massagem tailandesa Nuad Thai

No passado dia 12 de dezembro, a massagem tailandesa Nuad Thai foi elevada a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência (UNESCO).

Conhecida pelo movimento lento aplicado não apenas com as mãos do terapeuta, mas também com os pés, joelhos, antebraços e até cotovelos, a massagem tailandesa é normalmente feita no chão (em cima de um colchão semirrígido) ou numa marquesa baixa, sem recurso à utilização de óleos, cremes ou qualquer tipo de gordura.

A massagem tailandesa assume-se como uma terapêutica aplicável diversos tipos de problemas

Segundo a UNESCO, as massagens tailandesas têm raízes no campo, tendo sido originalmente praticadas por curandeiros para aliviar as dores musculares causadas pelo trabalho na agricultura. Hoje em dia está cientificamente provado que têm muitos outros benefícios, sendo recomendadas para tratar problemas de circulação, ansiedade, enxaquecas e insónias.

Esta recente distinção eleva para seis o número de Patrimónios da UNESCO já atribuídos à Tailândia: 4 culturais e 2 naturais.

A massagem tailandesa enquadra-se na categoria de património cultural, somando-se a 3 distinções anteriores

  • Cidade Histórica de Sukhothai e Cidades Históricas Associadas (1991): Sukhothai foi a primeira capital do reino do Sião entre os séculos XIII e XIV e é considerada o berço da nacionalidade tailandesa. Tem mais de 200 monumentos, que refletem uma civilização avançada, marcada por inúmeras influências e antigas tradições locais. O “estilo Sukhothai” é uma das marcas culturais mais distintivas da Tailândia.
  • Cidade Histórica de Ayutthaya (1991): fundada em 1350 AC., Ayutthaya tornou-se na segunda capital do Sião, depois de Sukhothai, tendo sido destruída pelos birmaneses no século XVIII. As suas ruínas, caracterizadas pelas torres de relicário e mosteiros agigantados, refletem o esplendor do passado, e uma das civilizações mais avançadas do sudeste asiático.
  • Sítio Arqueológico de Ban Chiang (1992): Situada em Udon Thani, no Nordeste da Tailândia, Ban Chiang é uma localidade onde foram encontrados alguns dos mais importantes vestígios pré-históricos do Sudeste Asiático. Escavações recentes comprovam que a região já era habitada em 3600 AC, havendo importantes evidências de que a população local se dedicava à agricultura e ao fabrico e uso de metais, designadamente em bronze.
  • Massagem Nuad Thai (2019) A massagem tailandesa ou Nuad Phaen Boran é uma terapiacurativa tailandesa que utiliza a massagem como forma de equilíbrio corporal. Além das mãos o terapeuta usa  pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, para fazer pressão, compressão e alongamento, no corpo do paciente. Esta técnica tem um objetivo mais energético que físico, utilizando manobras corporais que envolvem torções, compressões e alongamentos profundos, de forma a libertar pontos onde a energia vital está com o trânsito bloqueado. Proporciona, também, um aumento da flexibilidade dos músculos e articulações.

A Tailândia conta também com duas distinções na categoria de património natural

  • Santuários de Fauna de Thungyai-Huai Kha Khaeng (1991): Situado na província de Kanchanaburi e estendendo-se por mais de 600.000 hectares ao longo da fronteira de Myanmar, contêm exemplos de quase todos os tipos de florestas do sudeste da Ásia continental, com a particularidade de abrigarem uma variedade muito diversificada de animais, incluindo 77% dos grandes mamíferos, 50% dos grandes pássaros e 33% dos vertebrados terrestres encontrados na região.
  • Complexo de Florestas de Dong Phayayen-Khao Yai (2005): estende-se por 230 km entre o Parque Nacional Ta Phraya, na fronteira cambojana no leste, e o Parque Nacional Khao Yai, no oeste. A região contém importantes ecossistemas de florestas tropicais, que podem fornecer um habitat viável para a sobrevivência a longo prazo de espécies em vias de extinção. Este local dá abrigo a mais de 800 espécies de fauna, incluindo 112 espécies de mamíferos (nas quais se incluem duas espécies de gibões), 392 espécies de aves e 200 espécies de répteis e anfíbios.

Para mais informações:
Catarina Oliveira – Gabinete de imprensa da Autoridade de Turismo da Tailândia
[email protected]
Contactos: 21 391 66 05 / 92 587 77 19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome