prova de vinhos do porto
Prova de vinhos do Porto dos anos 80 foram apenas uma de várias iniciativas

Uma memorável prova de vinhos do Porto com 40 anos marcou o encerramento das comemorações do Porto Wine Day deste ano, que se estenderam por dois meses. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) redobrou os esforços de promoção este ano com um conjunto diversificado de iniciativas dirigido a públicos-alvo diferentes, que terminou com os clássicos vintage da década de 80.

A Masterclass, orientada por Paulo Russel-Pinto, Wine Educator e membro da Câmara de Provadores do IVDP, contou com 10 vinhos em prova, representativos de uma década em que os anos de 83 e 85 foram declarados de uma qualidade excecional. Retintos, frutados, delicados, complexos e finos, estes portos convergiram num ponto: todos eles estão num ponto de excelência.

Messias Colheita 1980, Royal Porto Colheita 1980, Kopke Colheita Tawny 1981, Ramos Pinto Vintage 1982, Andresen Colheita 1982, Offley Boa Vista Alegre 1983, Taylor’s Vintage 1985, Graham’s Vintage 1985, Niepoort Vintage 1987 e Dalva Golden White 1989 foram os vinhos em prova nesta Masterclass.

Prova de vinhos do Porto dos anos 80 foram apenas uma de várias iniciativas

Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, considera que estas celebrações do Port Wine Day foram “uma homenagem a toda a cadeia, dos trabalhadores aos produtores, passando pelo comércio, mostrando que o setor está forte, preparado para os novos desafios, com o intuito de manter e reforçar a imagem do vinho do Porto como o vinho português mais emblemático e um dos mais prestigiados em todo o mundo”.

O conjunto de ações tendentes a celebrar o Vinho do Porto e os 266 anos da criação da região Demarcada tiveram início a 10 de setembro, Dia Internacional do Vinho do Porto, com a entrega dos prémios «Douro+Sustentável», valorizando projetos que contribuem para o desenvolvimento economicamente viável e boas práticas ambientais, que protegem assim a região e o seu património.

LEIA TAMBÉM: Fábrica do Azeite, a nova loja do Porto onde se pode provar o sabor fresco das oliveiras transmontanas…

Várias ações denominadas «Sabor a Porto», a «Porto Colours Cocktail Party» e uma sunset party no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, foram, além desta prova de vinhos do Porto, algumas iniciativas deste Port Wine Day, “que mostraram toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto”, sublinha Gilberto Igrejas.

Sobre o IVDP…

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense. O IVDP, IP promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu “terroir”.

Gabinete de Imprensa:

Paulo Maia

MSImpacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa

pa********@ms*******.com

FONTEInstituto dos Vinhos do Douro e Porto
Artigo anteriorPolinizadores: projeto SPRING lança bases para implementação de plano europeu de monitorização
Próximo artigoFesta do Espumante faz borbulhar Melgaço no final de novembro
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".