
A pandemia veio impulsionar o mundo das vendas online. De forma prática e segura, foi possível assegurar, assim, inúmeros negócios, como não havia acontecido antes. E o momento serviu para muitos refletirem sobre a renovada importância da logística para o comércio eletrónico.
Reconhecer a importância da logística para o comércio eletrónico é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, esta etapa integra a estrutura empresarial e pode ditar o futuro de uma empresa. A logística implica planear, executar e controlar eficazmente o transporte, assim como a movimentação e o armazenamento dos produtos, não só dentro, como também fora das empresas – até que chegue ao cliente final.
Tudo isto deriva da constante evolução tecnológica, do aperfeiçoamento de infraestruturas e de processos, devido ao elevado aumento das vendas online. Como tal, a logística materializa as transações eletrónicas e não deve ser descurada.
Importância da logística para o comércio eletrónico: por que é importante investir…
Pensar num negócio e ter como foco a satisfação do cliente é um fator diferencial para qualquer empresa, especialmente para o mundo dos negócios online. Nesse sentido, é impossível ignorar o papel e a importância da logística.
As boas soluções são, como tal, sempre bem-vindas. São elas que ajudam a reduzir o número de erros, a agilizar as tarefas, a aprimorar o serviço e a respetiva qualidade.
LEIA TAMBÉM: Livro de ecommerce destaca os 110 erros que as lojas online devem evitar a todo o custo
E isto é particularmente importante numa altura em que se valoriza tanto a experiência do cliente e a importância de o fidelizar.
Como alcançar a excelência na área de logística?
Ter ao dispor soluções tecnológicas é imprescindível para que todo o processo por trás do comércio eletrónico funcione sem falhas e na perfeição. Para tal, há quatro fatores-chave a que deve dedicar a sua atenção.
1. Stock sempre atualizado
Muitas vezes, o cliente entra num website para efetuar uma compra, mas o produto desejado não está disponível. Isto deve ser evitado ao máximo, pelo que os stocks devem ser repostos e atualizados com urgência.
2. Soluções de integração são fundamentais para solidificar a importância da logística
As soluções dedicadas ao controlo stock devem ir além do que passa no site, nas redes sociais ou nos marketplaces: devem ser pensadas ainda antes de estarem disponíveis para o cliente. Só assim a engrenagem funcionará como idealizada.
LEIA TAMBÉM: Gestão logística: Partteam & Oemkiosks apresenta quiosque dispensador de pagers
3. Comunicação
A comunicação é, muitas vezes, desvalorizada. Mas pensar na importância da logística para o comércio eletrónico é também perceber que a comunicação interna entre equipas e diferentes etapas da cadeira logística é tão importante como a comunicação que é feita com o exterior. Se não mais importante até.
Tem de haver inputs internos de modo a que todos os colaboradores saibam o que têm de fazer, quando e como. Quanto à comunicação externa, o objetivo do ponto de vista da logística é proporcionar ao cliente uma experiência intimista e próxima. Isto é: permitir que ele acompanhe todas as etapas pelas quais passa a sua encomenda.
4. Escolher os parceiros certos
Por último, saiba que é importante escolher os parceiros certos, neste caso, no que ao transporte diz respeito. Rapidez, eficiência, empenho, adaptação, flexibilidade e qualidade são as características que deve procurar nas soluções logísticas para empresas.