festa do espumante de Melgaço

A Festa do Espumante de Melgaço está preparada. O evento, que conhece a 7ª edição de 26 a 28 de novembro, no Largo do Mercado, recupera o modelo presencial e apresenta uma programação intensa, que pretende valorizar os espumantes obtidos no terroir de eleição da casta Alvarinho, bem como os produtores e produtos locais de eleição.

A Festa do Espumante reunirá no mesmo recinto os grandes artífices dos espumantes de Alvarinho da sub-região, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições. De igual modo, outros produtos melgacenses (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros) estarão igualmente representados e com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento, terá menus tentadores para harmonização.

Diariamente, o evento receberá no palco provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.

No capítulo do show cooking, três conceituados chefes serão protagonistas. Chakall (dia 26, pelas 19:00), Luis Américo (dia 27, 15:30) e Vitor Matos (dia 28, 15:30) apresentam propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região, trabalhando-os de um modo criativo que irá, certamente, surpreender.

As noites de 26 e 27 de novembro serão particularmente animadas com música ao vivo e atuações de DJ’s. Rui Afonso e o DJ Tata integram o cartaz de sexta-feira e, no sábado, será a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, seguindo-se pela madrugada o DJ Pedro Simões (RFM).

Festa do Espumante, em Melgaço, tem entrada livre e realiza-se dia 26 (das 11:00 às 02:00), 27 (das 12:00 às 02:00) e 28 de novembro (das 12:00 às 18:00), no emblemático Largo do Mercado. O evento é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.

Melgaço tem 14 produtores de espumante

Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encostas da Cabana, Encostas dos Sobrais, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço, são os 14 produtores que produzem espumante de Alvarinho em Melgaço, resultando num total de 24 referências e de diferentes perfis.

Ao longo dos tempos, e agora em resposta às dificuldades que a crise provocada pelo novo coronavírus COVID-19 gerou, os produtores têm-se adaptado e são já muitos os que estão a fazer vendas online, levando Melgaço a vários cantos do país e do mundo.

Leia também: Espumantes Alvarinho: a Festa do Espumante com um convite especial

Todas as informações estarão disponíveis nas redes sociais da autarquia e no site – cm-melgaco.pt.

Melgaço celebra a Festa do Espumante desde 2015

A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Essência Completa – Sara Pereira
[email protected] | 969 290 280

FONTECâmara Municipal de Melgaço
Artigo anteriorQuinta do Côtto Vinha do Dote, o vinho-tributo da Montez Champalimaud
Próximo artigoDesperdícios têxteis: start-up cria tecnologia que permite redução
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".