Um projeto, liderado pela Câmara Municipal de Lisboa para o qual a NOVA Information Management School (NOVA IMS) desenvolveu um modelo preditivo, com capacidade para prever uma emergência em Lisboa, a localização de possíveis ocorrências com 24 horas de antecedência, relacionadas com infraestruturas (e.g. queda de estruturas, inundações), acidentes (e.g. acidentes de automóvel com encarcerados), serviços (e.g. abertura de portas) ou incêndios e atividades (busca e resgate de pessoas).

Esta previsão permitirá ao Regimento de Sapadores de Bombeiros (RSB) otimizar, com um dia de antecedência, a alocação dos seus meios na cidade de forma a reduzir o tempo de resposta à emergência, entre os desejáveis 5 minutos e um máximo de 10 minutos.

A capacidade de prever uma emergência em Lisboa decorre do histórico de ocorrências e variáveis

O LX Analytics Hub foi desenvolvido tendo em conta o histórico de ocorrências na cidade de Lisboa entre 2013 e 2018, variáveis climatéricas, segundo dados do IPMA, e variáveis sociodemográficas. As áreas de serviço de 5 minutos e 10 minutos foram definidas a partir dos quartéis do RSB, tendo em conta os condicionamentos de tráfego previstos e aprovados pela CML.

Atualmente, no que diz respeito a situações de emergência em Lisboa, apresenta um taxa de precisão de 70%. Este modelo de inteligência artificial, desenvolvido pela NOVA IMS, continuará a ser aperfeiçoado com vista à sua integração na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, como um serviço diariamente disponível aos Bombeiros Sapadores de Lisboa. 

Este projeto é um exemplo do potencial da ciência de dados na organização das cidades e do impacto, já hoje real, na vida dos cidadãos e na gestão de recursos. O futuro da cidade é a analítica urbana ao serviço das pessoas”, nota Miguel de Castro Neto, Subdiretor da NOVA IMS e Coordenador da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab

O projeto contou ainda com a parceria do ISEL, Microsoft e SAP, e com a colaboração da Altice e do IPMA.

Sobre a Nova IMS

Fundada em 1989, a NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a Escola de Gestão de Informação da Universidade NOVA de Lisboa e tem por principal missão a promoção de ensino e de investigação de excelência na área da Gestão de Informação e dos Sistemas de Informação.

A NOVA IMS proporciona educação de elevado nível a mais de 2.500 alunos e a sua oferta abrange duas licenciaturas, nove mestrados, um doutoramento e diversos cursos de pós-graduação. Seis dos Mestrados e Pós-Graduações da NOVA Information Management School (NOVA IMS) foram classificados pela EDUNIVERSAL – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo – no TOP mundial do Ranking dos Melhores Mestrados 2019.

Foi a primeira instituição da Península Ibérica a integrar a iSchools, organização internacional que reúne as melhores escolas do mundo na investigação e ensino da gestão de informação, e possui a primeira licenciatura da Europa acreditada em Sistemas de Informação pela ABET (uma agência de acreditação Norte Americana líder mundial na certificação da qualidade em programas académicos).  A NOVA IMS é a primeira instituição universitária fora dos EUA a obter a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), sendo igualmente detentora de uma certificação de qualidade ISO 9001:2008.

Para mais informações

Marta Marques Silva – F5C – First Five Consulting

Tel.:  210322500 | [email protected]