literacia para a longevidade e financeira

O Fórum “Literacia para a longevidade e literacia financeira: Compromisso. Capacitação. Transformação” vai culminar numa comunicação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, sobre a importância da longevidade para a sociedade.

A partir das 14h30, dois painéis levam nove especialistas a debater as duas (i)literacias que dão nome ao evento, aberto a todos os interessados e com inscrição gratuita.

A literacia para a longevidade dá o mote ao primeiro momento de conversa com moderação a cargo de Raquel Campos Franco, Professora da Católica Porto Business School. No painel encontram-se Maria João Valente Rosa, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria Joana Carvalho, Vice-Reitora da Universidade do Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, e Luís de Melo Jerónimo, Diretor do Programa Equidade da Fundação Calouste Gulbenkian.

De seguida, é a (i)literacia financeira a assumir o protagonismo da conversa. Para analisar esta barreira ainda não reconhecida na sociedade, são convidados Francisca Guedes de Oliveira, Administradora do Banco de Portugal, Pedro Andersson, jornalista da SIC, e Maria Antónia Torres, PwC Lead Deals Tax Partner e Inclusion & Diversity Partner.

Esta é a terceira edição do Fórum organizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto “Eu e a Minha Reforma”, dedicado à capacitação financeira e digital do público adulto e sénior.

Anualmente, alargamos o âmbito deste programa, abrindo as portas da Fundação para este Fórum, que pretende, por um lado, sensibilizar e informar a opinião pública e, por outro, alertar decisores sociais e políticos para os amplos impactos que os défices de literacia financeira e literacia para a longevidade têm em Portugal”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Sabemos que longevidade é cada vez maior e terá impactos em todos os quadrantes – económico, social, político, educativo. Falta-nos pensar e implementar estratégias para dar qualidade de vida e conforto financeiro a esses anos, vividos habitualmente em reforma, com rendimentos mais escassos – o que nos leva à absoluta necessidade de trabalhar os níveis de literacia financeira desde muito cedo”, acrescenta a responsável pela abertura do evento, a par de Fernando Paulo, Vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas limitadas à capacidade do espaço, e estão disponíveis online, juntamente com o programa completo do Fórum.FÓRUM “LITERACIA PARA A LONGEVIDADE E LITERACIA FINANCEIRA:

Compromisso. Capacitação. Transformação”

Data: 7 de dezembro  Horário: 14h30

Local: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Avenida da Boavista. 4245, 4100-140 Porto)

Programa completo: https://eueaminhareforma.pt/noticias/109

Inscrições: https://www.eueaminhareforma.pt/eventos/inscricao/18

FONTEFundação Dr. António Cupertino de Miranda
Artigo anteriorBao Party: a nova experiência gastronómica para grupos do Asia Connection
Próximo artigoComo otimizar a memória interna do smartphone
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome