A Mind Source reconhece os desafios que a nova realidade de pandemia COVID-19 impõe a empresas e aos profissionais de todos os setores. Como empresa dedicada ao universo das Tecnologias de Informação, aposta numa constante angariação e retenção de talento sob a forma de uma exigente política de contratação de profissionais da área. Numa altura em que o setor e os seus profissionais se debatem com renovados desafios, a empresa partilha boas práticas e dicas para entrevistas de emprego na área de TI.

6 dicas para entrevistas de emprego na área das TI, que não pode desconsiderar

Apresentação, preparação e CV atualizado: embora o ambiente no setor das TI seja quase sempre descontraído, numa entrevista de emprego o entrevistado deve evitar estar mais informal que o entrevistador. É naturalmente fundamental que o candidato tenha o CV correto atualizado e de acordo com aquilo que será o seu discurso durante a entrevista.

Um CV desatualizado gera dúvidas e desconforto. A preparação é uma “figura de destaque” entre as dicas para entrevistas de emprego, seja de que área profissional forem. Se por um lado não é muito difícil ter uma ideia muito aproximada do que vai ser questionado numa entrevista, existem amiúde situações em que os candidatos parecem surpreendidos com questões óbvias em contexto de entrevista.

Estude a empresa – quantos colaboradores tem? Qual a sua presença nacional / internacional? Quais os setores em que atua? Quais os serviços e áreas de negócio? – e coloque questões durante a entrevista, demonstrando interesse e capacidade de envolvimento com os objetivos e missão da empresa e das suas equipas.

Postura, humildade e honestidade: seguindo os princípios da primeira dica, reforce uma postura desinibida e proativa, demonstrando uma abordagem dinâmica, interessada, natural e empática.

Esteja à vontade, mas não em demasia. Encostar-se para trás na cadeira? Demasiado. Mas cumprimentar o entrevistador de acordo com a abertura por ele revelada (aperto de mão ou beijinho) gera empatia e descontração.

Seja humilde, e tenha em conta que pode não haver respostas certas, mas há respostas erradas. A entrevista é uma interação muito rápida entre pessoas que não se conhecem, todas as coisas que possam criar quebra de confiança devem ser evitadas.

Comunicação envolvente: desenvolva as suas respostas. Responder com um simples “sim” ou “não” sem justificar a sua opinião promove desinteresse e distanciamento. Utilize linguagem adequada, evitando o calão, e recorra a um discurso polido, orientado e assertivo, recorrendo a termos vulgarmente utilizados no meio – ainda que sejam estrangeirismos ou jargão mais técnico.

Tenha sempre presente no seu discurso quais os seus projetos, as tecnologias onde está à vontade e as metodologias.

Gira bem o tempo: a gestão do tempo fica a maior parte das vezes a cargo do entrevistador, mas isso não quer dizer que o candidato não tenha uma palavra a dizer neste campo. Certifique-se de que está pronto pelo menos 10 minutos antes da entrevista.

Durante a mesma, organize as ideias e as respostas de forma a priorizar o mais importante: dê a conhecer o seu percurso profissional e a sua experiência, sem se alongar em demasia.

Deixe que o entrevistador guie o processo, mas encontre formas de mostrar as mais-valias que a sua contratação traria à empresa e às equipas. Foque-se nos aspetos-chave do seu percurso profissional e apresente um discurso assertivo…

Tenha um plano:…o que nos leva até à última das dicas para entrevistas de emprego nesta área específica. Demonstre a capacidade de trazer valor acrescentado e a capacidade de adaptação a diferentes contextos. Revele a sua ambição e dê a entender as suas perspectivas de futuro.

Mostre onde pretende chegar, o que gostaria de aprender e desenvolver na empresa. Esteja preparado para questões estratégias que o envolvem diretamente como a missão e objetivos da empresa, como seja a pergunta sobre o seu percurso.

“Onde se vê daqui a cinco anos?” é uma questão simples e clara, que impõe uma resposta já preparada e com um discurso organizado e assertivo.

Experiência é mais-valia: destaque a sua experiência e aprendizagem no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação, lembrando-se de que esta área está em constante mutação. Como tal, deve ter em conta a constante necessidade de reciclagem de conhecimento.

Esta proatividade e capacidade de angariação de novos conhecimentos é essencial para um consultor de TI. Como argumento complementar, leve consigo o portefólio de projetos realizados, caso os anteriores clientes o permitam. Mostrar trabalho e experiência não é vaidade, é mais-valia!

Rui Reis, Diretor Executivo da Mind Source, explica que “a entrevista é quase sempre o primeiro contacto pessoal entre o candidato e o responsável pela política de contratação da empresa, pelo que não deve ser encarada com ligeireza ou demasiada descontração.

Numa altura em que o cenário de COVID impõe novos desafios também na aquisição e retenção de talento no setor das TI, assegurar uma boa preparação para uma entrevista de emprego é um passo particularmente importante para garantir maiores hipóteses de sucesso.

A Mind Source tem uma política de contratação ambiciosa e muita experiência neste campo. Esperamos que estas dicas possam ajudar os profissionais do setor que queiram trabalhar connosco ou com outras empresas de TI em Portugal.

A Mind Source reforçou a política de contratação através de ferramentas digitais, e prevê aumentar a sua equipa em tempo de pandemia. Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa tem apresentado um crescimento anual médio de 18 por cento no que respeita ao número de colaboradores. Só em 2019, a Mind Source contratou 30 novos colaboradores para as áreas de development (60%), Business Analytics consultants, Business Intelligence e Data Scientists (30%) e Project managers e SCRUM Masters (10%). A empresa contava no final do último ano fiscal com 205 colaboradores e com uma idade média de 37 anos.

A Mind Source foi recentemente distinguida pelo 10º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas Portuguesas para Trabalhar em Portugal, pela entidade Great Place to Work®, a autoridade global para a construção, sustentação e reconhecimento de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.

Para mais informações contacte:

João Trigo – Account Director | EDC

Tel.: +351 211 913 070 | Tlm.: +351 965 826 506 | E-mail: [email protected]

Sofia Velasco – Communication Director | EDC

Tel.: +351 211 913 070 | Tlm.: +351 932 101 396 | E-mail: [email protected]

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