Monção & Melgaço passaram a ostentar um selo diferenciador. 

O dia 7 de junho assinala, assim, a conquista dos produtores que viram reconhecida, através da atribuição de uma marca e de um selo, a exclusividade, a autenticidade, a origem, e a qualidade dos vinhos produzidos em Monção e Melgaço, certificando que a sub-região está na origem da casta alvarinho que, no nosso território, assume características únicas. 

«Continuámos na luta pelo debate da criação de uma DO (Denominação de Origem) própria. O reconhecimento, nacional e internacional dos alvarinhos da nossa sub-região são a prova de que esta deve ser reconhecida como e por tal. Falámos da região dos vinhos verdes com mais dinamismo, maior afirmação e diferenciação, que puxa pelo preço dos vinhos verdes e da região. Não há nenhuma outra que tenha, neste momento, valor acrescentado como a sub-região de Monção & Melgaço. Estamos no caminho certo e, com a união de todos, esta será uma região vencedora em relação a este objetivo concreto», sublinha Manoel Batista, autarca de Melgaço. 

Assessoria de Imprensa:
Sara Pereira | E. [email protected] | T. 969 290 280

FONTEMunicípio de Melgaço
Artigo anteriorSistema de separação de lamas: cientistas desenvolvem nova solução com produtos floculantes de origem biológica
Próximo artigoGestão de património online: Vipa.pt disponibiliza a plataforma PatriGest
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome